FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira 12 anos URINA DE GATO SOCORRO!!!!!!!!!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 6:46 pm    Assunto: Jabuticabeira 12 anos URINA DE GATO SOCORRO!!!!!!!!! Responder com citação

Olá amigos. Estou com um problemão. Há uns 10 dias atrás meu gato urinou na minha Jabu de 12 anos que está numa bacia de uns 70 kilos. Começou então a secar as folhas de uma hora para outra. De imediato eu reguei em abundância mais parece não ter adiantado nada.
As folhas estão secando das bordas para o galho. Só aumentei a rega não fiz mais nada. Alguém sabe dizer se a acidez da urina pode ter causado isso???? Amanhã cedinho coloco as fotos. Agradeço ajudas......
Renan Pedula

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

po a urina do gato por ser acida e conter amonia deve ter alterado as caracteristicas do solo.....
na agricultura para diminuir a acidez do solo se usa calagem...
agora neste caso nao sei...
tenta trocar o substrato.. derrepente ajuda..
regar axo q nao ajuda mt nao pq vai viabilizar a absorcao da amonia pelas raizes da planta..
nao sei, possa ser que esu esteja errado.....
espera ajuda dos bonsaitas.
"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 10:58 pm    Assunto: Urina de gato Responder com citação

Caro amigo, não houve nenhuma outra mudança ( mudança de clima, adubação recente, falta de agua ou excesso) pois pelo tamanho de seu vaso (70kg) a urina deveria ser extremamente acida para causar tal problema.

Que gato mais FDP

Abraço fraterno
Renan Pedula

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 12:25 am    Assunto: Responder com citação

verdade mais observa pq felinos,machosm costumam urinar para demarcar territorio..
sera q esta nao foi uma de varias outras mijadas??
bem comentado oq o amigo falo acima observe este fatores tambem
"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens."
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 2:47 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,
não é essa que você coletou se não me falha a memória no sítio do teu sogro? Pode ser que você tenha cometido algum abuso na hora de transplantar. Pode ser que de lá pra cá ela esteja morrendo lentamente + mijadas do gato...
Até mais.
Edson.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Édson é essa mesmo, que coletei no sítio do meu sogro, grande memória amigo. Estranho é que já tem 92 dias que ela está comigo e desde que eu coletei ela só brotou intensamente. Como o vaso é grande e aqui na minha cidade está fazendo frio eu a regava duas vezes por dia, mas agora rego apenas à tarde depois dela pegar sol. Será que ela sentiu a falta dessas duas regas diárias???? Pelo fato de estar num recipiente grande pode ser???? Ou não tem nada a ver???? Mais olhem as fotos.

Desde já agradeço amigos.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 11:41 pm    Assunto: Qual o motivo ????????????? Responder com citação

Amigo Marcos, quem sabe o amigo Nickfury ou mesmo Geraldo Inocencio pode te responder, eu particularmente não sei. Mande MP para eles, que certamente te responderão.

Posso apenas contar minha experiência com uma de minhas jaboticabeiras, fruto de yamadori também (bem mais nova que a sua) que também depois de coletadas, no vaso com areia, já ambientada e com intensa brotação, resolveu cair as folhas totalmente. Pensei sinceramente que tinha morrido, mas depois voltou com brotação exuberante. Não sei informar se isto é natural das jabuticabeiras, ou teve relação com algum fator climático, etcccc

Recentemente coletei um manacá da serra, coloquei em caco de telha e ele se comportou de forma esplêndida, duas semanas atrás ele caiu a folhagem totalmente e secou alguns galhos, vamos torcer para que seja o inverno dndo as caras. Pelo sim, pelo não, não jogarei fora enquanto não secar completamente.

Espero ter ajudado.

Abraço fraterno
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,
olhando as fotos dá pra dar mais palpites; alguma das minhas jabuticabeiras (e também uma pitangueira) já fez isso de secar a ponta das folhas. Todas elas muito bem regadas...
Posso estar completamente enganado, mas o que consegui apurar foi a posição em que ela estava no "viveiro"; muito perto do muro, pode ser que os raios solares refletidos pelo reboco tenham dado uma sobrecarga de calor secando as ponteiras...
Mas acredito que a tua jabu não corre perigo a julgar pelo viço que se nota pelas fotos...
Até mais...
Edson.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Edson e Edmilson muito obrigado pelas informações passadas por vocês. Ainda bem que hoje em dia ainda podemos falar que temos AMIGOS on-line. Pode ser realmente Édson que pelo fato dela estar perto do muro, o calor excessivo pode prejudicá-la. Vou tirar ela de lá agora. Um agricultor aqui de perto de casa me disse que pode ser o outono/inverno. O que vocês acham???
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,
no quintal da minha casa tem um grande pé de jabuticaba; vou dar uma olhada nas folhas, pode mesmo esse teu amigo ter razão quanto ao outono/inverno...
Até mais...
Edson.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 7:47 pm    Assunto: Jabuticabeira Responder com citação

Amigo, coincidência ou não a queda das folhas de minha jabuticaba foi em alguns dias que esfriou um pouco aqui em Ribeirão.

Espero ter ajudado

Abraço fraterno
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2008 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Edmilson isso me deixa com esperanças. E Édson aguardo sua resposta amigo.
Caio Augusto
Visitante

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2008 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,
tenho uma jabuticabeira enorme em vaso e tbm ocorreu isso. Eu ficaria tranquilo pois pelas fotos as outras folhas estao super saudaveis. A minha ficou bem pior que a sua e secar as pontas foi devido a falta de agua. Pleo menos eu percebi que com a minha foi isso.
Ela rebrota facil. Jabuticabeira eh uma especie guerreira.
Na minha, metade das folhas que secaram a ponta cairam, a outra metade ficou, mas teve nova brotacao.
Continue cuidando dela com carinho que ela respondera. Abracos
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2008 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Caio você está regando a sua quantas vezes nesse inverno??? E de onde você é amigo??? E agradeço por sua atitude otimista. Valeu!!!!!!!!!
Caio Augusto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 12, 2008 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos , sou de bebedouro, entre ribeirao preto e barretos.
Tenho regado no final da tarde minhas plantas e no resto do ano duas vezes ao dia. Mesmo sendo outono/inverno eu aguo com abundancia. Abs.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: