|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 4:25 pm Assunto: Meu substrato !!!!! |
|
|
Olá carissimos amigos do Forum, fiz o transporte de minha jaboticabeira para o escorredor, transportei com o torrão original que estava no vazinho...
O sustrato que preparei utilizei cacos de vasos de ceramica e telha moidos,peneirei e adicionei terra vegetal , e humus de minhocas vermelhas, misturei tudo coloquei uma camada sustrato no escorredor depois retirei a jaboticabeira do vasinho e transplantei ele no escorredor, mergulhei ela na agua pra retirar o ar da terra e esta lá , fiz certo gostaria da opinião de vocês amigos floristas do forum..
Há quando tirei ela do vasinho , pude ver formiguinhas que estavam morando no fundo do vaso , mas com a imersão na agua eles devem ter morrido..
Aguardo resposta meus amigos obrigado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 4:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Adalberto, o procedimento que vc adotou é, a meu ver, de boa condução e o resultado só poderá ser o melhor.
Entretanto, gostaria de salientar apenas duas coisas: a melhor época para transplantar é na primavera, e não agora. Principalmente uma frutifera complexa como é a jabu. Mas como vc diz que manteve o torrão, então talvez possa recuperar bem sua planta.
Na composição do substrato que for utilizar, evite o aporte de materia organica (adubo). O humus de minhoca, vermelha ou não, é rico em material organico e trabalha contra a fixação de sua planta, vez que acidifica em demasia as raízes, prejudicando-as e, até mesmo, causando a morte delas, e, em decorrência disso, a morte da planta.
Mas, como vc diz ter mantido o torrão, então pode ser que tal coisa não venha a ocorrer. Observe: ao transplantar, se o fizermos na primavera, teremos maiores chances da planta se recuperar bem e se desenvolver sem problemas. Geralmente retiramos toda a terra, mesmo de uma jabu, "penteando" suas raízes com uma vareta de bambu, para desembaraçá-las e formar um bom nebari.
O substrato, no caso, deve ser o mais esteril e neutro possível. Nunca acrescente adubo de nenhuma espécie, nem mesmo humus de minhoca.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:05 am Assunto: |
|
|
Olá. Sou só uma iniciante, por isso, se disser bobagem, os mais experientes por favor corrijam.
Mas, como o Nickyfury escreveu, pelo que já li bastante no fúrum, o ideal é deixar no escorredor só com areia grossa ou pedrisco.
Pelo que me orientaram, nem o torrão seria bom deixar. Eu, quando plantei no escorredor, lavei com cuidado o torrão em água corrente até tirar toda a terra qu efosse possível, para deixar as raízes o mais livres possível.
O humus, esterco e outros adubos eu só coloquei na mamadeira, depois que as raízes saíram.
No começo eu achei muito estranho essa coisa de deixar a planta só na areia, mas eu pude constatar que realmente funciona. A planta não morre, não. E as raízes crescem bem depressa e logo saem pelos furos do escorredor.
Só precisa manter úmido e, depois de transplantar, deixar uns dias na sombra.
E só pode adubar com adubo líquido depois de um mês ou 40 dias.
Abraço,
Ana |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:47 am Assunto: |
|
|
Ana,
Realmente esse negócio de plantar em areia, a primeira vista, para iniciantes como nós, e principalmente para quem não tem muito conhecimento de fisiologia vegetal, é meio difícil de acreditar, só depois de começar a ver os resultados não é?
Só que antes de fazer a prática do destorroamento e limpesa das raízes é sempre om verificar as particularidades da espécie. A jabu por exemplo não tolera muito o destorroamento... como a maioria das coníferas... é uma exceção...
Assim, o que eu recomendo, depois de perder algumas plantas, o que é normal para nós iniciantes, é sempre consultar alguém mais experiente...
Abraço |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:50 am Assunto: |
|
|
Ezequiel, obrigada pela informação!
Nossa, ainda bem que não matei a minha!!
Ana |
|
|
 |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 12:59 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Oi Muito obrigado Nickfury por responder ao meu substrato me sinto aliviado por saber que fiz o correto ou praticamente quase o correto muito obrigado ...Agora vou esperar e aguardar o resultado ....Grato Adalberto de Sorocaba
nickyfury escreveu: | Adalberto, o procedimento que vc adotou é, a meu ver, de boa condução e o resultado só poderá ser o melhor.
Entretanto, gostaria de salientar apenas duas coisas: a melhor época para transplantar é na primavera, e não agora. Principalmente uma frutifera complexa como é a jabu. Mas como vc diz que manteve o torrão, então talvez possa recuperar bem sua planta.
Na composição do substrato que for utilizar, evite o aporte de materia organica (adubo). O humus de minhoca, vermelha ou não, é rico em material organico e trabalha contra a fixação de sua planta, vez que acidifica em demasia as raízes, prejudicando-as e, até mesmo, causando a morte delas, e, em decorrência disso, a morte da planta.
Mas, como vc diz ter mantido o torrão, então pode ser que tal coisa não venha a ocorrer. Observe: ao transplantar, se o fizermos na primavera, teremos maiores chances da planta se recuperar bem e se desenvolver sem problemas. Geralmente retiramos toda a terra, mesmo de uma jabu, "penteando" suas raízes com uma vareta de bambu, para desembaraçá-las e formar um bom nebari.
O substrato, no caso, deve ser o mais esteril e neutro possível. Nunca acrescente adubo de nenhuma espécie, nem mesmo humus de minhoca.  |
|
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 2:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal, Realmente pra iniciante é meio estranho esse negocio de deixar a planta só na areia e pedriscos mas já me conformei q issi será o melhor pra minhas plantas...
Por isso eu queria ajuda de vcs sobre isso, que tipo de areia grossa vcs falam, é aquelas areias de rio(lavada) e os pedriscos, são aquelas de aquário?
E outra dúvida, será q eu poderia utilizar pedacinhos de telhas ou blocos misturados com essa areia grossa?!?
Desde já agradeço... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 5:54 pm Assunto: |
|
|
Luizinho, ai vai o link para um tópico muito bom sobre substrato.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=5584  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 8:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigado junior/pr...
Dúvida retirada...
Abçs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|