|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luizinho

|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 9:04 pm Assunto: |
|
|
[i]Noooossa, estou zonzo com tanta informação boa... rsrsrsrsr!!!
Muito obrigado pela boa vontade em ajudar, vejo q estou no lugar certo!!!
Breve colocarei fotos de minhas mudas, pra vc dar uma melhor opnião!!!
Muito obrigado...  |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 12:27 pm Assunto: Receita de substrato |
|
|
Pessoal, estou com uma receita de substrato mas estou um pouco desconfiado com ele!!! Queria saber a opnião de vcs!!!
• 40% de Terra Vegetal
• 30% de Cascalho de Telha OU Pedriscos(de aquário)
• 20% de Argila
• 10% de Areia Lavada P.S~~> Me passaram a receita com 60% de Terra Vegetal, mas eu acredito q seja 40%.
O que vcs acham, posso confiar?!? _________________ "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."
~~> Ernesto Che Guevara. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 6:43 pm Assunto: Cuidado |
|
|
Luizinho
Veja que na matéria o Geraldo não citou "argila", mas citou "argila expandida". Pode-se usar o tijolo triturado (chamote) ou argila expandida no substrato, mas não se deve utilizar argila in natura, pois tornará o substrato muito compacto. Quando alguém fala em "argila" para substrato quer dizer uma das formas cozidas e trituradas, portanto, não faz muito sentido colocar na fórmula chamote (telha ou tijolo triturado) e argila expandida, pois servem ao mesmo propósito. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 8:39 pm Assunto: |
|
|
Vlw Ferreira, então tirando os 20% de argila, o q vc acrescentaria no lugar deles?!?
Ou até mesmo, posso colocar +10% de cascalho de telha e + 10% de areia lavada?!?
Será q ficaria bom?!?  _________________ "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."
~~> Ernesto Che Guevara. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 9:31 pm Assunto: Uma entre centenas |
|
|
Luizinho
Existe uma infinidade de receitas de substrato para bonsai. Algumas são mais apropriadas para certas espécies. Uma das muitas possibilidades de receita que serviria para a maioria das espécies, usando os materiais acima, seria:
40% cascalho de aquário (pedriscos)
40% chamote (tijolo triturado e peneirado)
10% areia grossa lavada
10% terra vegetal (compostagem)
Para plantas que preferem substratos mais ácidos, como azaléias, pode aumentar a quantidade de compostagem para até 40%, reduzindo os demais componentes.
Repetindo, esta é apenas uma das centenas de possibilidades. Com o tempo você perceberá qual a composição que melhor serve para suas plantas em suas condições climáticas locais. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 5:07 pm Assunto: |
|
|
Geraldo e demais amigos...
Como alguns sabem estou começando na arte. As varias aulas do Geraldo e demais amigos tem tido enorme utilidade nesta minha incursão no mundo do Bonsai... Eu também tinha o mesmo pensamento do compatriota Vinicius sobre a terra pura, bem adubada ser o ideal, não entendia como um substrato pobre poderia manter um Bonsai... Depois deste topico e de outros minha percepção mudou completamente...
Lá em casa como ainda não tenho nenhum Bonsai pronto, apenas alguns em desenvolvimento ainda não vou poder utilizar as tecnicas aprendidas aqui.
Estou utilizando o seguinte:
Ficus I, macieira II, Yamadori ainda não identificado - 45% Terra vegetal, 45% terra pobre, 10% pau podre bem picado para reter umidade.
Ficus II e macieira I - 100% areia grossa, estes estou usando a tecnica de esticar as raizes.
Geraldo, muito obrigado por esta aula. E para não deixar passar em branco ai vai uma duvida.
Lá atraz alguem perguntou se poderia ser utilizada aquelas areias de gato no lugar de telha... Pode???
abraços _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|