Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 1:44 pm Assunto: Ficus Boni |
|
|
Olá amigos. O Ficus Boni pega por estaquia??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 5:41 pm Assunto: Estaquia |
|
|
Marcos
Todos os ficus pegam por estaquia, inclusive o Ficus bonii. A temperatura fria é o fator que mais influencia a demora do enraizamento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 6:22 pm Assunto: |
|
|
Aqui na minha cidade, Ferreira a temperatura está na casa dos 32 graus. A minha vizinha cortou o pé do Boni do seu quintal e jogou fora. Você acha que devo arriscar e fazer umas estacas??? Ou nessa época não adianta pois não pega não enraiza??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 11:50 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
eu fiz algumas estacas de uma poda há pouco mais de um mês; até agora sobreviveu e parece estar enraizando...
Até mais.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Seg Jun 16, 2008 10:04 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 12:18 am Assunto: |
|
|
SE AINDA DER TEMPO....
pega sim brother.
fiz isso a um mes e já tenho novo brotacão... ficus é a especie q só morre se cortar a cabeça.... ele não tem cabeça => ficus é imortal!
heheh
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 1:04 pm Assunto: |
|
|
Édson e Filipe quando vocês fazem as estacas qual o diâmetro??? Ou seja espessura do galho??? Um dedo, mais ou menos??? Outra coisa vocês colocam ele no enraizador e depois coloca direto na terra. Certo??? A parte que vai na terra vocês descascam ela ou não??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 10:14 pm Assunto: |
|
|
Marcos, estou tendo um resultado satisfatório com estacas de ficus benjamina (acho eu) e ficus boni utilizando uma técnica bem simples. Não sei se já postaram aqui (se sim perdoe-me o repeteco). Deixo claro que a autoria da técnica não é minha. Foi apresentada por um engenheiro agrônomo em algum programa de tv que não lembro o nome (nem do profissional).
A técnica consiste em criar as estacas em potes com água, sem nenhum substrato e nenhuma cobertura sobre o recipiente, até que comecem a emitir raízes, sendo passadas então para um substrato drenante com areia grossa e pedriscos. Dessa forma se mantém a umidade e hidratação das estacas, diminuindo bastante também o risco de aparecimento de fungos, comuns nas estufas, por permitir um ambiente ventilado.
Para isso pegue os galhos que serão "estaquiados" . Deixe um ou dois pares de folhas. Corte a parte de baixo da estaca afim de formar uma superfície em "V" conforme mostrado no esquema abaixo (desculpe o desenho tosco).
Depois coloque a estaca de molho em copo com enraizador na quantidade e duração que a bula indicar (aqui eu deixei elas de molho por 12h). A superfície em "V" aumenta a capacidade de absorção da estaca. Se por acaso algum corte for feito na parte superior, deverá ser coberto com pasta cicatrizante (no meu caso, pasta de dente conforme evidenciado pelo círculo vermelho).
Depois troque para água pura e mantenha a estaca nesse recipiente ao longo dos dias. Faça aplicação semanal do enraizador. Mantenha as estacas em local iluminado, porém distantes da luz direta. Troque a água diariamente.
Em alguns dias pontos brancos começarão a aparecer (circulado de vermelho na foto). São as novas raízes que estão pra brotar. Algumas semanas depois elas já se tornam evidentes (aqui em casa em duas semanas elas já estavam aparecendo).
Depois que as raízes brotarem de forma satisfatória, passe as estacas para um vaso com substrato drenante e cuide para que o solo não fique demasiadamente seco.
É isso. Não é a descoberta da galinha dos ovos de ouro né, mas é uma pequena contribuição. Não sei se ficou muito claro, às vezes acho que mais complico que explico. Qlqer dúvida pergunte ok! Não sou nenhum expert no assunto mas ficarei feliz em ajudar.
Abraços,
Raphael. |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

Registrado: 24/04/08 Idade: 41 Mensagens: 119 Localização: recife-pe
|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 11:24 pm Assunto: |
|
|
ola Rapha,
muito interessante essa sua explicaçao, vou tentar fazer aqui em casa...me tira so uma duvida..que agua vc utiliza??? mineral, da chuva, da torneira mesmo, etc....
abraços... _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 9:54 am Assunto: |
|
|
Olá ze-recife. Utilizo água da torneira mesmo. Lembre-se só de usar um copo fundo que permita acomodação da estaca sem que ela fique caindo do copo. Se você perceber as fotos, vai notar que eu utilizei copos rasos. Por conta disso, as estacas ficavam bambas e tinham que ser apoiadas na janela pra não caírem. Acabei perdendo uma estaca que voou com o vento.
Tente fazer aí sim, e depois poste o resultado pra nós vermos. Por enquanto só fiz com ficus, mas quero testar com outras espécies tb!
Abraços,
Raphael. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 11:05 am Assunto: |
|
|
Marcos,
a minha estaca é pouco menos que a grossura de uma dedo médio por exemplo e não usei nenhum hormônio... foi plantado num substrato bem drenante composto basicamente por areia grossa e pouca coisa de matéria orgânica...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 2:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando que a melhor época para se fazer estacas é na primavera, quando as chances de exito atinge os 100%, sem perda de material. A grossura delas, inclusive, pode até ser maior que as que o colega mostrou. Ano passado, por exemplo, estaqueei ulmus, piracanta, acer kaede (burgerianum), celtis e resedá com espessura em torno de 12cm, obtendo sucesso em todas. A intenção, no meu caso, é formar mudas pequenas, para shohin e mame.
O ficus boni não é muito adequado para bonsai, em minha opinião. Por ter uma estrutura quebradiça, é mais desestimulador que interessante seu cultivo e formação, visando um bonsai. Não aceita bem aramação, em razão disso, sendo melhor conduzido via podas sucessivas. Entretanto, por apresentar um nebari interessante, pode resultar melhor buscar usar apenas essa parte, enxertando material mais resistente. Como o ficus microfila, p.ex.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado RAPHA pela grande explicação. Eu não sabia que poderia ser feito assim. Muito legal, e amigo Édson, você fez suas estacas direto no substrato??? E pegou??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Dom Jun 20, 2010 12:56 am Assunto: |
|
|
E ai galera, alguem tem mais alguma experiência com essa técnica de deixar enraizar na água??
Estou com algumas estacas de ficus aqui (cada uma com a grossura de uns 2 a 4 cm de diametro).
Estou com duvida se e mais facil de obter sucesso na agua ou na terra mesmo.
E qual o substrato ideal se eu colocar na terra?? Depois que enraizar qual o melhor substrato??
Aguardando resposta ai galera... |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Dom Jun 20, 2010 8:27 pm Assunto: |
|
|
Ninguem ?????
Manda algumas dicas ai galera... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 20, 2010 10:32 pm Assunto: |
|
|
Marcello o melhor é colocar na areia grossa e no futuro pode colocar em um substrato com mais matéria orgânica.
Você também pode por em uma mini estufa ou clocar um saco plástico em cima para fazer uma estufinha. |
|
|
 |
|