|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bonsairei
Registrado: 24/03/08 Mensagens: 22 Localização: São João del Rei - MG
|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 10:43 pm Assunto: |
|
|
Amigo, para compactar a folhagem, vc pinça os brotos?? O q vc faz para que fiquem saudáveis? Existe algum segredo no transplante a nivel radicular?
Me perdoe, mas esta espécie é para mim um enigma e tenho um yamadori de responsa da mesma ã fazer, portanto se o amigo puder me dar uns toques agradeceria, inclusive lhe enviei uma MP uns dias atrás...
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Bonsairei
Registrado: 24/03/08 Mensagens: 22 Localização: São João del Rei - MG
|
Enviada: Qui Mar 27, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
Caro Fabiano, me desculpe pela demora em te responder, não tenho internet em casa, então fico meio refem de lan houses. Vou te responder aqui também suas duvidas que vc me mandou por MP, pois posso auxiliar outros amigos que também queiram trabalhar com alecrins.
1- Para compactar as folhagens eu sempre pinço os brotos, note que o alecrim brota muito rápido.
2-Para deixa-los saudáveis eu uso adubo 10x10x10 longe da base, entre o verão e o outono, de 20 em 20 dias.
3-O segredo no transplante radicular é o seguinte: O alecrim por ter muitas folhas na copa precisa também de muita raiz. Então na hora do transplante vc não pode podar muito as raizes, isto tem que ser feito bem devagar, comece com bastante raiz e vá diminuindo aos poucos no transplante. Esse é na verdade o pulo do gato do Alecrim, ter bastante raiz.
4- para a coleta de seu alecrim (touceira velha e grossa) eu te aconselho esperar até a 1ª lua cheia da primavera, com terra seca, seria bom vc começar a poda ANTES de transplanta-lo, e na hora do transplante deixe a raiz com um torrão bem grande, para que a planta não sinta e perca força na parte superior.
Se vc tiver mais alguma dúvida, mande, estamos ai!!!
Um grande abraço _________________ Visite:
www.bonsairei.110mb.com
Parceiros: www.shizenbonsai.110mb.com
www.bonsaicarvalho.110mb.com |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Mar 27, 2008 11:17 am Assunto: |
|
|
Valeu amigão, vou seguir seus conselhos, até pq batem certinho com os toques que recebi de um professor amigo meu. Só a data que para mim é novidade, obrigado!
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Qui Mar 27, 2008 11:28 am Assunto: ... |
|
|
Tenho uma muda de alecrim com aproximadamente um ano, dentro do apartamento, e ela tem crescido bem.
Estava em dúvida se tentava ou não fazer um bonsai com ela mais adiante. Depois de ver o seu, todas as dúvidas se foram... hauhauhauha
Parabéns, é uma bela planta.
Acho que tb vou tentar fazer um bonsai com uma lavanda que tenho em casa, que já tem um bom sistema de raízes e troncos razoáveis... |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 11:22 pm Assunto: |
|
|
Tenho uma muda de alecrim de 8 anos na floreira do meu apartamento só que ele é que dá "sabor" a comida da minha casa. _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 1:07 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelos alecrins,,,muito belos e com brotação muito boa, mostrando o carinho e dedicação.
Luca, envasa ele, vai continuar dando "sabor" e tera um bonsai...hehehe _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 1:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
É sempre interessante podermos ver um bonsai dessa espécie, tão difundida e conhecida pela maioria, mas que poucos até hoje tentaram cultivar como bonsai. Um amigo aqui de Brasilia, associado ao nosso clube, tem em seu viveiro um lindo espécime:
Outros belos bonsai desse cultivador, inclusive de nativas desconhecidas pela maioria, como a Mirindiba, podem ser visualizados em sua pagina:
http://www.betoport.com.br/Albumx/index.htm _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 8:15 pm Assunto: |
|
|
Que show de alecrim heim!! Parabéns! _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Diego PG
Registrado: 03/05/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Ponta Grossa
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 9:02 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelos exemplares, muito bonitos....
Abração! |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 1:45 am Assunto: |
|
|
Valeu Bonsarei e Nick por mostrarem exemplares dessa espécie.
na verdade eu trabalhei com alguns exemplares e acabei matando eles, por causa dessa dificuldade na poda das raízes. vou seguir as dicas dessa tópico na próxima vez.
pelo menos na minha cidade é uma planta muito comum, quase todo quintal ou jardim há um exemplar antigo, geralmente com formas belíssimas, todo retorcido. acabei desistindo de fazer yamadoris, por que achei que não suportava poda de raízes. esse tópico é um incentivo pra voltar a trabalhar com essa planta.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 5:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo, uma das maiores dificuldades que todos nós temos, em relação ao cultivo de bonsai, é justamente a nossa pressa. Por causa da ansiedade, tenho perdido boas peças ao longo do tempo em que venho cultivando bonsai.
Certamente, algumas espécies são mais suscetíveis que outras, quando se trata de podarmos excessivamente suas raízes, seja fazendo yamadori seja no replantio ou reenvase. De maneira que, em se tratando de um bom material, devemos ter em mente essa prevalência, evitando a todo custo nos apressarmos em colocar a planta em um vaso definitivo.
O autor desse magnifico trabalho que mostrei, Beto, bonsaista aqui de Brasilia, coletou esse alecrim e levou um bom tempo o cultivando, bem devagar, com calma, passando de bacias maiores para menores, condicionando as raízes com cortes bem pensados, até que a planta pôde, finalmente, ser colocada nesse recepiente mostrado na foto.
É o famoso trabalho de formiguinha mesmo. Há que termos paciência, muita paciência mesmo, se quisermos, lá na frente, colher os bons frutos do nosso esforço de agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 12:42 am Assunto: |
|
|
Com certeza, Nick. a nossa ansiedade muitas vezes põe o trabalho a perder.
o alecrim é uma dessas espécies que não permitem que a tratemos com pressa ou ansiedade. o trabalho com as raízes deve ser muito criterioso.
mas os trabalhos que foram colocados aqui, mostram que é possível.
Abraço a todos _________________ P.C. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|