FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer para opiniões
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 11:08 pm    Assunto: Acer para opiniões Responder com citação

Fotos para opiniões

Abçs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Bom amigo,
me parece q vc acabou de adquirir essa planta, como vc pode ver, ela ainda é uma planta jovem, devido a coloração do caule (esverdeado), mas apresenta um nebari interessante.

Na minha modesta opinião, vc deveria tranpantá-la para um escorredor para engordar o tronco até fundir essas raízes, ia dar uma aparência muito boa, mas q demanda um pouco de tempo e paciencia.

Pode tb, retirar um pouco desses galhos superiores, que estão em demasia e um dos galhos q partem do lado esquerdo da primeira foto, até porque fica mais facil a visualização da planta.

Outro ponto é a aramação utilizada, pelo q me parece, o arame é muito fino, tome cuidado para não marcar o tronco da sua planta. E a orientação desse caule deve ser para baixo!

Pelo movimento do caule, acho q vc consegue trabalhar um moyogi futuramente.

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
marcos menino

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, na verdade eu já tirei o arame mencionado, estava apenas fazendo um teste e qdo percebi já havia postado as fotos. Sobre o seu comentário sobre fundir as raízes, como posso conseguir? devo enterrar mais, qdo passar para um escorredor, ou tem mais alguma dica para eu tentar? Acho, também, que ficaria muito legal se conseguisse esse efeito.
Obrigado pela resposta e pelas dicas. Abç
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 5:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcos, infelizmente esse acer palmatum não é uma boa opção, se vc é iniciante na arte bonsai. È algo dificultoso trabalhar com ele, visando respostas rápidas e certeiras. Shocked

Entretanto, se vc mora em Sampa, pode ser que consiga extrair algo dele, vez que o clima aí é bem melhor que aqui de Brasilia. Essa planta não suporta sol quente e pleno, preferindo local meio sombreado, mas que receba luz e calor solar indiretamente. Costuma secar as folhas, bem como os galhos, estejam aramados ou não. Shocked

Observando a primeira foto, mantenha esse primeiro galho que aparece aramado, cortando o outro, que nasce no primeiro terço do caule (tatchiagari é o nome desse local - que vai do nebari até o primeiro galho). Very Happy

A segunda foto (que tem a caixinha) parece ser a que apresenta a melhor frente, portanto, pode eleger essa como sendo a frente de sua planta. Considerando isso, corte o caule aproximadamente um ou dois cm acima dessas primeiras brotações após o primeiro galho. Com isso, sua planta ganhará conicidade: tronco mais largo na base, que irá se afunilando até o apice. Shocked

Dentre esses galhos que estão brotando nesse ponto onde sugeri o corte do caule, selecione apenas dois, eliminando os demais. Um deles será o novo apice da planta, que irá "puxar" a força da planta, favorecendo seu crescimento, engrossamento e desenvolvimento de maneira geral, inclusive com novas brotações, que permitirão vc escolher galhos mais bem posicionados para formar seu bonsai. Very Happy

Com a parte eliminada, vc poderá fazer várias estacas, que irá plantar em areia lavada sem peneirar, mantendo à sombra até o enraizamento pleno (quando a estaca estiver cheia de novas brotações, que crescerão bastante). Antes de plantar, mergulhe-as até uns vinte minutos em solução enraizante, para favorecer a "pega". Deixe para fazer o corte e o estaqueamento apenas na primavera, para maior chance de sucesso (a partir do meio do mes de setembro). Very Happy

De momento, como vê, não há muito a ser feito. Desaconselho replantar em escorredor por agora, bem como não corte nada nem arame nada. Esse tipo de trabalho, nessa espécie, só deve ser levado a termo na primavera, nunca antes, ok? Very Happy

Por agora, mantenha rega dia sim, dia não, evitando encharcar em demasia o solo, para não apodrecer as raizes. Faça furos na lateral e no fundo do vaso, para auxiliar na oxigenação das raízes, bem como para permitir maior drenagem do solo. Use um ferro de solda para fazer os furos, ou então uma broca da grossura de uma caneta bic, com a maquina de furar. Cuidado para tanto um como o outro não penetrarem demais, evitando prejudicar as raízes. Very Happy

A cada 15 dias, aplique adubo liquido. Eu uso biofert plus, da empresa biokits, que vc encontra no site deles ou em qualquer floricultura ou hipermercado. Se não achar, compro outro qualquer. Dilua umas 40 gotas em 10 litros de agua, fazendo uso de uma xicara de café cheia dessa solução para irrigar sua planta. Very Happy

Bem, desejo boa sorte com seu Acer palmatum. Vai precisar.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcos menino

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nicky pelas "preciosas" informações, vou aplicá-las na época mencionada. Abçs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: