|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 12:41 pm Assunto: Areia GROSSA!! |
|
|
Ola meu amigos do Forum boa tarde.
Se eu colocar areia grossa e misturar a ela pó de ceramica , ouseja ceramica de tijolos e cacos de telhas moidos , e uma boa mistura para meu escorredor , pois tenho uma jabu....
Só isso funciona ?
Areia Grossa e aquelas compradas em casas de materias de construção ?
Minha jabu não vai ficar fraca só com a areia grossa e os cacos de ceramica moidos?
Hoje ela se encontra em um escorredor com terra vegetal e humus de minhoca , mais cacos de tijolos e telhas moidos e peneirados ...
Me ajudem obrigado
Desculpem minhas perguntas pois quero o melhor para minha jabu.
Vlw Obrigado |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 3:18 pm Assunto: Re: Areia GROSSA!! |
|
|
olá Adalberto
Todos queremos o melhor para nossas plantas.....
Eu utilizo a areia grossa, mas passo numa peneira com furos de aprox 2 mm a 5 mm ,.. é o tamanho de graos do substrato.
nunca acrescente pó, sempre peneirado, pode acrescentar material organico, cascas podres, folhas secas, musgos, cascas de pinus triturada.
creio que com esses ingredientes sua jabu ficará bem.
de a ela bastante sol, ambiente ventilado, principalmente nas prateleiras _________________ Rodrigo |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 8:48 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
é como o Rodrigo colocou. não use pó em substrato. Atrapalha a drenagem. O uso de matéria orgãnica é dispensável, deve ser obrigatório na mamadeira, mas dispensável no escorredor. A mistura de areia grossa e caco cerâmico também é uma boa opção.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jun 22, 2008 2:22 pm Assunto: |
|
|
Darkaso nas minhas Jabus parece que o tijolo, telha ou lajota é melhor para reter umidade no solo do que caco cerâmico pois elas gostam de solo mais encharcado não é??? Ou tô falando besteira??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jun 22, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
acho que houve confusão no conceito. O caco cerãmico ou chamote ou caco de telha/tijolo/lajota é tudo a mesma coisa. O único que pode ser usado no substrato é o feito de tijolo ou telha. Por ser constituído de argila queimada eles são considerados cerâmica também. No caso de qualquer planta, gostando ela de solo úmido ou não, o caco cerãmico é benéfico por sua propriedade de retenção de água e reserva, liberando apenas quando a planta perde umidade no solo. O que vai fazer o diferencial é a quantidade de regas no mesmo dia.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 12:59 pm Assunto: |
|
|
Agora ficou bem esclarecido amigo Darkaso. Valeu!!! _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|