|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daelin
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 8:40 am Assunto: Como eu faço? |
|
|
Gente, é o seguinte, o que eu busco mesmo num bonsai não são os estilos diversos que todo mundo tanto almeja.
O que eu quero (e devo parecer muito simplista) é uma árvore crescendo exatamente do mesmo jeito que ela cresceria na natureza, so que sem ter o porte grande.
Ou seja, eu quero uma árvore com inclinação natural, com copa densa e tronco proporcional. Eu sou apaixonada por "arvores fofinhas", tipo de desenho infantil, toda redondinha em cima (vai que to inventando um novo estilo, arvore fofinha ).
Então minhas perguntas são:
1) Como fazer a copa ficar mais densa?
2) Posso podar os galhos nessa epoca do ano? Ou só posso podar folhas?
3) Quais cuidados devo ter ao podar os galhos?
4) Se eu podar o galho mais alto a planta vai sofrer muito? Ou seja, só devo podar galhos laterais?
5) A poda das raizes de alimentação pode ser feita em que época do ano?
6) Como é feita a poda das raízes de alimentação?
7) A poda das raízes de alimentação influencia a formação da copa?
As plantas que tenho são Tuia anã, cerejeira e ficus retusa. Qual deles é o melhor espécime para ter uma copa larga.
Desculpem tantas perguntas  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 9:47 am Assunto: Daelin |
|
|
Nossa!!! Quantas dúvidas!!!
É engraçado que às vezes eu me sinto exatamente como vc.
Vou tentar te ajudar, mas como também sou um bebê dos principiantes, então iremos precisar da ajuda dos outros colegas, ok?
Vamos começar pelo estilo fofinha.
Adorei sua empolgação!! Também gosto desse estilo, fofinha.
Mas acredito que ele deve se encaixar dentro de algum daqueles já existentes, mas fique à vontade para criar. Afinal, arte é arte. Coloque sua imaginação pra funcionar! Isso é muito bom!
Para fazer a copa ficar mais densa você deve ir podando a gema que fica na extremidade de cada galho para que as gemas laterais saiam de dormência e comecem a crescer para formar dois novos galhos. Aí, quando esses dois galhos laterais estiverem com uns 4 a 6 pares de folhas você deve reduzí-lo até o segundo par, podando-o. E assim sucessivamente. Então, a copa tenderá a ficar mais compacta. Ok?
Se deve podar galhos nesta época do ano? Acredito que sim, pois estamos num estágio anterior à primavera e aí quando ela chegar a brotação será vigorosa.
Cuidados ao podar os galhos? Não sei dizer muita coisa não, mas acho que se vc tomar cuidado para que o corte seja feito com precisão e não "morda" o galho já está bom. Se não entender essa minha colocação pergunte de novo que explico, tá?
Quanto à poda do galho mais alto, não acredito que haverá grandes problemas. Mas deve prestar atenção à questão estratégica do galho superior. Provavelmente será esse o galho que formará o topo da copa. Então pense bem antes de fazer essa poda e se for fazer, cuide para que seja em local estratégico.
A poda das raízes de alimentação só deve ser feita se ela estiver em excesso, tentando-se reduzí-las muito pouco. Para cortá-las basta usar uma tesoura de poda simples porque geralmente são finas. O importante sobre essas raízes é que elas devem ser preservadas ao máximo. Procure podar as raízes de maior calibre, pois são de sustentação mecânica e a planta sentirá menos em perdê-las do que as de alimentação.
Você perguntou se a poda de raízes influencia na formação da copa. Hum... Sabe que eu não sei.
A princípio diria que influencia sim porque se a planta produzirá menor quantitade de seiva bruta em decorrência da poda dessas raízes, então a taxa de produção da seiva elaborada deve ser afetada também e conseqüentemente a formação da copa será prejudicada.
Espero ter ajudado um pouco.
Caso tenha falado alguma coisa errada, por favor me corrijam.
Abraços!
Fábio |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 10:20 am Assunto: |
|
|
Adorei as explicações! Obrigada
Gostei de saber que fiz bem em sempre deixar em paz as raízes de alimentação.
Agora só preciso achar minha tesoura pra fazer a poda aérea com calma.
O ficus eu comprei outro dia e me avisaram que ele não está podado para bonsai ainda. Mas me disseram tb que eu devo esperar o fim do inverno pra poder realizar essa poda.
Creio que posso podar as folhas sem problema, ja que a planta não sofreu uma poda de raiz, estou certa? |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 2:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Daelin !
Os estilos não são estáticos, mas há os mais conhecidos, como:
- Chokkan (ereto formal);
- Moyogi (ereto informal);
- Shakan (tronco inclinado);
- Fukinagashi (curvada pelo vento);
- Kengai (forma de cascata);
- Bunjin (estilo literati ou minimalista);
- Han-Kengai (queda parcial).
Há outros estilos também:
- Neagari (raiz exposta);
- Hokidachi (vassoura);
- Sharimiki (madeira exposta);
- Bankan (serpentina);
- Ikadabuki e Netsu-Ranari (são árvores interligada);
- Kabudachi ( são troncos múltiplos);
- Yose-Uê (árvores em grupo e floresta);
- Sekijoju (que é raiz sobre rocha);
- Ishitsuki (que é árvore na rocha).
Isso é o que me lembro. Mas veja o estilo que mais se aproxima do que você chama de "fofinha", quem sabe seja o estilo "vassoura".
Depois me atreverei a escrever sobre o resto.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 3:25 pm Assunto: Re: Como eu faço? |
|
|
Oi Daelin, tudo bem?
Quando voce falou em árvore "redondinha em cima" me lembrei de um bonsai que postei foto aqui. Talvez ele se aproxime do que voce imagina...
É uma planta facil de encontrar e trabalhar e acho que poderia ser legal voce tentar seu estilo a partir dela.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=753
Se te interessar trabalhar com a calliandra, as dicas para seu cultivo serão simples... Falaremos depois....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 4:49 pm Assunto: |
|
|
Charles, isso é exatamente o que eu estou procurando!! Nao sabia que a caliandra ficava com uma copa tao densa.
Vou ver se consigo uma calliandra ja adulta pra poder ter um resultado mais rapido, afinal 12 anos é coisa pra caramba
Parabens pela sua arvore, ela é muito linda. Ela floresce?
Angela, nao sei se é o estilo vassoura. Mas acho que vou testar a dica do Charles e ver no que vai dar.
O dificil vai ser contrabandear outro bonsai la pra casa sem ninguem perceber.  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 7:51 pm Assunto: Daelin |
|
|
Daelin,
Você poderá fazer a desfolha sem problemas, porém não é porque não mexeu com as raízes que digo isso, mas porque a estação em que estamos é propícia (fim de outono e início de inverno).
Uma outra dica relativa à poda de raízes e poda de copa é: quando podar as raízes faça também uma poda na parte aérea da planta para evitar que se desidrate. Afinal, a planta terá uma menor entrada de água em seu organismo pelas raízes e continuará a ter a mesma saída, seja por transpiração, seja por outros processos biológicos.
Abraço!
Fábio
PS: Ângela, que aula sobre estilos! Aprendi algo mais hoje. 
Editado pela última vez por Fábio em Dom Jun 26, 2005 9:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jun 26, 2005 7:06 pm Assunto: |
|
|
Oi Daelin....
Obrigado pelo elogio...
Acho que voce vai gostar de trabalhar com caliandra.
Essa da foto não floresce porque eu podo com muita frequencia e a caliandra floresce exatamente nas pontinhas dos galhos.
Tenho uma maior, que podo menos, e esta sim floresce. Esta é a calliandra selloi, de flores rosa.
Legal se conseguir uma mais desenvolvida..... o resultado é mais rápido mesmo!
Abraço....
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|