|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Deco-RJ

|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 6:32 pm Assunto: Flamboyant: debate sobre cuidados gerais |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Não sei se este é o lugar mais apropriado, mas gostaria de chamar os colegas a um estudo comparado, por assim dizer, sobre o uso do flamboyant como bonsai. Vejo alguns amigos se aventurarem nesta seara, embora não haja informações específicas. Alguns reclamam de ausência de galhos; outros, justamente pelo excesso. Há consenso, porém, de se tratar de uma planta trabalhosa.
A meu sentir, por ser uma árvore existente em grande extensão territorial e de singular beleza, acredito que o debate seria proveitoso para incentivarmos o cultivo, bem como obtermos os pontos em seu cuidado. Afinal, perguntas comuns, como “qual o substrato ideal?”, “qual melhor época de adubação?”, “resiste bem a podas drásticas?”, “aceitam o uso de arames?”, “qual seria o melhor momento: em galhos novos ou mais antigos?”, entre tantas outras, claro, parecem não ter uma resposta delineada.
O que os amigos acham? Supondo que concordem com a idéia, sugerem algum tema mais específico para começarmos?
Abraço a todos! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 9:41 am Assunto: |
|
|
Olá André,
O desafio desta planta reside basicamente em dois pontos, fora o concenso de que deve ser um bonsai de médio para grande, o tamanho das folhas é o grande desafio, é dificil diminuir o tamanho das folhas além de serem compostas, eu acredito que a exemplo do que já ocorre com o jacarandá é preciso um bom tempo envasado para conseguir brecar o tamanho das folhas.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Oi André!!!
Fora o tamanho das folhas, com citou o joaoporto, vejo também uma dificuldade em formar galhos, pois tenho algumas mudas com 7 ou 8 meses e só crescem no sentido vertical, distribuindo folhas para um lado e para o outro com vários foliolos, mas nada de galho. Sem galhos para formar uma copa semelhante a árvore adulta, não consigo ver a planta como um bonsai.
Outro dia vi um Flamboyant com aproximadamente 1,70 de altura, ele não tinha nenhum galho a não ser o apical sempre seguindo na vertical.
Ainda não fiz, mas acredito que depois de engrossar o tronco, o ideal seria fazer uma poda drástica para com isso tentar obter galhos através de uma nova brotação. Vou escolher uma de minhas mudas, colocar no escorredor e depois plantar no chão pra ver se tem um desenvolvimento melhor.
Foristas, postem suas opiniões sobre essa planta tão bonita e dificil de cultivar.
Abraço a todos!!! |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 11:52 am Assunto: |
|
|
João Porto e Paulo Ramos,
Tudo bem com vocês?
Tenho verdadeiro fascínio por esta espécie. Reparei que alguns colegas também se aventuraram neste caminho. Daí o tópico. Mas poucas são as informações e menores ainda são os exemplares já prontos. Aliás, quando a idéia é cultivo de flamboyant acredito que o único consenso está no porte, não é? Acredito ser quase inviável um bonsai desta espécie com menos de 30 cm.
Concordo com ambos ao afirmarem que uma das maiores dificuldades está no cultivo desta espécie está na forma e disposição das folhas. Há grande dificuldade em ramificar. Não sei se o mesmo ocorre com os colegas, mas a minha única muda ( http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9449 ) parece ter um pouco mais de galhos do que notei em outros trabalhos. Optei por um solo mais pobre, se comparado ao de outros colegas. Daí as perguntas:
a) é impressão minha ou em substratos mais ricos em matéria orgânica o crescimento tende a ser mais vertical?
b) o inverso é verdadeiro, ou seja, quando pobre em matéria orgânica ramifica mais?
c) como é o substrato de vocês?
Além disso, parecem amar o sol. A minha muda tem apenas 3 meses e já com 20 dias, aproximadamente, deixei ao sol pleno do Rio de Janeiro. Seguiram este procedimento também?
Espero que possamos formular uma uniformidade de conceitos sobre esta espécie e que possamos cultivá-la em maior escala.
Obrigado pela participação. Aguardo a opinião de vocês e dos demais amigos!
Abração!  _________________ André Fernandes
Editado pela última vez por Deco-RJ em Seg Jun 23, 2008 1:20 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 12:16 pm Assunto: |
|
|
Oi André!!
Só uma correção, não sei se quando vc se referiu ao Paulo Ventura, acho que se referia a mim. hehehe. Sou o Paulo Ramos.
Quanto ao desenvolvimento do Flamboyant, acho que com calor e sol mais intenso ele se desenvolve melhor, agora na estação outono/inverno ele dá uma "freada". |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 1:20 pm Assunto: |
|
|
Paulo Ramos,
Um milhão de desculpas, rapaz!
Ao redigir a mensagem estava também no msn com um amigo chamado Paulo Ventura Ramos. Daí o engano. Desculpa o erro, meu amigo! Corrigirei agora.
Aproveitando o gancho, também notei que no inverno muitas folhas ficam amareladas e caem. Quanto ao substrato, qual utilizou?
Abração e, mais uma vez, desculpe o equívoco!  _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 1:35 pm Assunto: |
|
|
Oi amigos virtuais,
adoro essa arvore tb.
postei a foto de uma aqui tb:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9449
eu tenho utilizado como substrato
20% perlita
20% humos
30% areia ornamental, dormolita de 3 a 5 mm
30% cacos de tijolo
e um pouquinho msm de pó de xaxim, tenho impressão q essa planta gosta de solos acidos
com esse substrato a planta tem reagido bem, apos uma poda drastica ela soltou varios brotos em varias direçoes, fiquei com medo de adubar e almentar muito o tamamho das folhas ... acabei perdendo alguns dos brotos.
creio q seja ideal aduba-la pra q isso não aconteça apos poda e depois se preocupar com o tamanho das mesmas ou com a distancia entre as gemas....
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Seg Jun 23, 2008 5:03 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 2:14 pm Assunto: |
|
|
Não tenho detalhado em porcentagem a quantidade dos elementos utilizados, mas coloquei argila, terra vegetal, pedriscos, areia e adubei com torta de mamona. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 5:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Para formar os desejados galhos é preciso efetuar torção de tronco, é similar ao que se faz na paineira que também tem a mesma limitação.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 5:14 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Não lembro das proporções exatas, mas acredito que em meu escorredor, que é de perfil baixo, tenha: a) pedras ao fundo; b) pedaços de carvão e cacos de tijolo. Juntos chegam a 10% do total do substrato; c) areia num total de 20%; d) terra adubada ocupando os restantes 30%; e) terra sem matéria qualquer adubo em torno de 40% do total.
No segundo mês, já foi necessário utilizar a mamadeira, pois havia raízes (muitas delas) saindo pelo fundo do escorredor. Detalhe: a minha muda fará 3 meses em 15 de julho.
Filipe, lembro que no tópico você alegou que sente dificuldades em obter brotações e que a passou para um vaso maior. Isto mudou com a mudança de vaso ou compôs um substrato diferente do que citou agora?
Tenho algumas outras perguntas, mas deixarei para momento oportuno. Senão, parecerá interrogatório. ehehe
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 6:42 pm Assunto: |
|
|
Amigo Deco!
Concordo plenamente com as conciderações dos colegas sobre as
dificuldades no cultivo do Flam como bonsai ,por isto a importancia de
se debater sobre esta sem duvida belíssima espécie,no meu caso tambem
estou tendo as mesmas dificuldades.No for/minha arvore e sua opinião
PGN 3.postei um flam que venho trabalhando onde coloco como o tenho
conduzido e tambem varias colocações dos amigos foristas que achei
interessantes, se quizer de uma olhada.ok.
G abraço.
pv |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 7:37 pm Assunto: |
|
|
Filipe caro amigo
Não tenho muitas dicas não, apenas o que coloquei la no tópico que é
o que fiz até agora, na primavera farei mais algumas interferencias
caso os resultados sejam positivos com sertêza postarei aqui, ok
Pv |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Ter Jun 24, 2008 3:12 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Filipe, gostei muito do tópico e texto que citou. Para ser franco, não tenho coragem de realizar a técnica kamikaze, não. eheh Acredito que já leu este link http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=744&postdays=0&postorder=asc&start=0 De qualquer modo, a releitura é sempre bem-vinda.
Ventura, acho que tem muito a ensinar, sim. Afinal, seu trabalho está bem desenvolvido.
João e Paulo Ramos, chegaram a ler a matéria?
Ainda sobre o substrato utilizado no cultivo de flamboyant, acredito que tendem a ser pobres em matéria orgânica. É isso mesmo ou só mera impressão?
Se me permitem avançar um pouquinho em nossa conversa, faço regas apenas quando a superfície da terra está seca ao toque do dedo. Em média, dá uma vez ao dia. Sei que a quantidade de água varia conforme o clima da cidade, substrato, etapa de desenvolvimento da planta, entre outros fatores. Ainda assim, resta a pergunta: é uma planta pouca exigente no que tange a água?
Qual a opinião dos amigos?
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|