Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denilson Sizo Visitante
|
Enviada: Seg Out 11, 2004 11:50 am Assunto: Transplate de Buxinho |
|
|
Amigos meu nome é Denilson Sizo, sou de Natal, estou cultivando bonsai há 10 meses, tudo que sei foi através de site e livros, sou um viciado nestas plantas maravilhosas. comprei em um viveiro duas mudas de Buxilho, esperie uns 2 meses, e resolvi tiralas do recipiente para um vaso de bonsai, fiz uma poda dos galhos para reduzir as folhas, e cortei um terço das raizes para ela poder cabere no vaso, fiz uma mistura de partes iguais de areia, humos de minhoca, plantimax ( adubo ), ele começou a murchar, fui informado que deveria ter colocado uma porção de argila, refiz o transplante mas infelizmente o perdi , estou com o outro no recipiente que gostaria de transplantalo para um vaso, ele esta brotando e com novas folhas, onde posso ter errado ??, aqui encontro com facilidade sacos de argila ( como massa) posso utilizar para o preparo da terra ???. estou com receio de transplantar e virar um serial keller de Buxilho.
Abraço a todos Denilson |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 11, 2004 5:25 pm Assunto: |
|
|
Denilson,
Seja bem vindo. para facilitar sua vida procure aí em natal José Martins (084 88020788) , ele ira lhe orientar sobre como cuidar, cultivar e se desenvolver em Bonsai.
No caso do buxinho, creio que foi o uso de um composto muito rico que matou sua planta, húmus com plantimax, na próxima vez use um composto sem adubos, coloque a planta em meia sombra por quinze a vinte dias, e quando ela se recuperar adube moderadamente.
[]s
bergson |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Seg Out 11, 2004 6:02 pm Assunto: |
|
|
Denilson,
-Uma parte de terra comum(peneire e use a parte grossa)
-Uma parte de Areia
-Uma parte de Humus de minhoca
-Sombra por 15 a 30 dias
-Não adubar antes dos 30 dias
-Fazer uma pequena poda compensatoria na parte aerea, pra não debilitar a planta com a perda de agua.
Não tem segredo, quanto mais simples mais facil, não se preocupe em fazer uma mistura com N tipos de substrato.
A terra contem alguns nutrientes essenciais para a planta, a areia e pra drenar o solo, o humus manter a humidade e fornecer alguns nutrientes.
um abraço.
Qualquer duvida todos estamos aqui pra ajudar. |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Ter Out 12, 2004 7:35 am Assunto: |
|
|
Amigos, muito obrigado pelas digas.
Sempre leio que Buxinho deve ter no substrato uma certa quantidade de argila , posso utilizar argila em pasta ( é vendida em sacos de 1 Kg na forma de massa ) , e necessário a argila.
Abraço a todos
Denilson |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Qua Out 13, 2004 8:52 am Assunto: |
|
|
Denilson,
Eu nunca coloquei argila na mistura sempre usei a que indiquei acima, utilizo aquela mistura para todas as especies em crescimento e estou tendo bons resultados. |
|
|
 |
Denilson Visitante
|
Enviada: Qua Out 13, 2004 9:36 am Assunto: |
|
|
Marcio A. Garcia escreveu: | Denilson,
Eu nunca coloquei argila na mistura sempre usei a que indiquei acima, utilizo aquela mistura para todas as especies em crescimento e estou tendo bons resultados. |
Marcio , Obrigado pela ajuda
Abraço a todos
Denilson |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Out 19, 2004 2:34 am Assunto: |
|
|
Denilson, como vai?
Está parecendo pela sua informação que era uma muda bem jovem ainda??
Não estranhe, o Buxinho é extremamente lento no crescimento...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Out 19, 2004 7:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Denilson
Citação:
Esperei uns 2 meses, e resolvi tiralas do recipiente para um vaso de bonsai, fiz uma poda dos galhos para reduzir as folhas, e cortei um terço das raizes para ela poder cabere no vaso, fiz uma mistura de partes iguais de areia, humos de minhoca, plantimax ( adubo ), ele começou a murchar, fui informado que deveria ter colocado uma porção de argila, refiz o transplante mas infelizmente o perdi
Se me permite dar a minha opinião, as causas de insucesso num transplante podem ser várias:
-A data em que este foi efectuado.
-O corte das raizes e sua copa para compensação hidrica, não é igual para todas espécies, umas respondem melhor a podas radicais que outras, não se pode cortar as raizes para ela poder caber no vaso, tem que ser ao contrário, deve-se saber quanto cortar e de seguida escolher um vaso que lhe seja mais adequado.
-O periodo de resguardo que esta deve ser sujeita em relação ao sol.
-A interrupção de adubar durante o periodo de recuperação.
-O Trabalho efectuado por ex: existem aficcionados, que por vezes executam as 3 tarefas em simultaneo Transplante/poda/aramagem que é demasiado stressante para a árvore.
Pela conteudo da sua "msg" existem alguns indicios que podem ter sido a causa do dos problemas por ex:
Diz que aplicou em partes iguais Areia/Humus/plantimax ( Adubo )? este ultimo foi só um pouco, não conheço o produto, mas como informa que é adubo presumo que tenha colocado pouco, a adição do plantimax ( adubo ) a um solo com "humus" enriqueçeu demasiado o solo num periodo em que elas estavam debilitadas e deve ter queimado as raizes.
-Após o transplante, voltou a sê-lo novamente
A Areia que refere não é aquela vulgar "tipo" da praia?
De acordo com alguns artigos, deve ser evitada por causa do seu tamanho e rápida compactação, levar á asfixia o sistema radicular, de preferência deve ser substituida por pedriscos (de rio) de diferentes dimensões e formatos.
Já existe um topico acerca do "Substrato" e aconselho que o leia atentamente, porque já tem algumas dicas baseadas em experiencias de alguns membros, que muito mais enriqueçedor e seguro.
Cptos,
Castro |
|
|
 |
|