|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Jun 26, 2008 10:58 pm Assunto: Acer palmatum |
|
|
Amigos,
aí está o Acer recentemente adquirido. Comprei-a primeiramente porque há muito, é uma espécie que desejo ter em minha coleção.
Apesar do tachiagari ser reto, subindo tem um movimento interessante à direita, além do nebari bem formado. O problema é que tem uma cicatriz enorme no tronco que agora está recoberta por massa de modelar. Já pensei inclusive em plantar essa nuda no chão e utilizá-la como matriz...
Sugestões serão bem vindas.
Um abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Sex Nov 14, 2008 2:08 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jun 27, 2008 2:53 pm Assunto: |
|
|
Edson, acho que vc tem um bom material para trabalhar um moyogi ou mesmo um hokidashi, caso seja de seu interesse, mas eu ficaria com o moyogi.
Pela base da última foto, que seria a traseira, vc pode retirar a massinha e trabalhar como shari esta madeira morta.
O tronco que continuaria seria o que faz a curva mais acentuada à direita, com certeza para mim seria um shohin.
Vc tem certeza que é um deshojo? Parece ser apenas palmatum...
Se vc fizer isto mais na primavera tem a opção de estaquear o resto, que é provável de brotar.
Grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 27, 2008 5:24 pm Assunto: Shari ou cicatriz? |
|
|
Edson
Primeiro, concordo com o Fabiano que deve ser uma outra variedade de Acer palmatum, pois o deshojo é vermelho quase todo o tempo. Mas de qualquer forma seu exemplar tem um belo tronco e vale a pena ser trabalhado para se tornar um bonsai de qualidade.
Pelas fotografias não dá para ver a cicatriz que você afirma. Faça fotos mais próximas, depois de limpar. Talvez seja uma parte de madeira morta, mas não uma cicatriz de poda. Seria toda a área coberta pela massa? Lembre que a parte viva não deve receber a massa, senão também pode morrer por falta de ventilação e aumentar o problema.
Se for uma área morta (shari), ao invés de cicatriz, em sugiro remover a massa e fazer uma limpeza. Depois basta aplicar calda sulfocálcica e manter limpo o local. Não é comum fazer shari em plantas decíduas, mas não é proíbido. De qualquer maneira, seja permanente ou provisório, manter o local limpo vai propiciar que a casca seja refeita no local. Dando tempo suficiente e mantendo limpo o local, a casca se refaz, cobrindo a área morta.
Também pode ser o caso de que, devido à idade, parte do tronco esteja perdendo a cor verde e adquirindo a coloração bege natural do tronco do acer.
Você pode estilizar como sugerido pelo Fabiano, mas aí, então vai criar uma cicatriz no local. O segredo é deixar pequenos brotos crescerem próximo dela, facilitando a cicatrização. Depois estes serão retirados, antes de engrossarem muito. Se não houver nenhum broto próximo, você pode enxertar uma pequena muda, obtida da mesma planta. Se não dispuser da muda, pode usar um galho longo e fino e fazer o enxerto ponte, por encostia, na cicatriz. Estas são duas possibilidades de minimizar a cicatriz de poda. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 9:23 am Assunto: |
|
|
Ferreira e Fabiano,
pode mesmo ser simplesmente um Acer palmatum mas esse que fica vermelho quase todo o ano não seria o atropurpureum? Segue abaixo a transcrição da ficha da espécie apresentada no prório site do Atelier:
Acer palmatum – originário do Japão, possui folhas verdes durante a primavera e o verão, sendo substituídas pela coloração castanho amarelada no outono.
Acer palmatum "Deshojo" – no início da brotação (primavera) possui uma folhagem vermelho sangue que passa ao verde, mantendo-se até o outono, quando adquire a coloração outonal.
Acer palmatum atropurpureum - suas folhas têm a coloração vermelho escuro ao longo de todo o ano, sofrendo uma leve variação no outono. Tem como característica, folhas um pouco maiores que os demais, sendo uma das poucas variedades de acer que não aceita a desfolha.
Acer buergerianum – possui folhas em forma de tridente, de cor verde viçosa na primavera e verão, ganhando uma tonalidade que vai do amarelo alaranjado até o vermelho escuro no outono.
Quanto à modelagem da muda pensei mesmo num MOYOGI com a possibilidade de uma alporquia no galho da esquerda, tomando por base a última foto. A massa recobre toda a cicatriz que tem o formato de um retângulo e aparência de madeira morta. Detalhe: não é uma cicatriz de poda. Acho que o enxerto por encostia sugerido pelo Ferreira não funcionaria nesse caso, mas vou fazer como sugerido, retirar a massa e fazer novas fotos; assim que for possível posto para os amigos opinarem...
Até mais.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 1:51 pm Assunto: Acer - novas fotos |
|
|
Amigos,
seguem mais fotos do Acer, agora sem a massa e com detalhes da cicatriz:
Vista de costas
Detalhes das folhas
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 3:26 pm Assunto: |
|
|
Edson penso eu que sua planta pode ser uma boa matriz e plantá-la no chão. Cresce rápido essa espécie amigo??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 3:56 pm Assunto: Cicatriz |
|
|
Edson
Você tem razão, é mesmo uma grande cicatriz na casca, que dificilmente seria beneficiada pelas sugestões que eu fiz. Mas não se desespere, veja que ela até já começou a formar os lábios de cicatrização. Não coloque pasta selante ou outra pasta, dê uma escovada com uma escova de dentes e passe calda sulfocálcica, repetindo periodicamente. Você verá que a cicatriz irá fechando aos poucos até desaparecer.
Um cuidado que eu recomendaria é recobrir as raíses com o substrato, para impedir que morram aquelas abaixo da cicatriz, principalmente considerando as condições do inverno.
O acer deshojo somente muda para verde quando está adquirindo a colocarção outonal. Como o seu exemplar está verde, sem coloração outonal, deve ser uma das variedades verdes de Acer palmatum. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 6:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson
De facto é uma grande cicatriz, e leva-me a pensar o que terá ocorrido para a existência da mesma...
Mas não desespere o Acer Palmatum tem uma facilidade enorme para canalizar a seiva e recuperar de processos que para outras arvores seria um problema, aliás é uma das razões pela qual nos recomendam sempre para ter o máximo de atenção aos arames que deixamos no mesmo...ele engorda rápido qualquer distração e é marca na certa.
Agora acredito que mesmo que esteja resolvida essa cicatrização, não vai ser um trabalho muito bonito de se ver ...vai ser uma cicatriz algo extensa num local que por si só, prende bastante a nossa atenção.
Eu no meu, devido á bitola de uma ramo que tive de cortar, e na tentativa de o tornar um pouco mais interessante, tive que optar por efectuar um alporque (que ainda está em curso) , com essa cicatriz e ausência de movimento no tronco ao nivel em que esta se encontra, tinha resolvido metade das minhas questões...decorrentes desta mesma decisão.
Trantando-se da espécie que é, até podar um pouco mais do que o normal, pode tornar-se num processo doloroso.
Este é o meu
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=842&start=0
Esse ai, não sei como se comportou ao longo do ano, mas o Deshojo, nasce vermelho vivo, mudando antes do verão para tonalidade verde, de seguida passa novamente para cores quentes mal inicia o Outono, coisa que por exemplo esse devia estar denunciar por estar em pleno inverno...mas como as nossas realidades são diferentes e os cultivares também, não sei .
Por isso o pessoal pratica a desfolha, antes do incio do verão para a folha nascer e desenvolver-se após o calor ter passado, com a juventude da folha permanece por muito mais tempo as belas cores de outono, já que de outra forma chegariam a este estágio completamente queimadas pelo calor.
O Atropurpureum, também muda de cor ao longo do ano, o meu mudava, aliás se o colocasse ao sol passava para verde, mas também este era um "cultivar" var. bloodgood
Aceres palmatuns existem umas centenas de espécies e muitas delas em determinadas alturas adquirem tonalidades de vermelho...
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 10:06 am Assunto: |
|
|
Marcos, acredito que o Acer tem rápide crescimento, principalmente se plantado no chão
Castro, já estive observando este teu Acer; acho plantas mui belas
Fabiano, realmente também é uma baita cicatriz... vamos esperar pra ver o que o tempo consegue fazer...
Um abraço a todos e obrigado pelos comentários.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 13, 2008 4:19 pm Assunto: Alporquia |
|
|
Amigos,
aí está uma atualização com fotos das novas brotações:
Como comentado antes, penso fazer uma alporquia no local assinalado abaixo. Seria uma boa hora para o procedimento?
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|