FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 1:56 pm    Assunto: AJUDA Responder com citação

Gostaria de saber o seguinte:
- PARA QUE SERVE O SULFATO DE COBRE ??
- QUANDO DEVEREMOS UTILIZÁ-LO ?
- PARA QUE TIPO DE PLANTA ?
- É CORRETO PULVERIZAR AS PLANTAS DILUINDO 1 COLHER DE CHÁ DO MESMO EM 1 LITRO DÁGUA ?

Muito obrigada a quem puder me ajudar...

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 4:09 pm    Assunto: Re: AJUDA Responder com citação

Oi Angela....

O sulfato de cobre diluído em água (calda bordaleza) é bastante utilizado como fungicida.
Assim, deve ser usado apenas ao se constatar a presença de fungos em seus bonsai. Apenas como exemplo, o míldio, aquele "pózinho" branco que aparece com frequencia nos acer palmatum e deshojo, resedá, carvalho, entre tantas outras plantas, pode ser combatido com o sulfato de cobre diluído em água.
Em princípio poderia ser utilizado em qualquer planta com os sintomas de fungos. Desconheço alguma planta para a qual esteja contra-indicado. Se algum colega souber, por favor, nos alerte!
A diluição vem recomendada na embalagem. Não estou certo, mas me parece que seria mais de uma colher do chá por litro.

Em casos mais severos de ataques de fungos, há fungicidas mais específicos e eficazes, mas sobre estes, não saberia te recomendar.

O sulfato de cobre também é um micronutriente que as plantas necessitam, mas de uma maneira geral ele já está presente nas adubações que fazemos. Já ouvi comentários sobre pessoas que adicionam pequenas dosagens de sulfato de cobre no substrato. Pessoalmente nunca fiz isso, desconheço os prós e contras, portanto, salvo informações mais precisas, não recomendo este uso.

Embora tenha imagem de inofensivo, o sulfato de cobre é tóxico e devem ser tomados todos os cuidados no seu manuseio.

Abraço,
Charles
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 8:36 pm    Assunto: e ai Responder com citação

Oie Angela e Charles o sulfato deve ser tóxico para as rosáceas que são(só as mais cultivadas pois são muitas Crataegus- Malus-Prunus-Pyrus-Pseudocydonia-Cydonia e todos os outros generos que compoe a familia das rosaceas) tenho isso em mente pois os arames de cobre demosntraram toxidade a respeito do cobre chegando até a causar morte de alguns exemplares.
Se o caso for de mildio ou oídio e não souber diferenciar use Folpet 50m. Idea
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 10:57 pm    Assunto: Re: AJUDA Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Angela....

..................................................................................................
Em princípio poderia ser utilizado em qualquer planta com os sintomas de fungos. Desconheço alguma planta para a qual esteja contra-indicado. Se algum colega souber, por favor, nos alerte!
..................................................................................................

Abraço,
Charles

Olá Charles, tudo bem?

Complementando o que você disse, pelo menos as bromélias não toleram a aplicação de produtos à base de cobre. Essas plantas possuem um sistema de absorção, que é feito principalmente através das folhas, bastante sensível.

Um abração,

Sergivaldo
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 11:06 pm    Assunto: Bromélia Responder com citação

Sergivaldo,

Muito interessante a sua colocação, pois tenho algumas bromélias no meu apto e não sabia desse risco.
Obrigado pelo alerta!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 11:31 pm    Assunto: Re: Bromélia Responder com citação

Fábio escreveu:
Sergivaldo,

Muito interessante a sua colocação, pois tenho algumas bromélias no meu apto e não sabia desse risco.
Obrigado pelo alerta!

Fábio

Pois é, Fábio,

Já cultivei muitas bromélias (era uma das minhas favoritas) mas tive que me desfazer delas depois que surgiu a dengue.

Um abração,

Sergivaldo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 25, 2005 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Charles e Mago, muito obrigada pela aula, fiquei "craque" no assunto, ou quase "craque". Valeu !!!!
Sergivaldo, a dengue pode ser facilmente debelada e nada tem com as bromélias. Onde moro possuimos lindíssimas e consegui junto a Fundação Municipal de Saúde uma espécie de gél que colocamos nas plantas e este gél, não deixa o mosquito se proliferar, assim como também coloco um pouquinho em plantas que ficam com um pratinho e brita sobre as mesmas.

Abraços

Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:

Sergivaldo, a dengue pode ser facilmente debelada e nada tem com as bromélias. Onde moro possuimos lindíssimas e consegui junto a Fundação Municipal de Saúde uma espécie de gél que colocamos nas plantas e este gél, não deixa o mosquito se proliferar, assim como também coloco um pouquinho em plantas que ficam com um pratinho e brita sobre as mesmas.

Abraços

Oi Ângela,

Pois é, miguinha, como falei, depois que surgiu a dengue, preferi me desfazer dasminhas bromélias.

Existe muitas controvérsias a respeito do mosquito da dengue X bromélias. As entidades que reúnem colecionadores e produtores saíram em defesa das bromélias afirmando que os mosquitos que proliferavam nas bromélias eram diferentes do Aedes aegypti. Entretanto, a própria Sociedade Brasieira de Bromélias recomenda o uso preventivo de inseticidas à base de piretróide nos locais onde ficam as bromélias, além da aplicação da calda de fumo e permuta, a cada dois dias, da água acumulada.

Sempre que o pessoal da Saúde visitava meu viveiro encontrava larvas e ia colocando aquele pozinho nas minhas plantas. Não tive dúvidas e resolvi me desfazer das minhas bromélias, com muita pena, é claro, pois eram realmente muito lindas.

Hoje, como lembrança, tenho apenas uma Tillandsia cyanea, que é desprovida de tanque.

Se você cultivar poucas unidades de bromélias, dentro de casa, é bem mais fácil controlar o mosquito transmissor da dengue. Entretanto, se forem muitas, como era no meu caso, será muito mais trabalhoso mantê-las isentas desses insetos.

Não conheço o gel que você falou mas, certamente deve ser muito bom mesmo.

Bonsai é bem mais fácil de cultivar.

Um abração,

Sergivaldo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:

(...)

Não conheço o gel que você falou mas, certamente deve ser muito bom mesmo.

Sergivaldo, acho que a Angela está se referindo a um gel que serve para substituir a água daquelas plantas aquáticas... A finalidade do produto é justamente para impedir a proliferação de mosquitos. Esse gel se vende em agropecuárias; é um pacotinho cheio de flocos. Para preparar é só adicionar água... Esses flocos retém a água e viram uma gelatina (além de incolor, tem também de diversas cores). Não é uma gelatina homogênea; esses flocos não se unem...
Esse produto é bem interessante mesmo, e iclusive, demora abeça para evaporar (quando acontecer isso, é só acrescentar um pouco mais de água)...

Um abraço.

Até mais,
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Mago !
Vc tem certeza que o sulfato de cobre é prejudicial às rosáceas? ( Inclua-se aí a Piracanta). Como foi tua experiência? Eu tive uma macieira com ferrugem , apliquei calda bordaleza e, aparentemente (pelo menos até agora) não senti que ela tenha enfraquecido.
Abraços

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Querido !!!!

Este gel, pelo que sei não é vendido, vou até pesquisar isso !!!!

Sergivaldo - meu querido amigo - este produto que falei, fica igual uma gelatina.... quando se junta a água, ela fica bem molhinho e espanta os mosquitos. Pelo que sei... este produto é importado !!! (estive ano passado onde é produzido) e está comprovado em 100% de sucesso.
Nas bromélias, este gel é colocado (uma pequena colher), dentro do que chamaríamos de "flor". Desculpe-me por não saber melhor me expressar, mas no miolo e não tem como o mosquito alí proliferar.

Abraços

Souza

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 8:13 am    Assunto: Re: e ai Responder com citação

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Oie Angela e Charles o sulfato deve ser tóxico para as rosáceas que são(só as mais cultivadas pois são muitas Crataegus- Malus-Prunus-Pyrus-Pseudocydonia-Cydonia e todos os outros generos que compoe a familia das rosaceas) tenho isso em mente pois os arames de cobre demosntraram toxidade a respeito do cobre chegando até a causar morte de alguns exemplares.
Se o caso for de mildio ou oídio e não souber diferenciar use Folpet 50m. Idea

Agora, fiquei com medo! Mago, é comprovado mesmo que os arames de cobre podem causar a morte de certas exemplares?
Pergunto isso, porque o único arame que uso é o de cobre!
Abraços.
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Oi Lando,

Uma certa vez eu comprei um gel semelhante ao que você está falando, colorido e indicado para vasos transparentes, onde são colocados flores de cortes.

Ângela, se a melhor solução for esse gel importado que você faz referência, reforça ainda mais o que falei anteriormente: não é tão fácil manter os mosquitos longe das bromélias.

Um abração,

Sergivaldo
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Oi Sergivaldo...

Voce sabe se o sulfato de cobre é prejudicial as orquídeas?
Embora eu não seja um conhecedor dessas plantas, tenho algumas variedades de mini-orquídeas, que crescem nos troncos de alguns bonsai maiores.
Nem sequer me lembro de ter usado sulfato de cobre nestes bonsai, mas agora me surgiu a duvida!

Abraço,
Charles
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 11:48 am    Assunto: Orq Responder com citação

Estou começando a cultivar mini orquídeas com a mesma intenção: colocá-las sobre os bonsai.
Você poderia postar alguma foto em que apareça a orquídea sobre o bonsai pra me matar a curiosidade??? Cool
Abraço!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: