| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 5:52 pm Assunto: Como fazer yamadori de Primaveras? |
|
|
Oi pessoal, ganhei um presentaço! Primaveras adultas, com belos troncos. O problema é que terei de pegá-las neste final de semana. No último sábado peguei duas delas. Do jeito que me ensinaram. Cavando ao redor e depois em baixo. O problema é que estao em terreno arenoso e o torrão nao se sustenta. Apesar dos cuidados, as que eu peguei ficaram sem as raízes finas. Podei, coloquei no enraizador e as plantei na areia grossa, com manda o figurino. Agora tô rezando que as chuvas que estao tomando conta de Natal, ajudem no enraizamento. O que posso fazer, além disso?
abraçao a todos |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 6:55 pm Assunto: Re: Como fazer yamadori de Primaveras? |
|
|
E ai Leilton,
Cara acredito que fez tudo certinho somente agora é esperar mesmo a Pirmavera é uma planta estraordinaria, creio que ela se recuperará rapidamente mesmo se nao tiver boas chuvas, espero ver fotos dela aqui no forum t+ amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 9:22 pm Assunto: |
|
|
Leilton, a Primavera pega muito fácil, mesmo estando com poucas raízes, coloque-as na areia e use um Hormônio para ajudar no enraizamento, eu costumo usar o da Biofert.
Eu coloco a planta recém coletada na sobra e rego com hormônio nos 5 primeiros dias, depois disso é só regar com água normalmente e esperar as brotações, que geralmente ocorrem com 2 a 3 semanas, pode ser que demore um pouco mais, pois estamos entrando no inverno.
Depois de um mês, pode ir colocando a planta no sol gradativamente, até deixá-la no sol pleno (as Primaveras adorar o sol direto).
Vc tb pode começar adubá-la em 30 dias.
Um abraço. |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 08, 2005 3:35 pm Assunto: |
|
|
| Mais uma vez, muito obrigado pessoal. Assim que tiver fotos eu posto. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 08, 2005 8:26 pm Assunto: |
|
|
LEILTON !!!!!!!!!!!!!!
Bonsai é paciência.... paciência... paciência !!!!!!!!!!
A primavera para brotar precisa de MUUUUUUUUUIIIITTTTTTTAAAAA PACIÊNCIA !!!!!!!! Mas quando começar a brotar você ficará maravilhado. Às vezes demora e achamos que não vai dar em nada, que morreu. Esqueça !!!!!!! Continue regando sem encharcar !!!!!!!!!! Logo, logo... você ficará maravilhado, tenha certeza.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 2:22 am Assunto: |
|
|
leilton,
as primaveras são muito sem vergonha, pegam com facilidade, mesmo sem raízes finas logo elas dão sinal de enraizamento, retirei duas do chão, uma há dois anos e outra há poucos dias. a primeira retirei praticamente somente o "toco", já enraizou e soltou vários brotos a segunda ainda estou mantendo na sombra e em substrato com bastante drenagem e 30 % de matéria orgânica (carvão e substrato floreira misturados). Dá um look:
esta é a antiga:
esta é a recente:
fica tranqüilo que logo os resultados aparecerão.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 3:54 pm Assunto: |
|
|
EStou mais tranquilo. Coisa linda aquela primeira e a segunda já dá para ver um belíssimo bonsai.
valeu. |
|
|
 |
Poti Luiz de Almeida
|
Enviada: Dom Jun 26, 2005 8:40 pm Assunto: Yamadori(retirada do chão para o vaso) em local arenoso |
|
|
Caro Leiton, tb sou iniciante na arte Bonsai aqui em Natal e a melhor forma que encontrei para retirar um exemplar em terreno arenoso é o "yamadori planejado", onde se libera inicialmente as raízes de absorção da areia original, sem arrancar a planta, ou seja, mantendo a(s) raíz(es) de sustentação(raízes grossas e profundas). Onde estão as raízes de absorção(as finas), coloca-se uma vasilha plástica cortada na lateral até o centro do fundo, onde se faz um buração para "abraçar" as raízes de sustentação.Nesta vasilha, preencha com uma mistura +- de 75% de humus ou terra vegetal com 25% de areia grossa. Com um palito de espetinho ou hashi, arrume este substrato para que não fique espaço entre ele e as raízes finas.Se precisar, escore com arames ou faça uma poda inicial. Mantenha assim por no mínimo 2 meses, o que pode variar de acordo com a espécie, ou até as raízes finas tenham se adpatado ao substrato e já estejam desenvolvendo novas raízes. Agora sim, corte as raízes de sustentação(grossas) e retire o exemplar do solo, transferindo-o para um vaso de treinamento, onde deverá ficar até vc ter certeza que poderá ir para um vaso definitivo. PS. Tenho feito isso com pitangueira, algaroba e tenho em mente tentar com mangaba, que segundo dizem é dificilimo de se elaborar bonsai. Sucesso ! Mantenha contato. |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 22, 2005 1:49 pm Assunto: |
|
|
| Oi pessoal. Meu Yamadori deu certo. As primaveras estao cheias de brotos. Até já podei alguns que estavam "esticados" demais. Quando poderei colocar fertilizante? Só pra lembrar: elas foram plantadas na areia grossa em 7 de junho. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2005 7:59 pm Assunto: |
|
|
Oi Leilton !!!!!!!!
Parabéns pelo início das brotações !!!!!!!!
Eu e Marco Nascimento aprendemos hoje mais uma coisa fantástica sobre primaveras ou bugainvileas.... nos disseram que AO FAZERMOS O YAMADORI, DEVEMOS DEIXAR AS PLANTAS DURANTE ALGUNS DIAS (???) SEM PLANTAR E AO SOL.
Alguém sabe disso e pode me explicar o por quê ????????
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|