FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alicates
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 11:52 pm    Assunto: Alicates Responder com citação

Oi pessoal, estou com uma dúvida sobre ferramentas. Com muito esforço, e depois de muita pesquisa acho que vou poder comprar um alicate para podas, a dúvida é: O alicate côncavo é o mesmo que alicate esférico? Ele é realmente mais útil que o de corte lateral? oque vocês acham? Não quero gastar um dinheirão e depois me arrepender. E por falar nisso, adquiri esta semana um alicate de cortar arames muito bom, e oque é melhor barato, ele corta fios de 6mm de cobre brincando: paguei por ele R$ 23,00 e éde fabricação nacional muito bom mesmo!

um abraço Atila Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 11:57 pm    Assunto: Átila Responder com citação

Átila,

Pelo que sei o alicate de corte lateral e o alicate côncavo são a mesma ferramenta (estou enganado?). E até onde sei vale mais a pena comprar um alicate de côncavo do que um esférico (vulgamente chamado de bola) porque o esférico serve mais para formação de uro e acabamentos, já o côncavo tem maior utilização por estar mais envolvido com podas de galhos.
Espero ter ajudado.
Abraço!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 12:03 am    Assunto: Re: Átila Responder com citação

Isso msm,

Compra o de corte lateral q é mais negocio amigo Atila. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Oi Átila !!!!
O Fábio e o Illex já disseram tudo !!!
Há ferramentas importadas que podemos até substituir, dependendo da nossa criatividade. Exite por exemplo uma tesoura de "destrinchar frango", que é toda desmontável, que é o "bicho", mas há outras que não podemos substituir.
Senão vejamos:
- Alicate côncavo - poda galhos da grossura de um lápis, claro que dependendo do tamanho da ferramenta, creio ser uma ferramenta insubstituível;
- Alicate de corte - é mais eficaz que um alicate de corte comum, nos primeiros anos que começamos a praticar bonsai ele é ótimo, a medida que vamos evoluindo, acabamops querendo um alicate mais especifico;
- Alicate esférico - ele é específico para se retirar saliências que aparecem após a poda de galhos.

Seria isso ???? Estou querendo ajudar !!!

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 12:35 am    Assunto: Alicates Responder com citação

Question Aí pessoal obrigado pelas dicas, então deixa ver se eu entendi, por que parece que eu fiz uma confusão danada né? Alicate lateral e alicate côncavo são na verdade a mesma pessoa, é isso? E o alicate esférico é aquele usado para dar melhor acabamento nas podas e facilitar a cicatrização? Se tiver errado podem me corrigir valeu!!! Question Very Happy
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 12:37 am    Assunto: Re: Alicates Responder com citação

É isso ai. O Concavo (lateral) é melhor e do resto tu ja sabe. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 12:40 am    Assunto: Responder com citação

Amigo !!!!!!
Alicate esférico, é uma ferramenta utilizada para se retirar saliências, protuberâncias que resultam de podas de galhos, pois efetua um corte de maneira a mais côncava possível. Esta ferramenta é muito apreciada pelos bonsaistas mais experientes. Não é uma ferramenta que nós aprendizes deveremos ter já. Eu a tenho, mas não é fundamental.
OK ???
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 6:36 am    Assunto: Responder com citação

Olá Atila Smile ,

“Oi pessoal, estou com uma dúvida sobre ferramentas.
Com muito esforço, e depois de muita pesquisa acho que vou poder comprar um alicate para podas, a dúvida é:
O alicate côncavo é o mesmo que alicate esférico? Ele é realmente mais útil que o de corte lateral? oque vocês acham? Não quero gastar um dinheirão e depois me arrepender.
E por falar nisso, adquiri esta semana um alicate de cortar arames muito bom, e oque é melhor barato, ele corta fios de 6mm de cobre brincando: paguei por ele R$ 23,00 e éde fabricação nacional muito bom mesmo!”

Ambos são considerados Côncavos, se bem que quando se fala no “concavo” propriamente dito é ao de Bola que se estão a referir, pelo menos por cá ( Portugal ) é assim.

Ambos são de grande importância, na minha opinião complementam-se, o Diagonal substitui com o tempo, quase todas as outras, tanto corta ramos grossos como os finos, pelo menos no meu caso é assim.
Já com o de Bola não acontece ( também na minha opinião) por causa da sua especificidade, ele é que vai dar o acabamento final ao corte efectuado pelo anterior ao fazer uma ferida “limpa” concava e tornando dessa forma no local podado a regeneração com um aspecto mais bonito.
Pessoalmente, se existem ferramentas insubstituíveis, esse é um seguramente.
Talvez até com o tempo seja a melhor aposta, agora só deve ser adquirido é quando faz mesmo falta, mesmo assim se houver algum companheiro próximo que o possa emprestar, melhor.
Como é de uso especifico para uma determinada tarefa, faz com que seja bastante restrita/limitada a sua utilização.

Conforme referi deve ser levado em conta que é a minha opinião e como tal será prudente ouvir mais comentários de outros membros, Wink ok

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Oi Átila... tudo bem?

Sobre as definições dos alicates, voce estava correto na sua primeira mensagem. Voce pergunta se alicate côncavo é o mesmo que esférico.
A coisa funciona mais ou menos assim:
- alicate côncavo, esférico e bola são a mesma coisa (os próprios nomes lembram formas arredondadas, e o corte é feito em linha curva)
- alicate lateral e diagonal são a mesma coisa (o corte é feito no sentido diagonal em relação ao cabo do alicate, porém, a linha do corte é reta).

Na minha opinião, se eu pudesse comprar apenas um alicate, sem sombra de duvida compraria o lateral/diagonal !!!
Assim que eu tivesse grana prá comprar outro, seria o côncavo.

A justificativa para comprar primeiro o lateral é sua versatilidade. Com ele podemos podar galhos finos e grossos. Com um pouco de jeito, é também possivel fazer com ele um certo acabamento das podas maiores.
Afinal, quando falamos de uso de alicates, as podas de galhos e acabamento básico dessas podas são a grande maioria dos serviços.
Acabamentos mais refinados e urôs, para os quais o alicate côncavo é mais adequado, são serviços bem menos frequentes.

Abraço,
Charles
Daniel.Viterbo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Átila,
Estou pesquisando também, pois resolvi (R$) adquirir um alicate. Você podeira me dizer aonde vc conseguiu encontrar nas melhores condições??

Abraço,
Daniel
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Charles, eu tambem tenho essa opinião, mas de facto são ambos considerados concavos, e provavelmente pelas grossuras dos ramos dos meus serem pequenas, ainda não deu para ver, se efectivamente o corte é mesmo recto.

http://www.mistralbonsai.com/esp/her/index.asp?e=pod&f=&p1=&p2=&pa=2

http://www.stonelantern.com/bonsaitoolscut.html

A minha ferramenta de eleição é sem dúvida o "diagonal", se soubesse o que sei hoje teria comprado esse, mas de modelo japonês em vez das tesouras chinesas, tinha ficado bem mais barato.

[ ]s

Castro

Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 6:57 pm    Assunto: Alicates Responder com citação

Very Happy E aí Daniel tudo bem ? meio confusa essa estória de côncavo, lateral e esférico né, mas com a valiosa ajuda dos nossos amigos foristas parece que tudo se esclareceu, certo? Bem, respondendo a sua pergunta sobre preço das ferramentas, devo te dizer que eu procurei em tudo quanto foi site que eu pude descobrir, até nos estrangeiros que por sinal foi onde encontrei os melhores preços. Pra você ter uma idéia num site do Japão encotrei bons alicates "180mm" por 17 euros, cerca de R$ 50,00. É ISSO MESMO cinquenta reais, o grande problema talvez seja a taxa de envio aéreo que pode aumentar muito o valor final do produto. Voltando a nossa realidade, onde encontrei os melhores preços foi na BONSAIKAI daí de São Paulo, só que segundo a própria empresa me informou, no momento eles só têm o alicate esférico e tesoura. Quanto ao alicate de cortar arames que eu mencionei, ele é muito similar aos tradicionais ou seja com a ponta arredondada que não fere a planta e pode ser visto no site da CORNETA a fabricante da marca ( Desculpem o Merchan, mas a intenção é só ajudar aos nossos amigos do fórum )
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 7:47 pm    Assunto: Re: Alicates Responder com citação

Átila escreveu:
Very Happy E aí Daniel tudo bem ? meio confusa essa estória de côncavo, lateral e esférico né, mas com a valiosa ajuda dos nossos amigos foristas parece que tudo se esclareceu, certo? Bem, respondendo a sua pergunta sobre preço das ferramentas, devo te dizer que eu procurei em tudo quanto foi site que eu pude descobrir, até nos estrangeiros que por sinal foi onde encontrei os melhores preços. Pra você ter uma idéia num site do Japão encotrei bons alicates "180mm" por 17 euros, cerca de R$ 50,00. É ISSO MESMO cinquenta reais, o grande problema talvez seja a taxa de envio aéreo que pode aumentar muito o valor final do produto. Voltando a nossa realidade, onde encontrei os melhores preços foi na BONSAIKAI daí de São Paulo, só que segundo a própria empresa me informou, no momento eles só têm o alicate esférico e tesoura. Quanto ao alicate de cortar arames que eu mencionei, ele é muito similar aos tradicionais ou seja com a ponta arredondada que não fere a planta e pode ser visto no site da CORNETA a fabricante da marca ( Desculpem o Merchan, mas a intenção é só ajudar aos nossos amigos do fórum )

Átila, acho que o assunto da escolha do alicate já está muito bem explicado nas mensagens anteriores, o que vc tem que tomar cuidado é com o tamanho do alicate, o alicate de 180mm é o alicate "pequeno", não vai servir para efetuar os cortes que normalmente precisamos fazer, o alicate de corte lateral ideal é o médio, de 210mm, ele tem uma capacidade de corte bem maior que o de 180mm, é o que todos nós costumamos usar, ok?
Onde eu tenho visto os melhores preços daqui do Brasil é site da Nipon Bonsai: http://www.niponbonsai.com.br
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 7:53 pm    Assunto: Re: Alicates Responder com citação

Olá Átila,

Cara tem como vc nos informar a procedencia das ferramentas do site da Bonsai Kai, se sao nacionais, chinesas ou japonesas? Desculpem se ja informaram mais para tras é q estou com pressa e nao deu tempo de ler. T+ e obrigado.

Abraços:

Illex
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2005 7:58 pm    Assunto: Re: Alicates Responder com citação

Illex escreveu:
Olá Átila,

Cara tem como vc nos informar a procedencia das ferramentas do site da Bonsai Kai, se sao nacionais, chinesas ou japonesas? Desculpem se ja informaram mais para tras é q estou com pressa e nao deu tempo de ler. T+ e obrigado.

Abraços:

Illex

A maioria dos alicates é japonesa, eles informam a procedência no site.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: