|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 4:54 pm Assunto: Sementeiras |
|
|
Olá a todos
Não sei o que aconteceu, mas parece que a “msg” onde existiam estas fotos desapareceram, por isso resolvi colocá-las.
Altura da colecta em 2007
As “bolotas” maiores são de espécies diferentes, penso que ali estarão incluídas algumas de Sobreiro, já que foram retiradas de baixo de um, mas como não era único na vizinhança nunca se sabe, para complicar misturei tudo e agora não sei a que tipo pertencem.
As "aladas" pertencem ao Acer campestre
Carvalho vermelho “Red Oak”, no ano passado colectei no outro lado da avenida e foram o que também julgo ser, o Carvalho branco...algumas dessas sementes que estão acima, foram retiradas dessa zona mas de uma espécie que tem a folha muito mais pequena....igualmente lobada.
Acer campestre .
---------------------------------------------/ /-----------------------------------------------------
Fotos dos Quercus, são de 3 ou 4 espécies, foram todos semeados ao mesmo tempo e, consegue-se notar ligeiras diferenças no crescimento de algumas delas.
Fotos dos Quercus, tendo sido semeados ao mesmo tempo é notório ligeiras diferenças no crescimento de algumas delas.
Os Aceres campestres, esses também já germinaram uns quantos, mais timidamente...conforme os dias de calor, lá vão nascendo um ou dois.
---------------------------------------------/ /-----------------------------------------------------
Fotos actualizadas das experiências
tem 3 ou 4 espécies de Quercus Vermelho/Branco e mais 2 ou 3 que não consegui identificar, possivelmente um ou 2 sobreiros e outros que presumo ser “alvarinho”.
Acer campestre
Carvalho Branco nascido em 2006.
Carpinus coreano nascidos em 2006.
Glicínia nascida em 2005, única sobrevivente de 3 sementes, semeadas fora de época....
Macieira nascida em 2006 com mais duas irmãs.
Este ano foram separadas por estarem todas no mesmo recipiente, as outras ofereci-as, tinham as raizes todas entrelaçadas e compridas, eram tão bonitas, que quando as cortei tive pena de deitar as fora...
aproveitei um bocado de uma e voltei a planta-la...no mês seguinte, rebentou toda...e pronto, lá tive que lhe arranjar um dono, neste caso foi uma dona
Todos os anos me tenho entretido com sementeiras, mais pelo prazer do acto em si, do que pela necessidade de as possuir...embora em algumas espécies tenha como objectivo de ficar com um dos seus exemplares...as restantes vão servindo para distribuir pelos amigos nas actividades de grupo ...
Em tentativas anteriores, foram-me sempre mais difícil mante-las, do que as faze-las germinar...tendo tido sempre bastantes dificuldades na sua estabilização, após os primeiros meses.
Tentei com vários tipos de “propagadores”, alguns deles bem caros da Ubbink”/vasos de Turfa...etc...etc..
Este ano resolvi experimentar escorredores de macarrão em algumas árvores, como me sobraram alguns, coloquei-lhes as sementes.
Pelos vistos, sem querer, consegui dar mais um passo e fechar talvez o “elo” que me falta para as estabilizar...
os buracos dos escorredores possibilita manter a humidade “Qb”, e o solo sempre arejado, proporcionando com que se consigam safar melhor ao dumping-off...que sempre se fez sentir ( mesmo com aplicações de “Previcur N” )
Talvez fosse esta a resposta que me faltava....
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 6:55 pm Assunto: Voce tem ??? |
|
|
Castro poderia me responder se estas plantas são capazes de adaptarem ao clima brasileiro???
Estas plantas são muito lindas, adorei o acer campestre.
Atenciosamente;
Edmilson |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 6:59 pm Assunto: Produtos |
|
|
Castro gostaria de saber mais informações a respeito dos enraizadores que tem em Portugal.
Atenciosamente |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 8:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Edmilson
São duas florestas de Carvalhos e de Aceres vai ser bonito, é quando tiver de os retirar dali
Dependendo do Local/clima, penso que sim, creio que já li algo sobre membros que terão Carvalhos por ai, inclusive por se quiexarem com o oidio.
o Acer Campestre também deve existir, creio que não terá mais dificuldades de adaptação que um Tridente.
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://homepage2.nifty.com/chigyoraku/campest11.jpeg&imgrefurl=http://homepage2.nifty.com/chigyoraku/campestre.html&h=671&w=550&sz=105&hl=pt-PT&start=16&um=1&tbnid=AahCHiGrih3rAM:&tbnh=138&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dacer%2Bcampestre%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
http://www.jardimdaceleste.com/images/501.jpg
As Glicínias já bastantes têm por ai e pelos vistos dão-se bem, assim como as Macieiras, a espécie desta não é das Maças comuns, mas sim destas aqui:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.portalbonsai.com/images/20051206072700Cara2.jpg&imgrefurl=http://www.portalbonsai.com/foro3_mensaje.asp%3Ftema%3D72396&h=412&w=400&sz=39&hl=pt-PT&start=69&um=1&tbnid=n9ebMPGt5AMSSM:&tbnh=125&tbnw=121&prev=/images%3Fq%3Dmacieira%2Bbonsai%2B%26start%3D60%26ndsp%3D20%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
A respeito de enraizadores, eu tenho-os em pó e em liquido, de fabricantes diferentes.
Deixei de os utilizar, porque já aprendi que quanto menos me preocupar melhor...
Sempre que fiz tudo como manda o “figurino”,nunca resultou nada, pelo menos que tivesse expressão (não sei se é ansiedade de iniciante)...sempre que podava algo e aproveitava para estacas ou semeava ao acaso tinha maior taxa de sucesso...
Fui experimentando, observando o processo, nas épocas seguintes tentava repetir o processo, o mais fiel possível com aquele que tinha corrido bem no ano anterior.
A etapa que tinha corrido mal ou menos bem, dentro das minhas possibilidades, tentava encontrar-lhe outra alternativa, lendo um pouco mais, e sempre escutando sobre as experiências do pessoal mais antigo....de preferência dos que são mais próximos do local onde habito
Uma das coisas boas que esta vertente ( Misho) tem...e que a mim me parece excelente, é que enquanto estamos entretidos com elas, não andamos a fazer o que não devemos nas outras....andamos entretidos e ajuda a controlar o impulse de podar em demasia e modelar quando não se deve.
Cptos.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 8:05 am Assunto: |
|
|
Olá a todos
É só para actualizar as fotos das sementeiras
Carvalho Branco
Estado dele a 05-07-08
Carpinus Coreano
O outro exemplar que tinha foi trocado com um amigo, que me ofereceu esta Faia...espécie que procurava á algum tempo, tal como acontecia com ele, com o Carpinus...
Estado deles a 03-07-08
Da direita para a esquerda: Macieira; Acer campestre e Carvalho brancoEstado deles a 21-06-08
Ao meio o Carvalho Vermelho
Estado dele a 28-06-08
As sementeiras deste ano (2008)
Não correram grande coisa, o tempo foi bastante instável com muitos dias de céu nublado e mesmo chuvosos teve as suas consequências,... inclusive quando caiem propagadores ao chão com plantas já germinadas .
Ainda assim conseguiu-se alguma coisa, e verifiquei que se melhorou substancialmente alguns aspectos "menos bons" que ocorriam no passado ( principalmnte os escorredores, foram uma mais valia).
Para o ano se repetir, vou semeear umas semanas mais tarde para evitar aquele periodo que tem sido uma cópia +/- exacta dos anos anteriores.
Liquidambar
Acer Ginnala flame
Espero que gostem
[ ]s
 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 6:37 pm Assunto: |
|
|
Castro,
as sementes das mudinhas de liquidambar foram retiradas de tuas próprias plantas ou foram aquiridas de terceiros?Tenho uma muda que já froresceu mas ainda não produziu sementes, será que é por ainda ser nova?
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Ivanil
As minhas sementes foram provenientes de uma árvore adulta de jardim...não sei como se comporta a espécie, até porque é o primeiro contacto que tenho com a mesma, mas de uma maneira geral elas levam algum tempo para dar fruto&sementes...um dos que sei que leva bastante é o Ginkgo, que é aproximadamente 20 anos....esta espécie desconheço qual a idade para isso, mas de onde a tirei estão 4 ou 5 arvores de médio porte que na altura certa, pendem cachos de sementes, sendo estas mais que as folhas dos mesmos
Penso que quanto á muda, é uma questão de esperar mais um pouco.
[ ]s
 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Jul 07, 2008 9:08 am Assunto: |
|
|
Olá Antonio Castro,
obrigado pelas informações.Vou aguardar...quem sabe logo estarei colhendo sementes também!
Ivanil |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 6:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano tudo bem?
Obrigado pelo incentivo
Olha eu na verdade não sei o nome dela, nuns lados dizem ser Evarest, noutro lê-se Baccata , o que sei é que é a mais comum nos Centro de Bonsai e têm as maçãzinhas bem pequeninas...
tipo estas aqui
http://www.giardinaggio.it/bonsai/cercailtuobonsai/Melo/maluscommunis_s.jpg
http://www.bonsai-art.com/bildmaterial/schulepflegebilder/malus.jpg
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.parlonsbonsai.com/IMG/jpg/malus.jpg&imgrefurl=http://www.parlonsbonsai.com/Malus-baccata.html&h=375&w=499&sz=31&hl=pt-PT&start=268&um=1&tbnid=tx1f0iI1Z92sJM:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dmalus%2Bbonsai%26start%3D252%26ndsp%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
As minhas foram germinadas dos caroços que retirei das maças que ocasionalmente recolhia caidas no chão ou das bancadas quando ia ao Centro que costumo frequentar...e mesmo assim é/foi difícil, porque poucas (muito poucas) maças chegam a ter caroços...foi pura sorte.
Estado delas a 30-03-06
Estado delas a 19-04-06
Estado delas a 07/05/06
Estado delas a 17/08/06
...só fiquei com uma delas, as outras duas dei-as a colegas da minha Associação, quando as separei as raizes eram tão bonitas e compridas que fiquei com pena de as deitar todas fora, assim fiquei com uma e voltei a plantar,...um mês depois já tinha folhas e ofereci-a também a outra colega da Associação.
Eu costumo aproveitar sempre uma ou outra raiz, ou ramo mais interessante do excedente das podas, aquando das actividades de grupo, (apenas um de cada vez)...o pessoal como sabe que tenho pouco espaço, e arvores já não faltam...ás vezes olham como que a pensar, para que raio é que ele quer aquilo ...mas a verdade é que ali está um projecto em potencial, só temos que ter paciência e um pouco de sorte para sermos bem sucedidos...e quando assim é, uns meses mais tarde, seguramente alguém ficará contente, serve até para me descartar dos vasos chineses que vêm a acompanhar os Bonsai mais baratos e que são sendo substituidos .
Tu também tens uma evarest não tens??? se não estou em erro, penso que havia por cá umas fotos dela toda florida ao pé do teu Filhote, não era ?
Grande abraço,
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 7:17 pm Assunto: |
|
|
É isso aí amigo, tenho uma Mallus everest, e vi que a Baccata é bem diferente, creio q as frutas são menores, pelo menos é a impressão que tive.
A minha naquela época:
Bem lembrado...
Grande abraço amigão,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 10:46 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Castro
Depois de ver o link daquelas belas fotos emsua postagem do Carvalho, fiquei com vontade compartilhar com vc uma visão que tenho todas as terças e quintas-feiras ao levar minha filha menor à natação.
Esse terreno fica bem em frente a escola e está a venda. Uma casa com vista para as montanhas.... seria muito bom acordar e dar de cara com tão bela vista.
Quanto a MP que lhe enviei, a flor da Calliandra é essa...
Grande abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|