|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jun 27, 2005 3:36 pm Assunto: Bonsai Árvore de Mil Facetas |
|
|
Bonsai Arvore de Mil Facetas?
Sim. Quantas vezes não pegamos uma árvore e nos sentimos intimidados, pois ela não mostrava-se para nós, como se não tivessemos ainda a sua confiança? Mas com o tempo vamos adquirindo mais contato com essas belas árvores e vamos vendo o que elas nos contam, e notamos que o seu rosto esta la em meio ao emaranhamento de ramos e galhos só que por pura ignorância ou falta de confiança não o vemos, mais é somente questao de tempo, ate pegarmos a intimidade com esse ser vegetal que tanto amamos. Ai fica a minha pergunta: Como é identificar a frente de um Bonsai ou planta em potecial para você amigo Bonsaista?
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Seg Jun 27, 2005 7:19 pm Assunto: BONSAI ÁRVORE DE MIL FACETAS |
|
|
legal sua dicertação amigo ILLEX. Acho que ainda melhor do que replantar uma árvore, remodela-la, pinçar cada gema uma a uma, dar forma a sua imaginação através das técnicas ou de pura intuição, é você observar a cada dia as mudanças por menores que sejam, sonhar com a forma que a árvore quer ter, é ver surgir um minúsculo botão que em breve se tornará uma bela flor, praticar bonsai é voltar a ser criança, é dar valor as coisas simples e no entanto mais belas da vida. Atila  |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Jun 27, 2005 7:38 pm Assunto: |
|
|
Realmente achar a frente ideal é complicado, às vezes rodamos a árvore toda, por várias vezes e nada...
Por outras vezes, batemos o olho na planta e vemos de cara a frente dela...
Eu sempre opto por não podar nada que possa fazer falta no futuro, a pior sensação é a de cortarmos um galho e depois vermos que ele era um galho fundamental na formação da copa...
Um abraço. |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 27, 2005 11:48 pm Assunto: Illex |
|
|
Illex,
Gostei das suas palavras. Acho que vc leva jeito com elas.
Sobre como escolher frente para bonsai, quando eu passar por esse problema eu te digo, rs. Acontece que ainda não consegui fazer meu primeiro bonsai...
Abraço,
Fábio |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 10:48 am Assunto: |
|
|
Encontrar a frente do bonsai é algo muito relativo. Há árvores que nos mostram de imediato, logo à primeira vista - é quando nos identificamos por ela.
Para mim, a frente de uma árvore ou de um bonsai deve me causar um impacto de contemplação vista por aquele ângulo. E isso se deve a um conjunto de características que me trazem sensações: a forma e a beleza na distribuição de raízes quando formam o nebari, o tronco, o conjunto de galhos e ramificações, e a copa - a harmonia do conjunto e paisagem!
Nem sempre a "frente" tem a ver com o visual que queremos, que nos sentimos bem em admirar. Muitas vezes precisamos fazer um grande exercício para encontrá-la (mas ela está ali!) - é como se tivesse faltando ou existindo algo a mais na composição... É uma questão de estudo, que sem dúvida será solucionado com o tempo ou com a arte.
O exercício é o melhor caminho!
Um abraço a todos.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 11:52 am Assunto: |
|
|
Olá Illex !!!
Gostei deste tema colocado por você !!!
O interessante disto tudo, creio eu, é quando olhamos a planta e simplesmente "não vemos nada", ela, a planta "não nos diz absolutamente nada". Comigo já aconteceu várias vezes o seguinte: olho a planta e nada vejo, deixo a mesma de lado alguns dias e volto a pegá-la e nada. Aí esqueço. Deixo-a quietinha.
Um belo dia resolvo olhá-la e lá está ela me dizendo o que quer que eu faça e aí é mãos a obra.
Quanto escolher a frente da planta.... às vezes custa muito também. Ocorre de escolhermos uma frente e o outro achar que a frente deveria ser mudada. Costumo dizer que faço a planta para mim, então a frente escolhida é a que melhor me agrade.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 2:34 pm Assunto: |
|
|
Bom mesmo este tópico !!!
Pelas palavras dos colegas, acredito mais ainda que esta tão maravilhosa arte depende muito do estado de espirito do artista e da harmonia que deve existir entre ele e a árvore no momento que sentam-se frente a frente... apesar de termos em mente algumas regras ou o dom artístico que possam auxiliar na escolha da frente ou do melhor estilo, se hoje existir algo prejudicando essa harmonia, por mais que queira, não há encontraremos... talvez isso explicaria o que acontece quando nada vemos e chega outra pessoa e rapidamente nos mostra um bom caminho...
e os mestres pela longa experiëncia, conhecimento e prática, vivem em constante harmonia com as plantas!!!
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 3:24 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Que bom que gostaram do topico espero q outros amigos comentem tbm, acho mto importante esse assunto, pois mostra o estado de espirito de cada Bonsaista aqui no Forum, seja ele visitante ou frequentador. Bem Achei mto interessante o comentario de cada pessoa, e ver o quao somos parecidos em meio à arte e ao mesmo tempo tao diferentes em relação às nossas árvores.
Abraços a todos:
Illex |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|