Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego PG
Registrado: 03/05/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Ponta Grossa
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 5:26 pm Assunto: Piracanta atualização 21/06/2011 |
|
|
Olá amigos...
na semana passada adquiri este pré bonsai de Piracanta e estou espondo ela aqui para receber sugestões sobre a sua estilização, seguem algumas fotos da planta.
Abraços!
Editado pela última vez por Diego PG em Ter Jun 21, 2011 11:35 am; num total de 5 vezes |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 46 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 6:22 pm Assunto: |
|
|
Oi Diego, que beleza de piracanta!!
Bem, eu escolheria como frente a foto 2, tem um belo bebari, um bom movimento de tronco e pelo que pude perceber já é quase um moyogi.
Não conheço muito o desenvolvimento das piracantas, mas se puder fazer desfolha, seria melhor para a definição dos galhos.
Mas aguarde sugestões dos mais experientes, ok!!
Parabéns!! _________________ Franciane |
|
|
 |
Leonardo Sanches Previti

Registrado: 09/06/08 Mensagens: 13 Localização: São Bernardo do Campo
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 6:26 pm Assunto: |
|
|
Olá Diego,
Acho que ficaria bom montar seu piracanta no estilo Moyogi (ereto informal). Espere sua planta crescer mais um pouco, e depois transporte-a para o vaso específico e faça a aramagem nela.
Um abraço,
Leonardo |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 8:09 am Assunto: |
|
|
Belo material Diego...
Tem um bom futuro...mas sugiro deixa-la ai por enquanto, esperar mais perto da primavera para fazer a desfolha e posteriormente o replantio.
Quando fizer a desfolha, posta novas fotos para avaliação e sugestões do pessoal.
Na segunda foto, tem uma raíz saindo por cima das outras, seria interessante remove-la para um melhor nebari. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 5:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Diego, a época atual é a mais indicada para proceder a uma desfolha completa em sua piracanta. Isso irá permitir uma visualização mais detalhada, além de mostrar a vc quais galhos deverão ser cortados fora, e quais os que deverão permanecer, dentro do estilo sugerido: moyogi.
Como todos os galhos parecem alongados em demasia, após a desfolha completa, corte-os, reduzindo até ficarem com um terço desse tamanho atual. Observe que isso irá propiciar novas brotações, ramificando melhor e favorecendo o crescimento e a densificação posteriormente.
Conquanto vc possa fazer essas intervenções agora, evite: aramar, replantar ou reenvasar, podar raizes. Esses trabalhos sim é que deverão ser realizados apenas na primavera, ok? Até lá, vc poderá ir adubando sua planta (mesmo estando no inverno isso é possível). Use adubo liquido, diluindo 40 gotas em 10 litros de agua, regando com essa solução a cada 15 dias.
Piracantas gostam de sol, de vento, de chuva. Mas respondem bem tambem ao frio e suportam bem geada. Então, não se preocupe em superproteger sua planta. Mantenha apenas as regas mais espaçadamente, evitando encharcamento do solo. Aconselho, para favorecer a oxigenação nas raízes, perfurar a lateral e o fundo do vaso plastico onde ela está. Faça furos com uma broca da espessura de uma caneta bic, aproximadamente, ou então use um ferro de solda quente, para isso. Apenas não penetre em demasia para não prejudicar as raizes. Feito os furos, coloque o vaso sobre uma base qualquer, para que ocorra a circulação pelo fundo tambem.
Após desfolhar, e cortar o excesso de galhos, deixando apenas os melhor posicionados visando o estilo moyogi, poste fotos aqui, para apreciarmos, ok? Ótima aquisição essa sua. Parabens. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 6:56 pm Assunto: |
|
|
Diego
As dicas já foram bem dadas pelos amigos foristas!
Então deixo apenas um desenho tosco de como podes estilizar esta pequena árvore:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Diego PG
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 8:59 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas sugestões, vou seguir as sugestões dadas aqui e na seguencia postarei masi fotos dela evoluindo.
Abraços! |
|
|
 |
Diego PG
|
Enviada: Qua Jul 16, 2008 12:22 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos...
Seguem fotos da minha Piracanta após um trabalho realizado por um amigo, Denis Freitas aqui da minha cidadde onde ele foi me passando algumas dicas...
Está será a possível frente, vamos deixar o galho da direita engraçar mais para formar melhor a base da árvore, o Nebari também será melhorado e levemente coberto na seguência.
Aguardo comentários.
Abraços! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jul 17, 2008 9:15 pm Assunto: |
|
|
Diego
Muito bom... a árvore já está começando a aparecer!!!
Acho que poderia inclinar mais a parte do tronco mostrada abaixo, para ganhar mais movimento:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Diego PG
|
Enviada: Sex Jul 18, 2008 5:21 am Assunto: |
|
|
Legal sua idéia...eu e meuamigo estavamos pensando em usar um pequeno broto que está nesta parte em que vc mencionou como ápice no futuro, para dar mais proporcionalidade a planta, mas valeu pelo comentário.
Abraços! |
|
|
 |
Diego PG
|
Enviada: Seg Out 19, 2009 8:26 pm Assunto: Piracanta 20/10/09 |
|
|
Boa noite a todos, muito tempo depois aqui estou eu novamente, quero compartilhar com vcs a evolução da minha PIRACANTA, segue uma foto de como ela está hoje, sugestões são bem vindas.
planta inteira
Nebari
Floração
Abraços![/b] |
|
|
 |
Diego PG
|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 5:14 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde a todos...
Estou trazendo apenas algumas fotos da minha piracanta no estado em que ela se encontra, em breve vou poda-lá para aparecer melhor a sua forma e posto fotos...
Por inteiro.
Frutos.
Opiniões são bem vindas.
Abraços! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 6:26 pm Assunto: |
|
|
Ta bem bacana ela. parabéns. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 9:53 am Assunto: |
|
|
está se saindo bem na condução dela. Parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Diego PG
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 8:35 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos...
Estou aqui postando fotos da evolução da minha Piracanta, hoje transplantei para u vaso de trinamento e realizei desfolha, será necessário mais algumas intervenções, mas já dá pra terem uma idéia de como ela está hoje, sugestões são bem vindas
No antigo pote
Vista de cima
No vaso antes da desfolha
Já desfolhada
Desfolhada 2
Abraço! |
|
|
 |
|