|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
flyneker
Registrado: 15/07/08 Mensagens: 13 Localização: Porto Nacional-TO
|
Enviada: Qua Jul 16, 2008 3:59 pm Assunto: Gostaria de ajuda para fabricar meus próprios vasos. |
|
|
Olá pessoal sou inciante nesta linda arte milenar, gostaria se possível alguém me ensinar ou vender algum material similar de fabricação de vasos, pois me ineteresso em fabricar os meus próprios do início até chegar a parte da esmaltação, se alguém puder por favor me ajudem, moro no tocantins e tenho sementes de flamboyant vermelho, jasmim laranjeira, daqui a 2 meses começa a coleta de sementes das árvores do cerrado como ipê roxo, ipê amarelo,sucupira, caliandra, leucena entre outras é o que tenho para oferecer, se alguém se interessar em me ajudar ficarei muito grato. |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 16, 2008 6:08 pm Assunto: |
|
|
Bom meu camarada,
se você sair fuçando pelo fórum verás que tem muito material desse tipo, principalmente no tópico FAÇA VOCE MESMO.
Dá uma conferida lá, tem muita coisa boa.
Ja vi tópicos de vasos de cimento, argila, até vasos de madeira feitos de rodapé...confere lá!!
Abraço |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Qua Jul 16, 2008 9:50 pm Assunto: Vasos de cimento !!! |
|
|
Olá Fly....!!!! tudo bom???
Eu bolei aqui em casa mesmo, um vaso feito com cimento, areia e pedrisco, e utilizei aquelas formas de plástico que a gente encontra em lojas de R$ 1,99.
Posso lhe enviar um passo a passo bem fácil de entender. tá a fim????
E olha, o custo de casa vaso???? sei lá, só sei que é super baixo.rrsrsrsr
Abraços
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jul 17, 2008 12:32 pm Assunto: |
|
|
No site dos amigos do nordeste do país tem um passo a passo bem legal. O site www.nativosdodordeste.com.br bem legal. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 11:54 pm Assunto: |
|
|
Ops, desculpa pegar a ponga do seu post. Mas levando em consideração o fato de termos assuntos em comum, vou aproveitar então o seu espaço aqui (dá licença?). Eu até que gostaria de fazer o meu próprio vaso, mas aqui não encontraria lugar algum para "queimar" o vaso. Sendo assim, seria possível, por exemplo, queimar o barro de argila no forno comum?
Abraços e aguardo resposta dos expert's. _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 9:27 am Assunto: |
|
|
Fly e Jamerson, considero ótima vossa disposição em aprender e também vir a fazer os próprios vasos. Há vários anos estou trilhando este caminho, com algum sucesso e também muitos insucessos. Neste período pesquisei, conversei pessoalmente com vários ceramistas, visitei ateliers de produção, fornos de queima, etcc..Obtive sucesso nos processos de produção de vasos simples, como as diversas receitas que os amigos postaram acima e que de fato podem resultar em vasos bem interessantes. Estas receitas que os amigos citam são de fácil acesso e com um pouco de trabalho e dedicação, são bem eficientes. Quando falo em insucesso, me refiro especialmente a confeção de vasos de qualidade. É que falar em qualidade tem que se falar obrigatoriamente em "queima de argila em alta temperatura - 1.200 a 1.300 graus".
Fly, vi no seu tópico que falou em fazer vasos desde o início até a esmaltação. Aí é que está a dificuldade. A esmaltação eficiente é a esamltação em alta temperatura. Para se chegar a esta temperatura é necessário forno especificamente construído para isso. Existem fornos à venda no mercado, fornos, elétricos, a gás, a óleo, etc... E também é possível se construir um forno de barro, normalmente bem grande, com queima a lenha, mas que para chegar a esta tempertaura demanda uma série de fatores que nem vou enumerar aqui, pois resumindo é absolutamente inviável para quem quer apenas fazer "seus" vasos. (Pesquise na net por ex. Forno Noborigama, entre outros modelos). Também tem o processo de fabricação do vaso de barro em si, que é beeeeemmm mais complexo do que imaginamos no início. Tive a oportunidade de experimentar o torno do que é considerado dos melhores ceramistas do Brasil, nosso amigo Izumi. Só então percebi o quanto é necessário treino e dedicação para transformar uma bola de argila em um vaso ao menos aceitável. Mesmo o preparo da argila depende de um processo bem complexo com a adição de produtos para evitar rachaduras, estabilizar a argila, etcc. A origem da argila também é de vital importância. O grande mestre bonsaísta Pedro Morales que é também um artista, me falou em Ribeirão Preto no Bonsai 2012, que chegou a comprar um torno, fez um curso de 3 meses e desistiu, vendendo inclusive o torno que havia comprado. Veja o grau de dificuldade...
Jamerson, aqueima de vaso simples (estes de barro vermelho, ou claros, dependendo da argila de origem...) é feita em fornos por volta dos 800 graus (que é considerada queima de baixa temperatura) Um forno comum que você cita, não passa muito dos 300 graus, ou seja: sem chance...
Mesmo a 800 graus, o vaso fica por demasiado poroso e relativamente frágil. Claro que pode ser usado, sme problemas, mas sou obrigado a alertar, sob pena de ser contestado, de que ele nunca poderá ser considerado um vaso de alta qualidade. Mesmo a esmaltação se for feita nesta temperatura não tem boa qualidade. Por exemplo: vasos Petrópolis esmaltados em baixa temperatura, com o frio aqui do sul, começam a trincar, rachar, quebrar...Além disso a argila que é formulada para queima a 800 graus não serve para alta temperatura, do mesmo que modo que uma argila formulada para alta temperatura se queimada a 800 graus fica mais frágil do que a argila comum.
Desculpem a extensão do post, mas teria muito mais a ser dito. Ao menos creio que com estas citações, mais as dos colegas você terá elementos para pesquisar e ir mais a fundo.
Para começar a treinar com este assunto, sugiro que siga as dicas mostradas pelos colegas acima, confeccionando incialmente seus vasos mais simples, enquando vai se familiarizando com o assunto. Sucesso!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 28 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 9:41 am Assunto: |
|
|
Eu mesmo faço meus vasos, porque aqui onde eu moro não tem muitas lojas especializadas em bonsai, fiz tres vasos e pelo jeio vou ter que fazer mais por conta de estar de olho em varias outras plantas.
 |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 8:10 pm Assunto: Vasos de cimento |
|
|
Ola pessoal,vendo seu post aqui vai minha humilde colaaboraçao quanto a fabricacao de vasos de cimento que mesmo faco enbora aqui na minha regiao se encontra vasos para bonsai de todas as formas mais cuustam uma fortuna.Uso potes plasticos aaqueles de 1,99 e os passos sao os seguintes:
1-faco a argamassa de 2X1 e deixo a mesma com a textura de uma geleia de frutas,uso areia fina pois fica lisinho o vaso;
2-depois preencho o pote plastico com esta massa ate encher bem;
3-deixo secar um pouco e depois com uuma espatula,colher ou outras ferramentas que ocupo na hora vou raspando o interior para tirar o excesso de cimento deixando a espessura do vaso que quero.
4-depois deixo no sol por dois dias para secar bem e desenformo,vou tirar umas fotos dos meus vaasos e postar aqui ok.
Esta foi a melhor forma que me adaptei com o cimento e com o excesso as vezes acrescento um pouco mais de cimento molho um pouco e aproveito para fazer uma vaso menor e faco o processo todinho novamente o que sobra de argamassa no final jogo fora assim o custo do vaso fica muito baixo e o excesso que jogo fora nao chega a ser um grande desperdicio.
Espero ter ajudado .
Abraços |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
MUITO BOA SUAS COLOCAÇÕES ÉLIO.
POR ACASO VC SABE QUANTO O COLEGA ESTA VENDENDO O TORNO?
ABÇ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 10:48 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, você se refere ao torno do Pedro Morales? Ele é de Porto Rico e já vendeu o torno...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 10:51 pm Assunto: |
|
|
Ok, amigo Elio!
Amanhã mesmo vou dar uma volta na cidade para reconhecer os pontos e preços da queima dos vasos. Obrigado! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Jun 20, 2012 1:26 pm Assunto: |
|
|
ata, blz então élio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|