Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Lima 1.o PASSO

Registrado: 24/04/08 Idade: 41 Mensagens: 119 Localização: recife-pe
|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 14, 2008 9:14 pm Assunto: Litoral Nordestino |
|
|
Zé
Aqui no Nordeste não existem estações do ano, apenas um período chuvoso e ameno e um período seco e quente. Ao menos na região litorânea, o melhor período para transplantes e podas vai de junho a setembro, acompanhando o tempo ameno.
Portanto, pode estilizar e transplantar sua eugênia e seu ficus agora, pois não virá uma primavera em nossa região. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 15, 2008 3:06 pm Assunto: |
|
|
ola ferreira,
que bom saber disso..entao vou colocar a mao na massa e trab minhas mudas nesse final de semana....
agora vamos esperar mais opinioes dos amigos do forum....quero saber qual estilo seguir e se devo colocar ele no escorredor ou em um vaso..... _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jul 17, 2008 9:22 pm Assunto: |
|
|
Zé
O amigo Ferreira disse tudo!!!
Dá pra ver que este foi um daqueles ficus trançados que com o tempo os troncos fundiram-se
Eu acho que os galhos muito compridos pouco possam ser aproveitados, então cortaria logo acima daquela primeira folhagem:
Assim:
Desta forma, provavelmente brotações mais baixas podem ser aproveitadas  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Jul 17, 2008 10:05 pm Assunto: |
|
|
Amigos conterrâneos,
Uma técnica interessante para ajudar a engrossar o caule seria colocar a planta em um vaso espaçoso e ao redor do caule um vaso menor, que ficaria sobre o substrato do maior, mas dando passagem na parte inferior.
Com um substrato orgânico, porém drenante, e adubação neste vaso pequeno, a planta tende a emitir mais raízes aéreas nesta região e a engrossar as que já possui, eliminando mais rapidamente as cicatrizes do tronco trançado, além de melhorar ainda mais a forma do tronco com o ganho de raízes aéreas.
Procedi desta forma com um Benjamina trançado e o resultado foi muito bom e mais rápido que imaginava...
Boa sorte amigo Zé.
Franz Lopes |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 9:26 pm Assunto: |
|
|
oi alexandre,
efetuei a poda e coloquei numa bacia maior e mais rasa...ficou alguns galhos, eu desfolhei todos e coloquei eles na horizontal pra ver se mais na frente consigo um Estilo ereto formal ou Chokkan....
oi franz,
Muito obrigado pelo conselho e o relato de sua experiência com o seu fícus, segui o seu conselho e coloquei uma garrafa de dois litros recortada envolta do tronco....o que você colocou você tirou com quanto tempo???
Essa semana que vem eu posto as fotos....
Abraços.... _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 9:37 pm Assunto: |
|
|
Olá Zé. Como vai?
Tenho dois exemplares que mantenho nesta técnica a algum tempo, ainda não retirei o vaso em torno do tronco. Pretendo deixar por mais um ano , pelo menos.
Utilizo no substrato deste vaso, 1/3 de terra vegetal, 1/3 de caco cerâmico e 1/3 de casca de pinus. Mas pode variar o material e a proporção, sendo fundamental garantir drenagem e alguma matéria orgânica.
Também procuro suspender a adubação no vaso principal por algum tempo, mantendo a adubação apenas no vaso menor, isso ajuda na produção de novas raízes nesta região.
Mas deve ter muito cuidado com o excesso de umidade neste vaso pequeno, as regas devem ser feitas o mínimo necessário no substrato deste vaso. O objetivo é evitar apodrecimento do tronco ou fungos nesta região.
Boa sorte.
Franz Lopes |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 9:47 pm Assunto: |
|
|
oi franz. tudo bem e com vc???
Muito boa essa sua ultima observação a respeito da umidade no vaso menor....vou ficar atento a isso pra evitar o apodrecimento das raízes....
Eu gosto muito dos fícus, eu tenho 5 deles em meu apartamento...e quero muito bem mais na frente ter um bonsai de fícus de grande porte...
Eu vi uma técnica bem parecida com a que você utiliza mais sendo com a aplicação de esfagno em volta do tronco...
Você utiliza algum enraizador???
Abraços.... _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 10:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Zé.
Não tenho utilizado nenhum enraizador em nenhum procedimento. Mas creio que o hormônio ajude bastante na brotação das novas raízes.
Abraços.
Franz Lopes |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 10:07 pm Assunto: |
|
|
ok Franz...
eu tenho utilizado vitamina B (tiamina) como enraizador e vem funcionando muito bem....
abraços.... _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
|