FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de romã, coloração das folhas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
laly_qmc

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 2:30 pm    Assunto: Bonsai de romã, coloração das folhas Responder com citação

Olá!
Faz um tempinho que estou afastada do forum, há algum tempo tenho notado que o meu pré bonsai de romã está com as folhas irregulares e com tonalidades diferentes.
Faz 3 meses que eu passei ele para o escorredor, a pouco as raizes sairam por baixo e coloquei ele em uma bacia, no substrato da bacia coloquei NPK 4 14 10,em granulos; torta de mamona; NPK 10 10 10 pó; e coloquei tb um pouco de fertilizante liquido 8, 8, 8 NPK. Não sei o que aconteceu, as raizes eram branquinahs e agora estao marrom e vejo que secaram um pouco e não se desenvolveram muito, as folhas tem caido, mas nao em excesso, e estao desproporcionais. eu acho que não foi bom para ela a bacia e estou pensando em setembro retira-lo, não sei se a coloração e a desproporcionalidade das folhas sao comuns para esta estação (inverno) tenho regado ele quase sempre pois aqui no sul tem dado dias quentes e tenho deixado ele pegar sereno tambem, noto que não há nenhuma praga nele e o substrato do escorredor ficou um pouco compacto, pode ele agora bem baixinho pois algumas folhas estavam bem secas. O que eu posso fazer para que ele consiga florescer esse ano? É normal esses acontecimentos no inverno?
Mto obriagda a todos!!!

p.s desculpe nao tenho como colocar uma foto dele no momento, espero q consigam me ajudar mesmo assim
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 4:15 pm    Assunto: Responder com citação

Meu bonsai de romã fica um pouco mirrado no inverno mas mesmo assim da frutos, acho que vc exagerou na adubação da bacia, acho melhor retirar desse monte de adubos que devem estar queimando as raízes da sua romã, pode ser que ela ainda se recupere, da proxima vez que preparar uma bacia para a mamadeira, vá devagar com os adubos.
O excesso de adubos não faz a palnta crescer mais e rápido, leia as matérias do forum, que são excelentes, a respeito da "mamadeira".

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

laly_qmc,
o amigo Alfamega já deu uma boa indicação do que pode estar acontecendo: o excesso de adubo químico deve estar prejudicando as raízes da sua romã. No início da primavera você pode transplantar para outra mamadeira, mas desta vez coloque apenas adubo orgânico. No escorredor você pode continuar com adubação química mas nada em excesso.
Se você pudesse postar uma foto, seria mais fácil para fazer um diagnóstico mais acertado...
Tenho algumas romãs que perderam todas as folhas no inverno mas agora estãocom frutos e brotação nova.
Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!
Acho que os amigos já falaram tudo, de preferência à adubação orgânica na mamadeira, húmus de minhoca, galinha etc.
Quanto às folhas, a romã faz parte das plantas caducifóleas, essa plantas tem folhas que caem em épocas de menos insolação. Minhas romãs no invero tb apresentaram esse comportamento, as folhas ficaram amarelas e depois caíram. Depois com a volta de tempo ensolarado as folhas voltaram a aparecer, brotinhos com folhas menores. Essa desproporção que vc fala pode ser entre folhas de novas brotações e as remanescentes de brotações antigas!
Espero ter ajudado!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: