FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA COM PLANTA ECONTRADA NUMA CAÇAMBA DE ENTULHO...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RaphaelBT

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 12:18 pm    Assunto: AJUDA COM PLANTA ECONTRADA NUMA CAÇAMBA DE ENTULHO... Responder com citação

Olá pessoal!!! Voltando para casa hoje encontrei esta planta jogada em uma caçamba de entulho.. Resolvi pegar para tentar salvá-la e transformá-la em um bonsai futuramente..
Segue abaixo as fotos para vocês darem uma olhada... Ela me parece que está secando pela sua folhagem... Não sei qual a espécie também..

O que vocês acham que poderia ser feito com ela??? Alguém tem alguma dica para a espécie???

Se puderem me ajudar ficarei muito grato!! Qualquer dica será muito bem-vinda!!!

Abraços!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Tavares, que achado hein??
Pelo aspecto do tronco e as poucas folhas que vi me parece uma Jabuticabeira.
As folhas queimadas podem ser por varios motivos, desde falta dágua até a planta não ter mais para onde se desenvolver. Eu faria em primeiro lugar uma desfolha, diminuiria a altura dela e trocaria este substrato que já deve estar compactado demais. Depois dela se estabilizar bem começaria dai sim a pensar em transformar ela em alguma coisa !!!

Mas é minha humilde opnião !! Grande abraço e se poder ajudar mais !!

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RaphaelBT

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Léo!!! Tudo bomm??

Pois éh.. Quando bati o olho nela não acreditei.. Hehehehe..
Será que se trata de uma jabuticabeira então?? Não tenho a mínima idéia..

Então.. Ela está neste torrão ainda.. Não mexi em nada.. Apenas reguei o torrão de terra..
Aonde devo efetuar a poda para diminuir a altura dela??? Se possível, você poderia reconstituir a poda no tronco para mim??
\o/

Obrigado pelas dicas!!!
Abraçãooo!!!
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Rapha com certeza é uma Jabuticaba. Faça rega nela umas duas vezes por dia até surgirem novas brotações. Não adube ela agora. Corte o tronco mais ou menos assim:

Desculpe pelo desenho tosco é que estou em outro computador, não o meu, e esse não tem Photo Shop.
Espero ter ajudado.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Raphael,
pelo jeito parece mesmo ser uma Jabuticabeira. A jabu é muito resistente, pode ser que ainda consiga salvá-la seguindo as orientações dos amigos; procure também não deixá-la exposta a muito vento nesse período de recuperação.
Apesar de ser considerada alta para um bonsai ela tem uma estrutura interessante com movimentos sinuosos imitando as curvas naturais dos galhos na Natureza. O que vou propor destoa dos estilos tradicionais mas uma opção seria manter mais ou menos a estrutura original e depois que a planta se recuperar, colocá-la num conjunto escorredor/mamadeira para aumentar o calibre dos troncos e galhos. Se fosse minha eu faria isso com certeza porque já tenho outras Jabuticabeiras sendo educadas para MOYOGI, HOKIDASHI e FUKINAGASHI por exemplo... mas veja bem é só a minha opinião...
Caso queira fazer uma poda mais radical segue uma tosca projeção tomando por base a primeira foto:

As duas são a mesma idéia, apenas na primeira escolhi um vermelho muito ruim de contraste!!
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
RaphaelBT

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!!! Agradeço de verdade a ajuda que estão me dando!! Gostei muito das duas projeções.. Vou ver se essa semana já efetuo a poda drástica e posto fotos para vocês avaliarem... Se alguém tiver outra projeção em mente.. Peço que se manifeste.. Pois novas opniões sempre serão bem-vindas!!!
Faço a poda e passo-a para um escorredor?? Ou deixo ela neste mesmo torrão de terra???
Se tiver que passar para o escorredor vou ter que efetuar uma poda em suas raízes também.. Há algum problema quanto a isso???

Essa jabuticabeira deve ter em média uns 2m de altura...
Pelo jeito este exemplar terá que ficar um "pouco" alto mesmo néh?? Prefiro os menores...
Hehehehe..

Abraçãooo!!!!
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Rafael !!!
Seguinte tem um outro topico aqui no forum que é do amigo Charles que fala de uma jabuticaba também, dê uma olhada pois vale muita a pena e ele dá um show e também muitas dicas sobre o cultivo da especie !!!
Posso te dizer com toda a certeza que se esta planta se salvar e se recuperar e você ter um pouco de paciencia está planta vai ficar muito bonita !!!

Abraços !!!

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 23, 2008 7:48 am    Assunto: Responder com citação

Raphael a projeção do amigo Édson é muito boa. Pode segui-la se quiser um bonsai menor de uns 60cm. Agora deixe ela se recuperar melhor. Não mexa nas raízes agora não. Ou seja nada de escorredor e mamadeira pois ela está muito debilitada. Não sabemos o motivo que seu ex-dono desperdiçou essa maravilha de planta que tem excelente potencial visto os seus galhos grossos. Se ela se recuperar até Novembro te aconselho aí sim mexer nas raízes dela. Pois estaremos ainda na primavera.

Mantenha a gente informado sobre ela. Dúvidas pode perguntar. Amo essa espécie e admiro muito quem tem algum exemplar.
RaphaelBT

MensagemEnviada: Qua Jul 23, 2008 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leooo!!!
Já tinha visto este tópico.. Que por sinal é um lindo exemplar né..
Fiquei impressionado.. Gostei pra caramba da planta dele.. Oo''
Hehehehehe..
Vou dar uma lida no tópico todo depois.. \o/
Vlw pela dica!!!
A próposito.. Hoje raspei a unha em seu tronco e ele está verdinho ainda.. É um bom sinal!!! =D

Fala Marcos!!!
Irei seguir a projeção do Edson então!!
Amanhã irei efetuar a poda... E vou transferí-la para uma bacia.. Deixando 1/3 da sua terra original e misturando com um substrato com telha e terra organica.. O que me diz???
Obrigado pela ajuda!!!!
Irei para um sítio.. Só volto no sábado.. Assim que chegar posto novas fotos..

Abração a todos!!!!
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 23, 2008 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Rapha eu não mexeria nas raízes agora não. Ela está muito debilitada. Pode ser fatal. Já que o tronco ainda está verde como você diz é bom sinal sim amigo. Tem chances de ressuscitar essa bela planta. Faz o que o seu intuito mandar. Se acha que deve mexer nas raízes agora aconselho usar um bom enraizador depois do transplante.
RaphaelBT

MensagemEnviada: Qua Jul 23, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, não irei mexer nas raízes agora não.. Só vou transplantá-la para um outro recipiente para dar uma descompactada no substrato..
\o/
O que achaa???

Abraçãoo!!!
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 7:30 am    Assunto: Responder com citação

Aí então está bom. Só um transplante para um vaso ou bacia maior para dar espaço para as raízes poderem desenvolver. Ótimo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: