|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jul 21, 2008 4:22 pm Assunto: Aranhiço vermelho |
|
|
Amigos cuidado, com este tempo seco de SP, o aranhiço vermelho ja está atacando e quanto mais demora em tratar do bonsai o estrago pode ficar tão grande que leva nosso Bonsai à morte. Ja tive um pinheiro negro de 23 anos atacado . _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 7:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Alfamega
Eu este ano também tenho andando a braços com uma praga dessas.
O Aranhiço veremelho (Panonychus ulmi) são ácaros pequenos com um pouco menos de 1mm de comprido, movem-se com uma certa rapidez, e lembram minusculas aranhas.
Causam descoloração das folhas, e encontram-se no solo, troncos e ramos das arvores.
Os acaricidas são eficazes contra os ovos e larvas móveis, mas de igual forma têm-se registrados fenómenos de certa resistência quando se administram organofosforados,.
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Organofosforados/PAGES/generalidades.htm
È um parasita que pouco exigente, tanto ataca árvores, de fruto ou não, assim como não renega qualquer arbusto ornamental que se lhe apresente.
Tem como sintomas os bronzeamento da folha seguida de queda prematura.
Localizam-se mais ou menos facilmente a dos adultos na parte de trás das folhas, sendo mais difícil detectar a presença dos ovos, larvas, ninfas.
Tem como estrago principal a queda prematura das folhas.
As fêmeas medem aprox. 0.4mm de comprido e são de cor vermelha; patas curtas com coloração clara., São larvas de 6 patas.
Os ovos são colocados no inverno nos rebentos mais jovens e pequenos ramos, eclodem entre em fins do Inverno até ao fim da Primavera, durante o verão vão-se sucedendo as várias gerações, sendo que no inicio do Outono a população vai decrescendo, caso não tenham sido irradicada com eficácia, estes voltam a um novo ciclo reprodutivo, dando origem a novas posturas de ovos.
Em alguma literatura que tenho sobre o assunto, de onde cruzei a informação acima referida recomendam a utilização por exemplo do “Amitraze” como combate ao mesmo, mas também alertam para o problema de se evitar criar fenómenos de resistência, razão pela qual os tratamentos não devem ser repetitivos, assim como os produtos a utilizar...”mais” não significa eficácia/sucesso.
http://www.bayercropscience.pt/internet/produtos/produto.asp?id_produto=105&id_subactiva=74
atenção que como podem ver o produto tem como Classificação Toxicológica ( NOCIVO )
Por isso devem ler com atenção as fichas de segurança, como aliás se recomenda a todos os outros, seja ele qual for
http://www.bayercropscience.pt/internet/produtos/produto.asp?id_produto=105&id_subactiva=74#sds
Eu tenho recorrido a este
http://www.casaqueridos.com/?opc=prod&grupo=17&familia=101&df=KB%20FONGYS%20DUO%20PRONTO&pags=1
E vou fazendo a rotatividade com este outro aqui, mas apenas intervenho quando verifico que a coisa está a ganhar contornos mais preocupantes.
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.luso-bonsai.com/mmedia/01002_loja_g.jpg&imgrefurl=http://www.luso-bonsai.com/produto.php%3Fid%3D812&h=250&w=188&sz=16&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=IpcKyM2vD7rrSM:&tbnh=111&tbnw=83&prev=/images%3Fq%3Dcurabonsai%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
Espero ter ajudado em alguma coisa e boa sorte com o Pinheiro ,
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 7:59 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Castro , meu pinheiro negro ja está bem, obrigado pelas dicas, eu uso sempre que preciso o enxofre misturado com água e borrifado isso tem sido o bastante para minhas plantas graças a DEUS .
Tenho estado tão ocupado ultimamente que acabei negligenciando um pouco meus Bonsai, agora espero voltar ao meu ritmo normal de Bonsaísta. _________________ Abraços
Alexandre
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 7:48 am Assunto: |
|
|
Caros Castro e Alfamega,
Usei por muito tempo o enxofre para combater ácaros, principalmente em Shimpakus, onde o combate é particularmente difícil. Porém de tempos para cá, comecei a usar calda sulfocaustica, os efeitos são incríveis. A calda é muito mais eficaz que somente o enxofre. Segundo o que me disse um agronomo ela torna o ambiente impróprio para a reprodução dos ácaros, com isso diminui consideravelmente a reprodução do danadinhos. Tenho usado esta calda do link abaixo, vale a pena dar uma olhada :
http://www.naturalrural.com.br/produtos/produtos_especificos.asp?CodProduto=28&Caption=Calda%20Sulfocálcica%20-%201L
A calda sulfocálcica é um dos mais antigos defensivos agrícolas. Faz o controle de insetos sugadores, como ácaros, tripes e cochonilhas, etc. Tem efeito fungicida, atuando de forma curativa, principalmente contra oídios e ferrugens.
Além do combate às pragas e doenças, a Calda Sulfocálcica tem ação benéfica para as plantas. Ela eleva de forma indireta o teor de nitrogênio das plantas. Os nossos solos tem baixo teor de enxofre.
Este nutriente é importante, pois atua no aproveitamento do nitrogênio pela planta. Para cada 10 partes de nitrogênio, a planta precisa de uma parte de enxofre. De um modo geral, a deficiência de enxofre é confundida com a deficiência de nitrogênio. Outros benefícios são o aumento do teor de óleo, melhoria do sabor dos frutos e maior resistência. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 3:48 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Minha experiência com essa praga (Aranhiço Vermelho) se deu da seguinte forma:
Há muito uso a calda sulfocálcica em todas as minhas plantas, como preventivo. À razão de 1,5% diluído em água, a cada 15 dias.
Assim mantive essa praga bem longe.
Porém por um desleixo meu fiquei uns 2 meses sem aplicar a calda. Foi o suficiente para haver um ataque maciço sobre 2 shimpaku.
Nesse caso, a volta da aplicação da calda não foi suficiente para erradicar a praga, então tive que apelar para um Acaricida.
Desde então faço, periodicamente uma vistoria nos meus shimpaku usando uma folha de papel em branco, colocando-a embaixo e batendo com as mãos nas folhas.
Depois é só olhar com uma lupa.
Por ora está tudo sob controle.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 5:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Wilson e Elio
Muito obrigado pela partilha
Elio eu por vezes também recorro a uma lupa (das grandes) que comprei quando pintava...
Eu aos poucos estou a substituir, os meus produtos por estes
http://www.liscampo.com/Biologicos.html
Ainda não se funciona de forma eficaz (o que acredito que sim), porque estou numa fase de transição e para começar com eles, primeiro tenho preciso de acabar com os outros que ainda possuo...pelo menos alguns colegas tem usado e gostaram, dai terem-me recomendado, o preço é que é um pouco acima dos outros e nada têm a ver com o do "Fungys pronto" que mencionei acima embora seja da mesma Empresa.
Como são certificados para agricultura biológica acredito que possam ser bem mais seguros, para nós e para as plantas.
Tudo de bom
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jul 25, 2008 1:26 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, fazia algum tempo que não examinava meus shimpakus pois achei que tinha terminado com essa praga.
Ledo engano, hoje, após ver este tópico fui dar uma conferida como sempre faço, pegando uma folha A4 e batendo no bonsai... estão infestados....
Aproveitei para testar um produto nos que ficaram na folha.
Apliquei Dimmy pronto e em 5 minutos estavam todos mortos, machos e femeas. O dimmy é a base de tetrametrina.
Vou reforçar meu estoque e no final de semana quero pulverizar em todas as plantas.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Jul 25, 2008 2:01 pm Assunto: |
|
|
Junior,
Para se detectar um ataque de ácaro no shimpakus não é preciso examinar com muita atenção não, é só observar que eles começar a empalidecer, perdem aquele verde característico. O Exame com o papel é apenas para se certificar que seja exatamente ácaro. Outro coisa, o Dimy não é um dos produtos mais indicados para combater ácaro, mas....
Agora uma coisa eu tenho que dar a mão à palmatória, saber a diferença entre machos e fêmeas não é para qualquer um, realmente, parabéns. |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 25, 2008 11:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Wilson e Elio, fico feliz deste tópico ja estar ajudando outras pessoas Junior. _________________ Abraços
Alexandre
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jul 26, 2008 8:01 am Assunto: |
|
|
Caro amigo no bonsai Wilson, eu fiz o um teste com outros produtos que tenho para combater pragas, e o que teve eliminação de 100% dos ácaros foi o dimmy.
Como não consigo encontrar a calda sulfocalsica por aqui tenho que ir caçando com gato mesmo...hehehe
Quanto a distinguir macho e fêmea, a fêmea é minuscula, enquanto o macho passa de 1mm, podendo até ser visto a olho nú andando pelo trondo da planta. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|