FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira em tempo frio
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
raffaelps

MensagemEnviada: Dom Jul 20, 2008 11:52 pm    Assunto: Jabuticabeira em tempo frio Responder com citação

E ai galera, td bem?
To tendo um problema com minha jabuticabeira, moro em BH e as noites tao sendo muito frias, e durante o dia na temperatura de uns 20° por ai. Com isso estou colocando meu bonsai dentro de casa a noite, pra nao pegar essa friagem toda, e durante o dia ela toma umas 4 horas de sol, por ai.

So que as folhas dela estao secando, e caem, alem de ficarem com as pontas quemadas. Crying or Very sad

Queria saber oque posso fazer para que isso pare, se estou fazendo algo de errado ou é so a estaçao mesmo que faz isso com ela.

Obrigado

Raffael Patricio de Souza
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Raffael,
se você não realizou nenhum procedimento como pulverização, reevase ou troca de substrato não tem com o que se preocupar; é normal as jabu perderem as folhas em temperaturas mais rigorosas...
Um abraço.
Edson.
raffaelps

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 2:31 am    Assunto: Responder com citação

A ta. E nao fiz nao Edson, nao fiz nada especial nela por esses tempos, tv o que mais foi diferente foi a questao do sol, p q mudei de casa e agora ela nao consegui mais mt tempo com sol. Quanto tempo é o minimo pra ela no sol?

Obrigado gente.

edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 22, 2008 10:14 am    Assunto: Responder com citação

Raffael,
duas coisas que a jabuticabeira sadia gosta demais: sol e água... entretanto a tua jabu pode ter sentido o fato de tê-la mudado de lugar e mais ainda de casa, com regime diferenciado de insolação.
A minha sugestão é deixá-la a meia sombra neste período de adaptação/recuperação, tomando o cuidado de por enquanto, não deixá-la exposta a fortes correntes de ar. Assim que ela começar a emitir novas brotações significa que estará recuperada...
Um abraço.
Edson.
raffaelps

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 12:48 am    Assunto: Responder com citação

Blz Edson, o negocio é que ela ate ja deu novas brotaçoes sabe, porem as folhas secam as pontas e depois caem. Na casa nova ela toma muito menos sol do que na outra casa, nao sei se é por isso que ela ta tendo esses problemas. Conforme for mudando as reaçoes dela eu aviso aki.

Obrigado
flw

raffaelps

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ai galera, td bem?

Tirei umas fotos da minha Jabuticabeira pra vcs derem uma olhada ai pra min. Como falei ela seca as folhas, dai elas caem. Ela ja perdeu muitas folhas e ate que brotam novas so que nao conseguem vingar. O frio aqui ja nao ta mais tao ruim assim, e ela ta tomando umas 4 horas de sol por dia. Vlw

Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

O substrato parece estar compacto. É terra pura??? Pode estar impedindo ela de que suas raízes cresçam e se desenvolvam ou o vaso está muito pequeno para muitas raízes.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, você tem razão. Agora as fotos mostram o problema do Rafael.
É mais um deste bonsais (que alguns chamam de mausai) que vem com terra pura e compactada e dos pois acabam sobrevivendo pois quem compra não troca o substrato que vem extremamente compactado.
Confesso que não sou o mais indicado a opinar pois moro na Serra gaúcha onde a jaboticabeira morre, aqui sim, pelo frio. Mas o frio de BH não seria o suficiente para prejudicá-la.
Sugiro, Rafael, mandar uma MP ao nosso amigo, colega e moderador Darkaso, aí de BH que ele lhe dará as instruções mais precisas, pelos seus conhecimentos e levando em conta o clima local.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
raffaelps

MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Vlw gente pela opniao, e realmente deve ser isso mesmo, pq ganhei ele e nao me preocupei em trocar terra ou nada, apenas completava quando ela ficava pouca. Vou mandar a MP para o Darkaso pra ver se ele me ajuda.

Brigado gente, vlw mesmo.

Abraço

raffaelps

MensagemEnviada: Sáb Ago 09, 2008 2:13 am    Assunto: Responder com citação

E ai pessoal, tudo bem?

Bem, como vcs sugeriram eu entrei em contato com o Darkaso, so que nao tive sucesso, nao sei se a msgem nao foi, sei la, eu nao consegui falar com ele.

Entao, agora minha Jabuticabeira brotou gente, ta toda cheia de brotos, o frio ja nao ta tanto tb. So que como nosso amigo Marcos falou, o substrato dela ta meio compacto, observei q a agua nao entra diretamente, ele impossa sabe e vai aos poucos, e sei que isso nao é nada bom ne. Queria saber se posso fazer uma troca do substrato, corte das raizes e tal.

Obrigado pessoal, abraço.

Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2008 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

raffaelps, o problema de tua planta não se tratava do frio como já foi ventilado, pois as minhas enfrentaram uma temperatura de até 3,5 gráus negativos e aguentaram muito bem.Concordo com os demais foristas quanto ao substrato ainda em uso, muito compactato não absorve as régas adequadamente e por tratar-se de uma planta que exige mais água que outras espécies.Aqui mais ao Sul iniciarei os transplantes depois da segunda quinzena de Setembro, dependendo ainda da temperatura, pois não se sabe o que está por vir.Tivemos frio acima da média e o que nos preocupa muito é mudanças de temperatura como quéda de granizo com muitos danos em pleno inverno, nunca registrado antes.Aguarde mais um pouco e veja a época mais indicada para o transplante para o escorredor com bonsaístas ai de tua região.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: