Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qua Jul 30, 2008 10:31 pm Assunto: " Nebacetin"' |
|
|
Vi um amigo orquidófilo passando nebacetin( sulfato de neomicina, bacitracina ) nos cortes de suas orquideas, será que seria útil nos bonsai?
Segundo ele a cicatrização é rápida. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jul 31, 2008 12:57 pm Assunto: |
|
|
Márcio tem um amigo meu farmacêutico que me indicou essa pomada para cicatrização. Eu uso ela e dá ótimos resultados. Sua ação é bem rápida e muito eficaz. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Jul 31, 2008 6:51 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | ...Eu uso ela e dá ótimos resultados. Sua ação é bem rápida e muito eficaz. |
Marcos,
A pasta cicatrizante, não tem qualquer efeito curativo, a árvore não cicatriza da mesma forma que nos acontece a nós...a função da mesma é apenas isolar uma área que estaria exposta aos demais elementos, podendo tanto ser uma via de entrada a agentes patogénicos como de perca de humidade.
A planta sara por si mesmo, mesmo sem auxilio da mesma, como segurança recomenda-se a sua utlização ...como tal, qualquer acção "rápida e eficaz" atribuida á mesma, tanto quanto julgo saber, só se pode tratar de efeito placebo .
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 31, 2008 7:04 pm Assunto: |
|
|
Antônio convenhamos então dizer que se a nebacetin não ajuda na cicatrização, ela então não atrapalha a planta. Ou atraplha e eu não sei??? Por que eu uso e não vi nenhum efeito colateral na planta. Antes de usar a pomada eu fiz um teste em algumas cicatrizações e aquelas que usei a pomada parece ter curado a cicatriz mais rápido de que aquelas que não usei. Ou pode ser apenas impressão de um principiante. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Jul 31, 2008 7:44 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | Antônio convenhamos então dizer que se a nebacetin não ajuda na cicatrização, ela então não atrapalha a planta. Ou atraplha e eu não sei??? Por que eu uso e não vi nenhum efeito colateral na planta. Antes de usar a pomada eu fiz um teste em algumas cicatrizações e aquelas que usei a pomada parece ter curado a cicatriz mais rápido de que aquelas que não usei. Ou pode ser apenas impressão de um principiante. |
Olá Marcos
Não sei se o Nebacetin tem efeitos adversos ou não, isso só quem usa á tempo suficiente o poderá dizer.
Se não tiver e for um bom isolante certamente ajuda, ajuda no sentido em que funciona como um tampão, que se aliado na sua composição a um ou mais elementos insecticida/fungicida melhor ainda...apenas isso.
A cicatrização processa-se através do ciclo de crescimento da arvore e a ausência da mesma (a pasta) poderá provocar contracções excessivas dos tecidos envolventes, podendo resultar posteriormente em calosidades bem difíceis de ultrapassar.
Os japoneses costumavam utilizar simples argila embebida em azeite, também serve plasticina para moldar usados pelas crianças; cera de abelha idem...etc, etc.
Eu porque tenho poucos exemplares e essas embalagens me dão para bastante tempo, posso permitir-me a alguns luxos e actualmente as que tenho (por uma questão de preferência) são dois tipos de marca japonesa.
Gosto particularmente de uma delas que é do género da plasticina/massa vidraceiro, pela particularidade de que se vai descolando á medida que a árvore vai sarando, ao contrário da outra que é melosa e bem dificil de irradicar muito depois da arvore ter sarado.
No entanto existem bastantes marcas alternativas em casas de produtos horticulas/hortos e etc...se bem procurado o preço é bastante em conta se comparado com as importadas Japonesas
Se tens usado esse produto e tens obtido bons resultados, caso não te seja muito oneroso, é questão de continuares.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 31, 2008 8:58 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Castro pelos esclarecimentos.  _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Jul 31, 2008 11:27 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos,
Creio que a utilidade desta pomada certamente não está na cicatrização e sim no impedimento de contaminações na região do corte, já que o sulfato de neomicina e a bacitrazina são excelentes antibiótico.
Abraços.
Franz Lopes |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Ago 01, 2008 11:05 am Assunto: |
|
|
Creio que o objetivo maior do isolamento da área aberta (ferida) é exatamente a não proliferação de fungos pela exposição à humidade, e atibiótico para efeito humano não foi comprovado e nem testado para sabermos se tem efeito para este fim, até porque existem produtos para isto.
Amigos, temos que ter em mente que medicamentos para uso humano, nada tem a ver com o uso em plantas, é claro que substância química é o que é, podendo ajudar ou não da forma no qual é utilizada ou na qtdade administrada, daí vem o estudo já realizado.
Sabemos ainda que coincidências existem, até se não utilizarmos nada pode dar muito certo, eu mesmo já deixei de lado a pomada cicatrizante na maioira de minhas "cicatrizes", sempre observando e cuidando para que não haja nenhum problema com fungos...argh... Uso muito a pomada em podas de raízes, onde a humidade é constante e não fica aparecendo.
Eu já comprei e quero testar o que já foi aprovado por muita gente, é a massinha de modelar, como citou Castro, comprei por R$ 1,20 com várias cores... digo isso porque posso fazer com que a cor da massa se aproxime da real cor do tronco, ficando daí menos visível, isso com a mistura de cores, é claro.
Acho que o fato de ficar descolando de acordo com o crescimento da planta é muito legal, até pq não tem mais o porquê de ficar no local, depois de cicatrizado o ferimento.
Grande abraço e valeu a idéia,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Ago 03, 2008 2:55 pm Assunto: |
|
|
Amigos tenho usado a massinha de modelar ja a vários anos(misturo um pouco de sulfato de cobre por precaução), mas dependendo da árvore e da rapidez da cicatrização,vejo que diferentes pastas dão efeitos diferentes trambém, com certeza as pastas mais macias parecem ser as melhores, no aspecto geral, mas algumas vezes utiliso pasta mais dura devido a demora da cicatrização de certa planta, oque faria uma pasta macia se perder com o tempo e deixar desprotegido o corte antes da hora. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Leandro MM Visitante
|
Enviada: Dom Ago 31, 2008 2:33 am Assunto: Uso pasta de dente |
|
|
Já venho usando a um bom tempo a pasta de dente, que tem oferecido um bom resultado e é bem barata, uso aquelas mais simples brancas sem quaisquer outros ingredientes. |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 21, 2008 8:39 pm Assunto: Pasta de dente |
|
|
Pasta de dente é uma excelente opção como cicatrizante, tem ação fungicida e bactericida, é baratinho, sai com facilidade depois do "trabalho" feito |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 8:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe!
O porque do não da pasta de dentre?
Ela sai facil em relação a rega, seria este o motivo??
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|