Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
otneto
|
Enviada: Sex Ago 01, 2008 9:31 pm Assunto: Meu Ulmus |
|
|
Pessoal, tudo bem? Estava com saudades de participar deste fórum! Mudei-me do interior para SP, em um apartamento sem sacada (infelizmente) de modo que não pude trazer minhas mudas que um dia quero vê-las como Bonsai.
Esta semana, criei coragem a despeito do espaço físico e comprei uma muda de 6 anos de Ulmus. Ele está na foto.
No meu apartamento, a planta receberá sol em boa parte da tarde. Acho que não terei problemas quanto a isso, certo?
Que acham? Tem futuro?
Abraços a todos,
Neto |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Ago 02, 2008 10:10 am Assunto: |
|
|
Neto,
não dá pra ver a foto; o Megagaleria anda passando por instabilidades esses dias...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Sáb Ago 02, 2008 10:58 pm Assunto: Foto |
|
|
Edson, tudo bem?
Estranho. Eu consigo ver aqui no meu navegador...
Quando puder, por favor, fale o que devo esperar....
Estou um pouco preocupado por ele estar sendo cultivado dentro de um apartamento, apesar da claridade e da insolação direta.
Abraços
Neto |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 03, 2008 9:14 am Assunto: |
|
|
Neto,
muitos dos amigos foristas tem cultivado bonsai em apartamento com sucesso. Além da insolação, é preciso deixá-lo na janela pra tomar vento também. Uma coisa que as plantas em geral não suportam é ar condicionado. Quanto à estrutura do teu Ulmus achei a copa um pouco confusa, se pretender mexer na planta, talvez fosse o caso de tirar novas fotos mostrando tronco e galhos em vários ângulos...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Dom Ago 03, 2008 10:30 pm Assunto: Ajuda |
|
|
Edson, como a planta chegou há apenas alguns dias, vou esperar que ela se adapte às novas condições. Daí, faço as fotos, ok?
Você me ajuda na definição do estilo, se for cabível?
Abraços e muito obrigado,
Neto |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 03, 2008 11:07 pm Assunto: |
|
|
Neto,
deixe a planta descansar, assim que for possível tire novas fotos; tanto eu quanto os outros amigos do fórum teremos prazer em ajudá-lo no que for possível...
Um abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Ter Ago 05, 2008 10:52 pm Assunto: Fotos |
|
|
Edson e demais colegas foristas.
Como foi sugerido pelo colega Edson, posto as fotos do Olmo que comprei recentemente. Peço desculpas pela qualidade das fotos, pois a máquina está com um problema.
Realmente, vendo as fotos, parece-me tb que a planta está "confusa", um emaranhado. Queria ter sugestões do que fazer, pq estou perdido!
Ai vão as fotos.
*frente
*lado direito
*parte de trás (costas)
*lado esquerdo
*Detalhe
Observem que o vaso rachou... não sei o que aconteceu, pq não caiu nem nada.
O Olmo é uma árvore caduca, não? Pq estão caindo muitas folhas. Mas outras estão brotando.
Peço ajuda para o que fazer. Alguma idéia de estilo, pq mais parece, coitado, uma couve-flor!
Abraços a todos e muito obrigado,
Neto |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Ago 06, 2008 7:36 am Assunto: |
|
|
É uma caduca sim, aqui na minha região, com dias que chegaram a 6 graus negativos eles perdem totalmente as folhas.
Quanto ao estilo, ele já estava sendo direcionado para um hokidashi(vassoura). Se quiser modificar vai ter que fazer uma poda radical e começar do zero. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Qua Ago 06, 2008 10:13 pm Assunto: |
|
|
Júnior, tudo bem?
Eu imaginei que o bonsaísta havia direcionado para o estilo vassoura. Devo fazer alguma coisa, ou esperar uma época do ano mais propícia?
Abraços e muito obrigado,
Neto |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Ago 07, 2008 1:04 am Assunto: |
|
|
Otneto, eu vi o Valdir Hobus pegar um Ulmus bem como o seu e fazer um trabalho incrível nele.
Não tenho a foto do antes, mas realmente era bem do jeito do seu e ficou assim:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|