|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 3:34 pm Assunto: Bouganvilea guarda-chuva |
|
|
Esta ainda falta muito arremate, mas como ficou bem neste vasinho da potery e está com início de floração total, resolvi mostrar aos amigos.
Se encontrarem um rumo melhor para ela por favor me digam!
Abraço e obrigado,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 55 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 7:41 pm Assunto: Bouganvilhea |
|
|
Planta muito bonita e promissora com nebari interessante, parabens .
No site do terra bonsai , o rock junior da muita dicas sobre bouganvilheas e como aumentar sua floração. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Ago 16, 2008 9:57 am Assunto: |
|
|
Fabiano,
que beleza de primavera. Gostaria de ver uma foto da plena "floração"...
Eu particularmente acho esse estilo interessante, muito embora muita gente não o veja com bons olhos. Nós temos outras nativas como a Jabuticabeira e Pitangueira que também ficariam interessantes modeladas nesse estilo...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 16, 2008 10:58 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Fabiano !
Bela planta e um nebarizinho interessante, tenho uma sugestão
pra vc meu amigo ,só não sei se vou conceguir passa-la sem uma
progeção (não sei fazer) seria o seguinte.
1º um leve giro pra esquerda seguido de uma tambem leve inclinação
para a direita.
2º abaixar e deixar crecer uma galha à esquerda montando um
patamar com esta galha s pra dar uma quebrada no estilo.
3º montar a copa principal menor e definida com ápice achatado
É só uma sugestão espero ter conseguido passar a idea ok
G abraço .
Pv |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Ago 17, 2008 1:04 pm Assunto: |
|
|
Fabiano essa é uma Primavera????? Como conseguiu reduzir tanto as folhas?????? Que belo nebari. Que lindo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Ago 17, 2008 8:03 pm Assunto: |
|
|
Fabiano meu amigo
Muito bela árvore e certamente um bonsai promissor
Curiosidade... este vaso não têm pés  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 11:19 am Assunto: |
|
|
Márcio obrigado pelo toque, darei uma passada por lá.
Edson, qdo ela estiver com as brácteas mais maduras eu faço outra foto, pode crer! valeu amigo!
Paulo amigão, essa é uma visão bem apurada, daí dá para ver que vc realmente fica vendo e não somente olhando estas postagens, valeu meu velho, vou esperar uma brotação mais baixa, mas ainda não veio, caso apareça vou tentar o que vc me sugere, obrigado.
Marcos, eu retiro as folhas grandes sempre e sol pleno mesmo, de vez em qdo ela passa uma sede (stress hídrico), mas muito cuidado com isso...
Alexandre, só vc para ver isso, ahahah, esse vaso tem pés muito baixo, é do Arthur da Pottery, realmente poderia ser mais altinho... não dá muita aeração por baixo...
Obrigado amigos,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 12:06 pm Assunto: |
|
|
Fabiano, eu particularmente adoro esse estilo apesar de haver algumas controvérsias. Ao meu ver, esse estilo reproduz muitas árvores em ambientes naturais, como Flamboyants. Sua planta está linda! Parabéns.
Eu estou tentando modelar uma planta minha nesse estilo e se por um acaso voce tiver algum material que você possa me passar em relação ao estilo adotado eu agradeço!
Abraço |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 1:24 pm Assunto: |
|
|
Fabiano tenho duas Primavera. Vou trabalhar para reduzir as folhas também. Você faz desfolha total??? Quantas vezes por ano??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 2:31 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, eu pesquiso muito na net em fotos e matérias, vasculho e participo de vários fóruns, então vou montando em minha cabeça o q preciso, sobre este estilo não tenho nada que realmente faça diferença, além do que como ele é mesmo deixado de lado, encontra-se pouca coisa e acabamos aprendendo na tentativa/erro/acerto,...
Embora não seja expert, o que eu souber poderei lhe passar, é só perguntar aqui, ou via Mp, ok?
Marcos, eu desfolho sempre que acho q as folhas estão em demasia ou grandes demais, geralmente parcial, muito difícil de ser total, embora muitos a façam.
Abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo
Rodrigo Zanchetta escreveu: | Fabiano, eu particularmente adoro esse estilo apesar de haver algumas controvérsias. Ao meu ver, esse estilo reproduz muitas árvores em ambientes naturais |
Os Estilos não geram controvérsias, apenas são....e nada mais, o resto são meras interpretações boas/”menos boas” dos praticantes....é natural, tendo sido verbalizados podem ser discutidos/debatidos, o que a meu ver, já não se passa na ausência dos mesmos em virtude da dificuldade de falar sobre algo que não existe.
Assim como de igual forma não podemos descrever o silêncio sem que fique muito aquém da sua verdadeira essência, o silêncio não tem forma, e para o imaginar necessitamos de lhe dar alguma, a nossa imaginação tem necessidade de imagens dai talvez a inquietação sentida por alguns quando confrontados com determinados “vazios”, (seja em telas ou mesmo em Bonsai) vêem apenas a materialização do facto, quando este existe precisamente para nos ajudar expandirmos o nosso enriquecimento interior.
Os “Estilos” são simples pautas para nos orientarem, precisamente para que outros, por entenderem essa linguagem possam debatê-la/classificá-la, em principio também ajudará a proteger o praticante de errâncias próprias do caminhar desnecessariamente ás escuras...ainda assim,...com perseverança todos os caminhos vão dar a Roma.
Bonsai é muito mais....
Seguir os estilos/regras ou a sua ausência, não é garantia de coisa alguma...
Partindo do principio que as seguimos, devemos ter em linha de conta que não são em momento algum verdades absolutas, devem ser estudados, utilizados, mas também descartados sempre que se perceba não trazerem harmonia ou nos causem desconforto...
A observação de uma simples Rosa leva-nos a constatar, que nunca mais veremos outra igual, nem mesmo essa rosa a voltaremos a ver duas vezes da mesma forma....pela primeira e ultima vez está presente.
É difícil de explicar, tão pouco serei a pessoa indicada para o fazer, tanto pela minha experiência como pelo facto de que também ao ter de ser verbalizado assim se afastar da sua realidade...por isso as minhas desculpas pela tentativa.
Como percepcionamos uma Rosa ???
Acredito que deverá haver uma interacção entre nós e a rosa, alguma da nossa energia parte em direcção á rosa, toma forma, cor cheiro e retorna para nos informar que é uma rosa., é/ será a relação entre ambos que celebrará o conhecimento.
A rosa – o ser conhecido; nós- o conhecedor; e a relação entre ambos o conhecimento.
Materializando a rosa a frio, será perder bastante da sua beleza , assim acontecerá com o Bonsai....
A quem já não aconteceu sentir uma subtil fragrância no ar e de imediato ser levado/transportado para um episódio como esse em que interagiu com outro ser vivo....pode não o ter sentido dessa forma mas não que dizer não exista.
Outro aspecto da materialização do objecto por partes, poderia ser:
Como pode um ser tão belo, ter espinhos???
Como pode ter esta fragrância e ter espinhos?? Se ela pudesse sentir culpa, perante tal visão, passaria a ser a sua única realidade “Porque tens espinhos?”, quando na realidade ela nunca deixou de ser bela quando apreciada num todo.
Será que poderá alguém ver uma árvore de forma parcial, ter pretenções de querer fazer Bonsai no dito “estilo natural” retirando-lhe todos os espinhos, como se costuma ver por exemplo nas Pyracanthas??? não será ele belo e natural como é na realidade???
O Bonsai é um processo de crescimento, não uma técnica, a técnica é-nos bastante importante, mas por si só é uma coisa morta...o Bonsai é um processo que está vivo, que se expande e a existência nunca é repetitiva.
Por isso acredito que não são os estilos, nem a sua ausência que geram controvérsias, mas sim o uso e interpretação que lhes atribuímos.
Tudo deveria começar pelo principio, não poucas vezes deixamos escapar muitas coisas por causa das falsas partidas,... por causa da nossa impaciência em querer fazer tudo rapidamente...objectivando atingir sempre um ponto mais alto da escada, sem ter que passar todos os degraus...
Como refere e bem (a meu ver) o Fabiano, devemos estudar, pesquisar muito, questionar e participar tanto de fóruns como grupos das proximidades, cruzar toda essa informação e depois seguir o seu instinto de acordo com o que lhe pareça melhor...e sobretudo apreciar cada momento.
Boa sorte
Amigo Fabiano, antes que me esqueça, Gostei
A estrutura principal está feita, e como disseste o trabalho está em inicio de curso, logo com certeza haverá muito tempo para corrigir algo "menos bom", que possa aparecer lá mais para a frente, para já só me ressalta aquele musgo que está por baixo do nebari, as experiências que tive com musgo nunca foram muito satisfatórias, talvez devido ás espécies que tinha e a natureza do meu espaço ...requeriam muita humidade para subsistir e isso nem sempre é bom para determinadas espécies...
Obrigado pela partilha
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 7:57 pm Assunto: |
|
|
Castro meu amigo, que texto heim? Já li duas vezes e acho que estou entendendo a visão do amigo, perece muito com a minha, portanto vou ler de novo... Como não sou tão bem dotado de palavras, já salvei em lugar seguro, caso algum dia me falte palavras, obrigado.
O musgo é tranquilo, no verão aqui é necessário mais humidade e assim eu consigo pois o substrato seca muito rápido, tvz pelo sol forte que deixa as folhas pequenas, e assim vai, mas vou ficar de olho pois não fostes o primeiro que me alertou e já estou de "orelha em pé"!!
Grande abraço amigão,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Ago 19, 2008 1:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
Na verdade não são palavras minhas, seria demasiada pretensão da minha parte , são pequenos ensinamentos que de tempos em tempos vou esbarrando um pouco por todo o lado... e que com os quais, para o bom ou para o mau, camada a camada me vou descobrindo.
Apenas me limitei a compor o texto, para que fosse perceptivel,...fico feliz que tenhas gostado
Tudo de Bom
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 21, 2008 7:01 pm Assunto: |
|
|
Castro, assim como o Fabiano li e re-li o seu texto, muitas vezes tenho essa visão que você tentou nos transmitir em forma de palavras, que por sinal com muita destreza.
Nós é que agradecemos pela sua partilha!!!
Um abraço. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 6:32 pm Assunto: |
|
|
muito bonitinha sua planta gostei da dica do paulo ventura. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|