Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Baena
|
Enviada: Seg Jul 07, 2008 11:14 am Assunto: Substrato |
|
|
Bom dia,
Gostaria de saber se alguem usa, ou se é possivel usar este tipo de material para compor o substrato, trata-se da pedra brita usada para fazer concreto, porém, com uma granulometria bem menor.
Seguem as fotos.
 |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 1:43 am Assunto: Re: Substrato |
|
|
olá Baena
Eu uso, mas sempre cuidando do tamanho das particulas, mantendo entre 2mm e 5 mm, eu faço uso de duas peneiras.
uma de 2mm, ( para retirar o pó) , depois passo o substrato numa de 5mm ( para eliminar as pedras maiores), permanecendo apenas o tamanho desejado.
Essa regra se basea em:
retenção de umidade, retenção de alimento para planta, maior capacidade de fixação das raizes.. etc..
A utilização deste material, se comparado ao "areião peneirado", muito usado tambem, esta em vantagem.
Os grãos de areia, normalmente não possuem arestas afiadas, são redondas. As raizes mais finas tem um desenvolvimento muito melhor quando em contato com substrato que contenha arestas afiadas, essas arestas em contato com as raizes capilares, machucam formando bifurcações que tendem a aumentar a ramificação da raiz, consequentemente aumenta a absorção de agua, de oxigenio e de nutrientes.... e fixação melhor. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 8:51 am Assunto: |
|
|
Ja utilizei muito a granilha, como é chamada essa mini brita aqui na minha região, ela substitui muito bem a areia grossa.
A que usava era de uma granulometria menor que esta que postou a foto, eu comprava em uma fábrica de blocos de concreto, mui baratinho. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Baena
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 11:24 am Assunto: resposta |
|
|
Rodrigo e Junior,
Obrigado pela atenção.
Um abraço
Baena |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jul 11, 2008 8:25 pm Assunto: |
|
|
Baena
tenho utilizado essa brita como os demais colegas obtendo bons resultados favorecido pelo valor mínimo na hora de sua aquisição( 20 kg por 2,00 reais) Em plantas melhor desenvolvidas uso areia de rio e dalomita com 8% de Celgardem.Como o caco de telha é mais complicado de se obter estou aguardando uma maneira mais cômoda para sua produção.. |
|
|
 |
Baena
|
Enviada: Seg Jul 14, 2008 4:37 pm Assunto: substrato |
|
|
Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | Baena
tenho utilizado essa brita como os demais colegas obtendo bons resultados favorecido pelo valor mínimo na hora de sua aquisição( 20 kg por 2,00 reais) Em plantas melhor desenvolvidas uso areia de rio e dalomita com 8% de Celgardem.Como o caco de telha é mais complicado de se obter estou aguardando uma maneira mais cômoda para sua produção.. |
Oi Ivanil,
A dolomita é aquela pedrinha branca não é, e o Celgardem do que se trata? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 14, 2008 6:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Baena,
a dalomita que ainda estou usando é branca respondendo tua pergunta.
O pedrisco foi adquirido de um fornecedor ai de Curitiba, na antiga Bonsai Brasil.O substrato fica com uma bela aparência com o uso desse petrisco.
O Celgardem provem de uma rocha importada de Cuba enriquecida e vendida também em pedrisco pela Celta Brasil, só que seu valor é meio alto.Existe um Tópico aki no Fórun que dá muitas informações do Celgardem com o título "Novo Substrato para Bonsai"do Jorge Ribas.Como estive um bom tempo sem participar do Fórun e com mudanças ainda não tive a oportunidade de encontrar o Tópico em questão.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 14, 2008 6:35 pm Assunto: |
|
|
--------------------------------------------------------------------------------
Baena,
encontrei dados do Celgarden aki no Fórun, postada por Sergio Olivieri da Celta Brasil.
Prezado Nick,
Boa tarde!
Primeiramente gostaria de esclarecer que o Celgarden Bonsai tem como matéria prima um mineral nobre (Zeolita),e que suas grandes caracetrísticas são: alta microporosidade interna e CTC (capacidade de troca catiônica - 157 meq./gr), o que faz com que sua função dentro do vaso é absorver, em até 40% do seu peso, a fertirrigação e depois liberá-la lentamente para as plantas através de troca iônica feita com as raízes. Esse processo potencializa a adubação (evitando a lixiviação). Por ser um mineral natural, e entrar na composição do substrato como um aditivo, caso ele seja excluído, isso não causará efeito bombástico, como citado, apenas o efeito da adubação diminuirá. Isso não siginifica que o produtor deva cortar a adubação, poderá apenas diminuí-la. Atualmente o maior uso de Zeolitas é na agricultura e remediação de solos, seguido pelo tratamento de água e nutrição animal.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Abraços
Sergio Olivieri
Ivanil |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Dom Ago 17, 2008 5:31 pm Assunto: Meu substrato |
|
|
Olá pessoal,
Eu preparei um substrato da seguinte forma:
►6 partes de caco de telha variando de 2mm a 5mm...
►4 partes de areia lavada de construção...
►2 partes de casca de Pínus (parte orgânica)...
Eu usei esse substrato no escorredor e coloquei um Flamboyant!!!
Queria saber se está bom ou se devo mudar alguma coisa?!?
E onde colocar essa planta... No sol ou ñ?!?
Obrigado,
Abçs _________________ "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."
~~> Ernesto Che Guevara. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 17, 2008 7:10 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos !
Gostaria de fazer um questionamento sobre o porque da não
recomendação do uso da serragem ( não o pó de serra fino mas este
em formas de casquinhas resultado da plainagem de madeiras )como
componente de substrato facilmente encontrado nas madeireiras.
Aguardo as opiniões dos amigos para uma discução ( no bom sentido)
Devo adiantar que eu ultilizo, principalmente em plantas em dezenvolvimento e mudas de alporquias recem separadas .
G abraço.
Pv |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 10:13 am Assunto: |
|
|
Luizinho,
o uso de substrato varia muito de bonsaísta para bonsaísta, sempre existindo diferenças dependendo de experiência individual ou até mesmo por termos muitas regiões com climas totalmente diferentes.Alguns bonsaístas usam na mamadeira uma parte de areia de rio mas só a peneirada que se consegue nas construções no momento do reboco ou em algumas casas especializadas.
Ao pôr a planta na mamadeira coloco por 15 á 20 dias á sombra e depois mais ou menos 10 dias a meia sombra para depois ficar em pleno sol.Mas até nisso não existe um número determidado de dias.Aki no Sul faz menos calor que na maior parte do Brasil, mas os resultados que obtrenho são muito bons.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 12:11 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Ivanil
Acho q agora devo esperar e ver os resultados do substrato... afinal, a gente aprende errando tb...
Muito obrigado! _________________ "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 19, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
Luizinho,
no meu entender nós nunca erramos, quando agimos na melhor das intenções, principalmente na arte bonsai onde procuramos nor tornar um grande artista de um momento para outro e ai tudo pode acontecer.
No escorredor uso 7 partes de matéria não-orgânica e 3 partes de orgânica.Passarei a usar só o Plantax, na composição de terra vegetal, húmus e pinus.
Nos fale futuramente do resultado que conseguir com teu substrato.
Abs - Ivanil |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Ter Ago 19, 2008 7:45 pm Assunto: |
|
|
Tranquilamente...
Até agora eu ñ vi nenhum resultado negativo da planta...
Já faz 3 dias q eu a coloquei no substrato e até agora nenhuma folha secou...
Vou aguardar... qualquer coisa postarei aqui...
abçs _________________ "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 20, 2008 9:57 am Assunto: |
|
|
pauloventura,
não tenho nenhuma posição ref. ao uso de serragem na composição do substrato.Na minha região encontramos a serragem matéria produzida no momento que se serra a madeira e a maravalha mais volumosa que é utilizada na composição da cama nos galinheiros e que posteriormente é vendida como adubo para váios tipos de plantas principalmente na agricultura com ótimos resultados e preços bem em conta.Mas na composição do substrato para mudas e bonsai é que me surpreende pois nada sabia a respeito.Não seria rejeição do su uso por problemas que poderá ocorrer no momento da sua decomposição?
Vc já colocou a serragem com outras matérias para apodrecer e depois usar como adubo?
E os resultados que vc tem obtido são satisfatórios?
Abçs - Ivanil |
|
|
 |
|