|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcos josé
|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 12:38 pm Assunto: Substrato |
|
|
Olá amigos, queria saber se o carvão vegetal pode substituir o caco de telha na composição do substrato tanto do vaso como da mamadeira? Obrigada |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 16, 2008 7:28 am Assunto: Carvão X chamote |
|
|
Marcos
Eu não aconselharia a troca do chamote (cacos) por carvão. O chamote é inerte e guarda uma boa humidade, sem excesso. Já o carvão pode guardar excesso de humidade e excesso de nitrogênio, que podem alterar demais o pH do substrato. Portanto, a quantidade de carvão não deve ultrapassar 10% da composição do substrato. Claro que, como em tudo o mais, algum colega poderá ter opinião diferente da minha. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Sáb Ago 16, 2008 7:10 pm Assunto: Carvão Vegetal !!!! |
|
|
Olá Marcos José..
Concordo plenamente com o Ferreira, porem o carvão vegetal é bastante rico em Potássio, substância que ajuda as plantas e se proteger de doenças, pragas e tudo mais., funciona como uma VACINA..um ANTICÉPTICO, captou???rsrsr
Eu tb não deixo de utilizar o carvão, na porcentagem de 10%, em todos os meus vasos..
E olha, que gosta muiiiiiiiito mesmo do carvão, como substrato são as NOSSAS ORQUÍDEAS.
Em uma viagem que fiz a Campos do Jordão, ganhei de um sr. que cultiva simbidium, um saco cheio de casca de pinus com carvão em lascas, na quantidade meio a meio. (exelente).
Só um detalhe, nunca utilize aquele carvão (cinza) das sobras dos churrascos do final de semana, pois com certeza eles contêm muito sal e tb muita gordura, isso pode ser prejudicial para suas plantas.
Eu costumo triturar o carvão, até mais ou menos do tamanho de grão feijão, não utilizo em pó, pois o carvão muito fino, (pó) pode "EMPASTELAR" NO vaso e ser um ótimo local para formação de fungos indesejáveis..
Bom, é isso ai.. acredito que eu tenha ajudado.
Abraços
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
marcos josé
|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 8:09 am Assunto: Substrato |
|
|
Oi amigos, então queria saber se o caco ceramico obtido a partir de pisos de revestimento age como o caco de telha? "Lembrando q ele tem a desvantagem de possui pontas que podem cortar" Eu usei esse tipo de caco ceramico em um vaso em transplatei um alecrim. Na mistura usei caco de telha, areia de rio, um pouco de composto, pedriscos pequenos e completei um pouco que faltou com caco de piso o que acham? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|