FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcos josé

MensagemEnviada: Sex Ago 15, 2008 12:38 pm    Assunto: Substrato Responder com citação

Olá amigos, queria saber se o carvão vegetal pode substituir o caco de telha na composição do substrato tanto do vaso como da mamadeira? Obrigada
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 16, 2008 7:28 am    Assunto: Carvão X chamote Responder com citação

Marcos

Eu não aconselharia a troca do chamote (cacos) por carvão. O chamote é inerte e guarda uma boa humidade, sem excesso. Já o carvão pode guardar excesso de humidade e excesso de nitrogênio, que podem alterar demais o pH do substrato. Portanto, a quantidade de carvão não deve ultrapassar 10% da composição do substrato. Claro que, como em tudo o mais, algum colega poderá ter opinião diferente da minha.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Almir Apude

MensagemEnviada: Sáb Ago 16, 2008 7:10 pm    Assunto: Carvão Vegetal !!!! Responder com citação

Olá Marcos José..

Concordo plenamente com o Ferreira, porem o carvão vegetal é bastante rico em Potássio, substância que ajuda as plantas e se proteger de doenças, pragas e tudo mais., funciona como uma VACINA..um ANTICÉPTICO, captou???rsrsr
Eu tb não deixo de utilizar o carvão, na porcentagem de 10%, em todos os meus vasos..
E olha, que gosta muiiiiiiiito mesmo do carvão, como substrato são as NOSSAS ORQUÍDEAS.
Em uma viagem que fiz a Campos do Jordão, ganhei de um sr. que cultiva simbidium, um saco cheio de casca de pinus com carvão em lascas, na quantidade meio a meio. (exelente).
Só um detalhe, nunca utilize aquele carvão (cinza) das sobras dos churrascos do final de semana, pois com certeza eles contêm muito sal e tb muita gordura, isso pode ser prejudicial para suas plantas.
Eu costumo triturar o carvão, até mais ou menos do tamanho de grão feijão, não utilizo em pó, pois o carvão muito fino, (pó) pode "EMPASTELAR" NO vaso e ser um ótimo local para formação de fungos indesejáveis..

Bom, é isso ai.. acredito que eu tenha ajudado.

Abraços
Almir
marcos josé

MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 8:09 am    Assunto: Substrato Responder com citação

Oi amigos, então queria saber se o caco ceramico obtido a partir de pisos de revestimento age como o caco de telha? "Lembrando q ele tem a desvantagem de possui pontas que podem cortar" Eu usei esse tipo de caco ceramico em um vaso em transplatei um alecrim. Na mistura usei caco de telha, areia de rio, um pouco de composto, pedriscos pequenos e completei um pouco que faltou com caco de piso o que acham?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: