|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Ago 12, 2008 7:42 pm Assunto: Jacaré han kengai |
|
|
Amigos, esta muda eu comprei numa floricultura há um mês, mais ou menos. Não fiz a foto inicial dela crua, mas a 1a foto foi feita com 50% da folhagem retirada, também ela virgem não tem nada de diferente das outras...
Lá vai:
Vi que tinha movimento no tronco:
Começando o trabalho de emborrachamento para torção...
Um jin...
Torcendo...até que foi pouco, não era necessário boraacha, eu acho, mas prevenção é bom:
Uro do tronco, mais tarde se transformará em shari:
Cauterizando madeira morta recente:
Tomando jeito:
Aqui o galho grosso que descia foi para cima para futuro jin do lado esquerdo, estava faltando...
Shari:
Tá bem de raizame heim??
[img]snc1/v314/165/109/1437726399/n1437726399_30008052_7126.jpg[/img]
Envasado num Jorge Ribas, era o que eu tinha no momento e acho que ficou bom!
Alguma coisa me incomodava, era o ápice pontudo, o fiz redondinho, acho mais natural...
Quem quiser ver mais:
http://www.facebook.com/album.php?aid=2000483&id=1437726399
É isso, para dúvidas e sugestões estamos aí, abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 12, 2008 9:47 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Fabiano!
Muito bom este trabalho meu amigo ,só senti falta e creio que vc tb
de uma galha mais comprida para uma melhor definição do estilo
Quanto ao ápice arredondado é tambem o de minha preferencia
pois confere a planta um ar de robustez e aspécto de velhice. antigamente
eu fazia muitos trabalhos com ápices pontudos mas hoje em dia é raro
Parabens .
G Abraço.
Pv. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 13, 2008 10:40 am Assunto: |
|
|
Paulão, obrigado pela sua participação e suas palavras amigo!
Outra hora farei outras fotos desta planta, daí teremos maior noção desse aspecto de queda da cascata, a minha intenção era realmente a de fazer um moyogi dando uma queda para o han-kengai, sabe, um charminho...
Tinha um galho mais grosso e maior mas como estava com pouco jin, um amigo me deu um toque de fazer desta forma e acho que ficou melhor, embora eu ainda possa puxar mais o galho de queda, bem mais, pois este está bem enroscado!
Mas com o andar da carruagem eu tenho opções e sugestões bacanas como a sua, obrigado e grande abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Ago 13, 2008 2:01 pm Assunto: |
|
|
Fabiano
Mais um belo trabalho, adorei o conjunto vaso+planta, parabéns
Só acho que poderia baixar mais o jin da esquerda, acompanhando o movimento descendente dos galhos, pois do jeito que está parece ficar na mesma altura do outro da direita... _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 13, 2008 3:51 pm Assunto: |
|
|
Bem observado Alexandre, obrigado! O problema é que saem quase do mesmo ponto mesmo, até foi um ponto quase que fundamental para virarem jin, mas futuramente vou tentar virar ele um pouco para baixo, daí dá mais continuidade, acho que é isso né?
Abração camarada!
Fabiano.
PS: Aquele movimento de união de clubes de bonsai do Brasil parou né? Será que não tem nada que possamos fazer para a coisa voltar a andar? Conte comigo! _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Ago 13, 2008 5:12 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Sem dúvida um belo trabalho como os colegas já disseram. Gostaria de fazer algumas colocações, mas me perdoe se disser besteira, é que as vezes a foto não consegue transmitir fielmente o trabalho. Particularmente tenho receio de fazer observações justamente por este aspecto, a fotografia não mostra fielmente a realidade, mas vamos lá. Eu sinto um pouco de falta de equilíbrio, parece que a planta vai pender para a esquerda. Visto que o tronco sai para o lado esquerdo, acho que esta galhada concentrada no mesmo lado acaba pesando um pouco, esta impressão, que ainda se vê reforçada pelo vaso raso, que no caso de um hankengai talvez não fosse o mais apropriado, visto que o vaso precisa dar peso ao conjunto, justamente para não causar esta impressão. Se a planta fosse minha, faria uma pequena modificação que acho que equilibraria o conjunto. Eliminaria esta galhada da esquerda pela altura do jim, deixando o maior volume de massa foliar do lado direito, justamente oposto ao lado que pende o tronco. Com isto acho que o conjunto ganharia mais equilíbrio. Embora como disse no início, a fotografia pode enganar os olhos. Fica a observação, e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Wilson |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 13, 2008 7:08 pm Assunto: |
|
|
Wilson meu amigo, na verdade eu fiz um moyogi e misturei num han-kengai, levemente é claro.
Até pensei em deixar somente moyogi, mas com o tempo se tudo se salvar dá para pensar melhor, e daí vou pensar na sua sugestão.
Muito obrigado,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 7:18 am Assunto: |
|
|
Que belo trabalho. Linda planta! Parabéns pelo trabalho Fabiano. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 2:19 pm Assunto: cauterização |
|
|
Fabiano,
Parabéns pelo belo trabalho!
Fiquei muito interessado em saber mais detalhes de como você faz a cauterização dos Jins. É apenas um ferro de solda?
Obrigado,
Marcelo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 3:10 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcelo, eu uso um mini-maçarico que comprei numa loja de departamentos, em lojas de ferramentas tbm tem, recarrega com refil de isqueiros!
É bom fazer este procedimento depois de aramado, pois o galho já dá uma resecada na hora e firma um pouquinho no lugar, mas muito cuidado para não aquecer demais o arame e proteja muito bem a massa foliar e os troncos vivos, onde passam a seiva!!
Abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Ago 17, 2008 5:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
Bom trabalho...parabéns pela ousadia/coragem de meter mãos á obra e partilhares connosco, Muito obrigado
Tal como foi referido pelos colegas/amigos, se "fosse minha" talvez me debruçasse um pouco mais para relfexão, sobre o pequeno reparo do Jin á esquerda...isto porque se houver algo a fazer com ele (modelar) a altura ideal é agora, enquanto ainda é um trabalho recente....
Sobre o conjunto, pela minha experiência em Juniperos ( "pouca" mas sustentada pela tentativa e erro) estou em querer/receio que possas ter puxado um pouco a corda, ao efectuar todas essas tarefas em simultâneo.
Acredito que teria sido mais prudente, teres planeado as coisas mais a médio longo prazo, fazendo esses procedimentos por etapas, para evitar correr riscos desencessários, os mesmos que te levaram a concluir e bem, executar as torções com auxilio da "borracha", mesmo que não fossem de todo necessárias, mas sim por reforço/mera questão de segurança
Acerca das raizes pode ser uma má interpretação minha da foto, mas fiquei um pouco apreensivo...aquele solo era composto apenas por barro/argila ???
Eles não gostam de solo desse genero e aquando do transplante, regra geral deve-se colocar um pouco do solo anterior pela dificuldade caracteristica desta espécie a adaptarem a novos elementos/recuperações profundas, razão pela qual também recomendam evitar-se grandes mexidelas/cortes no sistema radicular....
Para ele caber no vaso que mostras, tiveste que cortar muito??
Bom pelo que vemos a árvore parece que estava/está forte, por isso deve restablecer-se sem problemas de maior, o que está feito, feito e está, e não há-de ser nada...para já, está bem encaminhada e promete, Gostei
Boa sorte e ficamos a aguardar pelas futuras evoluções
Tudo de Bom
Um abraço
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 9:45 am Assunto: |
|
|
Fabiano,
Obrigado pela dica do maçarico. Vou procurar um e seguir as suas dicas.
Abraços,
Marcelo. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 10:48 am Assunto: |
|
|
Oi Castro, estava sentindo sua falta... vou dar uma atenção a mais sobre este jin, realmente acho tbm que se for para mudar, é bom que seja agora, pensava em fazer numa próxima oportunidade, mas tratando-se de madeira morta creio que ficará muito mais difícil.
O solo é mesmo argila com areia, horrível para esta espécie mas os produtores desta planta para fins comerciais/ornamentais usam muito deste, todo aquele raizame foi para o vaso, tvz tenha tirado umas pontinhas, mas coloquei lá o que pude, até por não ser expert da espécie e quis garantir sua vida, tomara que o estresse aplicado tenha boa recuperação.
Ela estava muito forte e saudável, tomara que tenha uma boa recuperação, muito obrigado pelos seus comentários amigo e espero que esteja mais presente por aqui... fui lá no milenar tbm...
Abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 18, 2008 10:53 am Assunto: |
|
|
Marcelo, às ordens amigo, muito cuidado para trabalhar com esta ferramenta, tanto quanto com você, quanto com a sua planta... isto é para beleza e diversão, não pode haver vítimas...então muita prudência é pouco, ok?
abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|