FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tem um jacaré na minha casa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo Trindade

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 12:10 pm    Assunto: Tem um jacaré na minha casa Responder com citação

Olá amigos do forum.

Estou com uma muda de jacaré que pediu pra vir morar na minha casa.Disse que iria me ensinar muito...

Bom, eu tenho várias perguntas:

Primeiro quanto ao estilo. Ela tem um potencial bom para um Kengai, ou seria melhor Han Kengai ou outra coisa qualquer?

Em segundo lugar, gostaria de ajuda para escolher qual seria a frente dela.

Preciso de orientação para fazer a torção do tronco principal para baixo, principalmente no caso do estilo cascata. É o que eu gostaria de fazer. Ela ficaria com uma copa ( construída a partir do primeiro galho), com a caída feita em seguida. Já vi trabalhos de torção em troncos já formados com o uso de um alicate para troncos e torniquetes. O tronco dessa planta deve ter por volta de 3,0cm de diâmetro, mas eu nunca fiz este tipo de trabalho... Eu sei que é difícil matar um jacaré, mas eu também já fiz muita proeza, acreditem.

Coloquei nas fotos um rótulo (frente, costa, etc,,,,) só para nomear as imagens. Aí vão:

Visão geral:

Frente(?):

Costas(?):

Esquerda(?):

Direita(?):

Obrigado desde já e um grande abraço,
Marcelo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 7:41 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo, com certeza um belo exemplar de jacaré, tem muitas possíbilidades. Neste exemplar você terá como fazer muitos jins e sharis. Sou péssimo em desenhos e projeções, mas com certeza terá ótimas idéias aqui.
Parabéns pela aquisição.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcelo Trindade

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Olá Junior,
Obrigado! É realmente uma planta que oferece muitas possibilidades. É um grande desafio pra mim, tirar o melhor proveito disso.
Os jins e sharis a gente pode ver depois. O que eu ainda não consegui ver é o posicionamento e estilo, estou tentando fazer uma projeção para uma cascata (não sou muito bom com desenhos...), até agora acho que seria o mais interessante, mas espero outras sugestões.
Abraços,
Marcelo.
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Trata-se de uma outra espécie mas acho que pode ajudá-lo a decidir.

By Sambarilove
Marcelo Trindade

MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2008 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Halo Sambarilove,

Que linda esta árvore!!!!!! Qual é a espécie? É sua? A foto também está muito bem feita! Gostaria de pelo chegar pelo menos pertinho de algo assim harmonioso...
Eu desenhei uma cascata a partir de uma vista geral do jacaré, mas vendo a foto que você postou eu já estou repensando a escolha do estilo! Vou fazer outro desenho...
Obrigado.

[/img]
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2008 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Cara,

De minha lavra aí só tem a parte escrita.

É uma piracanta de um dos papas do bonsai. Não lembro qual mas encontrei surfando pela net.

Como tenho 2 piracantas com o tronco no mesmo jeitão, guardei-a para modelo e inspiração.
Marcelo Trindade

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Colecionar imagens é uma boa idéia para inspirações. Vou adotar essa!
Tem um porém aqui. Nesse piracanta o tronco inclinado para a direita se bifurca. No meu jacaré, a foto "Esquerda" dá a impressão de que ocorre o mesmo (há uma superposição de planos na imagem), mas não é uma bifurcação. Os galhos estão bem distantes se tivermos como referêncial o tronco principal (foto "Frente").
Daria para fazer os dois galhos para cima, formando duas copas, foi essa a idéia que tive quando ví o piracanta, mas acabei escolhendo a castata mesmo.
Trabalhei nela esses dias, mas a execução ficou muito ruim. Não consegui torcer o tronco para baixo, abri uma rachadura enorme no primeiro galho, quebrei mais uns outros tantos, tirei montes de lascas da casca, etc... Parece que passou um trator por cima dele. Coisa de principiante querendo fazer o que não sabe... (se soubessse não seria principiante , né Question Wink ). Vou deixá-la agora como está e no ano que vem eu tento melhorá-la.

De qualquer maneira, obrigado pela colaboração. A foto dessa piracanta é realmente inspiradora Exclamation

Na rachadura eu só passei cicatrizante. Tem mais alguma coisa que eu possa fazer? Além de esperar que ela sobreviva?...

Abraços,
Marcelo.
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Há uma matéria aqui no forum que ensina uma técnica de rachar o tronco para obter a inclinação desejada (parece-me que é do Geraldo).

Não estou conseguindo encontrá-la mas sugiro que vc inicie um novo tópico com o título "Obtendo inclinações por meio de rachaduras", ou coisa parecida. Possivelmente ele ou outro colega conseguirá dizer alguma coisa.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: