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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
Phil Menta

Registrado: 19/08/08 Mensagens: 8 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Qua Ago 27, 2008 11:16 am Assunto: Cripreste: morreu ou não? [fotos] |
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Pessoal, ganhei um cipreste de aniversário no finalzinho de março. Pois bem, coloquei-o em minha varanda e estava cuidando muito bem dele, fertilizando a cada 2 semanas, deixando a terra sempre úmida, nunca encharcada nem seca.
Não mexi nele por causa da mudança de lugar, pra ele se acostumar com o fotoperíodo, enfim, com o lar novo. Também não tenho experiência nenhuma com coníferas, achei melhor pesquisar bem antes de mexer nele.
Mas então, no meio de abril, as folhas dele começaram a secar de dentro pra fora!
Fui tirando o que havia secado, mantendo a rega e a fertilização. Afinal poderia ser sinal da planta se climatizando com o lugar novo.
Foi assim por 2 meses, até que ela parou de secar, e está estacionada desde o meio de julho.
Ouvi dizer que coníferas demoram a dar sinais de que morreram, inclusive muitas podem ficar verdinhas por bastante tempo até começar a amarelar. Minha dúvida é: Será que meu cipreste morreu e eu me dei mal? Já estava com planos de trocar o substrato dele (como sempre, veio da loja com 100% de terra vegetal), trocar o vaso (veio em um vaso retangular de cimento que não tem nada a ver com ele)...
olha as fotos dele aí
esse ramo ainda tá meio seco, eu deixei ele aí, quem sabe, né
[]´s!  |
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Phil Menta

Registrado: 19/08/08 Mensagens: 8 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Qua Ago 27, 2008 5:56 pm Assunto: |
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ah, esse monte de areia eu joguei por cima da terra, de tempos em tempos eu dou uma cutucadinha com um hashi pra penetrar a areia no vaso... pra ir acostumando ela com o substrato q eu vou trocar... |
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pauloventura 3.o PASSO


Registrado: 19/02/08 Mensagens: 553 Localização: brasilia DF
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Enviada: Qua Ago 27, 2008 9:43 pm Assunto: |
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Caro Phil !
Esta planta é realmente uma das mais sensiveis e difícil de cultivar
trata se de uma Chameacyparis popularmente conhecida como cedro
ou tuia nana,mas pela foto ela me parece bem viva, é normal nesta
espécie a secagen de alguns ramos na parte interna dos galhos.
Para o reenvase aguarde a primavera é menos arriscado certo !
G abraço.
Pv. |
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Phil Menta

Registrado: 19/08/08 Mensagens: 8 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Qua Ago 27, 2008 10:32 pm Assunto: |
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Putz, me danei então né! Pq moro em apartamento, como deu pra ver.
Ela fica o dia todo no jardim-varanda ali, mas não sei se seria sol o suficiente pra ela, o que achas? |
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Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
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Enviada: Qui Ago 28, 2008 7:11 pm Assunto: |
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Olá Phil Menta
Como ninguém lhe tinha respondido, ontem tentei escrever uma msg mas ao fim de tanto tempo, não sei o que se passou e fiquei "off-line", perdi-a por completo
Por isso tentei de novo... esta tentiva de opinar, é baseada na minha (ainda pouca) experiência, tanto como Bonsaista e como com a espécie Ok, como tal, agradecia que levasse isso em linha de conta, como apenas mais uma opinião e nada mais...
Duvide, questione-se, pesquise e cruze toda a informação obtida, só então deve proceder da forma que lhe parecer mais acertada com o quadro que se lhe apresente.
Phil Menta escreveu: | Pessoal, ganhei um cipreste de aniversário no finalzinho de março. Pois bem, coloquei-o em minha varanda e estava cuidando muito bem dele, fertilizando a cada 2 semanas, deixando a terra sempre úmida, nunca encharcada nem seca. |
Bom sabemos que foi colocado na varanda, mas pouco sabemos que qualidade de vida terá...
Quando está na varanda apanha sol suficiente (várias horas por dia)??
Fica exposto a correntes de ar??
“Cuidar muito bem dele”, é uma questão dúbia, afinal ao fim de uns anitos disto pode-se constatar que a maioria dos Bonsai, morrem mais por excesso de zelo que por falta de tratamento/cuidados....
Fertilizar a cada 2 semanas (15 dias) pode ser correcto, ( acredito que sim) mas mais importante, seria explicar-nos como o faz e com o quê??
Que tipo de adubo é e que força tem???
Por exemplo, o ideal seria adubar mais vezes e em menos quantidade, em doses bem diluídas e sempre ligeiramente abaixo do indicado no rótulo pelo fabricante, neste caso sub-divididas pelo numero de vezes das aplicações....existe quem o faça apenas um vez por mês e também pode estar correcto, depende de que adubo e tipo de substrato estamos a falar, que possibilidades de lixiviação que possam ocorrer ou respectiva retenção dos nutrientes.
Ainda que possa estar certo e ser suficiente, as arvores não se alimentam de 15 em 15 dias, tão pouco uma vez por mês, alimentam-se diariamente consoante a disponibilidade dos nutrientes, o ideal é que não ocorram excessos nem carências, já que interferem nas disponibilidade de outros.
Deixar a “terra húmida, nunca encharcada nem seca” também é um pouco vago, senão vejamos...
O que importa é saber como rega o seu bonsai??? você pode a regar de uma forma moderada, mas por o seu bonsai ter uma “menos boa” constituição do substrato, ele pode estar mais tempo do que devia (dias) Húmido, ainda que efectivamente o regue pouco.
Sendo um junipero, humidade não é com eles, toleram melhor pequenos “stresses hídricos” como refere o amigo Fabiano, do que estarem permanentemente de “pés húmidos”....interessa é providenciar para descarte essa humidade de forma controlada e a tempo de ser novamente regado para permitir uma melhor oxigenação das raízes...
Phil Menta escreveu: | Não mexi nele por causa da mudança de lugar, pra ele se acostumar com o fotoperíodo, enfim, com o lar novo. Também não tenho experiência nenhuma com coníferas, achei melhor pesquisar bem antes de mexer nele.
Mas então, no meio de abril, as folhas dele começaram a secar de dentro pra fora!
Fui tirando o que havia secado, mantendo a rega e a fertilização. Afinal poderia ser sinal da planta se climatizando com o lugar novo. |
Acredito que terá feito bem, o ideal é estabilizar a árvore.
As folhas a secarem de dentro para fora também é normal, tem a ver com a força apical...no período de crescimento quando os ramos estão com muita força, e existem sempre uns com mais que outros, devemos estar atentos e ir fazendo uma pinçagem nos mais fortes, (com os dedos) ou cortes nos rebentos/ramos finos com tesoura, se o fizer nas escamas estas ficarão queimadas....o que também diga-se, apenas “fere” o aspecto estético do exemplar.
Contrariamente ao que muitos pensam as coníferas também renovam a folhagem, não são caducas, mas ainda assim renovam toda a folhagem, leva é mais tempo que as demais...
Agora o aspecto que preocupa mais, é que o caro viu que o bonsai estava a passar por um hipotético problema, e mesmo assim continuou/manteve a rega e adubação!!
Os Bonsai regra geral são os primeiros a dar-nos indícios que algo está “menos bem”.
Faz-se uma análise do seu estado (a olho), coisa que pode ser feito em todas as vezes que os regamos (pelo menos eu aproveito a altura para isso) e caso não se consiga identificar qual o problema, o primeiro passo deveria ser:
Rever todo o processo de rega
Como não foi detectado nenhum problema provocado por insectos no exterior, o problema pode ter origem em fungos...pergunta? quando foi a ultima vez que administrei um fungicida??
Por acaso segundo suponho, agora está em pleno Inverno... já fez alguma aplicação de Cobre ou outro fungicida?? Recomenda-se nas coníferas .
Aplicar a muito batida máxima "Bonsai doente não se aduba"
Se está no inverno porque continuar a aduba-lo se o bonsai baixou em muito o seu metabolismo, ele agora não está a acumular energia, pelo contrário está a gasta-la, a energia que está a utilizar é aquela que acumulou no outono passado, a tal que se recomenda não desperdiçar com desfoliações desnecessárias por exemplo nos aceres, quando é notório que árvore não está no melhor da sua condição, ou terá sido submetida a intervenções nesse mesmo ano.
Como não está a assimilar nutrientes que lhe está a administrar, (e que levam tempo a serem processados), o que em principio pode estar a ocorrer é uma acumulação desnecessária de sais minerais no solo...a não ser que na sua zona o inverno tenha temperaturas bastante próximas da primavera/verão e o bonsai esteja a carburar em pleno, se assim for Ok, mas também não prevejo nada de bom, porque existe sempre o relógio biológico da espécie e o exemplar irá /vai acabar por dar o estoiro a médio longo prazo por esgotamento.
Phil Menta escreveu: | Foi assim por 2 meses, até que ela parou de secar, e está estacionada desde o meio de julho.
Ouvi dizer que coníferas demoram a dar sinais de que morreram, inclusive muitas podem ficar verdinhas por bastante tempo até começar a amarelar. Minha dúvida é: Será que meu cipreste morreu e eu me dei mal? Já estava com planos de trocar o substrato dele (como sempre, veio da loja com 100% de terra vegetal), trocar o vaso (veio em um vaso retangular de cimento que não tem nada a ver com ele)... |
É natural que seja apenas por ter baixado o metabolismo por causa da estação em que se encontra, até a coloração deles costuma ficar mais esbatida, voltando depois á normalidade com a proximidade da primavera.
Quanto ao demorarem a dar indícios, por acaso os meus, foram bem fulminantes,
O penso que acontece, é que as coníferas podem morrer num ano devido a um problema ocasionado no ano anterior, ou seja, pode estar a assistir agora a um quadro/problema que poderá ter tido origem no ano anterior, como já se instalou á bastante tempo e a nossas limitações são tantas, nas maior parte das vezes só nos resta o simples papel de espectadores...
Elas como têm o metabolismo mais lento que as folhosas o problema detecta-se bem mas tarde...e quase sempre fatal.
O melhor mesmo é estabilizar e fazer como sugeriu o Caro Paulo Ventura, quando chegar a primavera proceder ao transplante para passar a ter controle do solo, se vir que não dá mesmo é proceder mesmo a um “transplante de emergência” afinal não tem nada a perder se o quadro piorar, não é verdade?.
Acerca da areia...(esse tipo de areia da praia) é uma boa maneira de acabar com ele mais depressa...
A areia pode ser adicionada ao substrato mas nunca em substituição “de”...
A areia por ser fina tem tendência a compactar irá dificultar o desenvolvimento das raízes de captação (capilares) ..como já deve ter reparado fazem retenção da água que não é muito propicio a essas espécies...ela pode ser boa para por ex: sementeiras, mas tem os quês....em Portugal é comum ver-se coniferas em zonas com bastante areia, mas também pouca água vêem.
Existem pessoas que dizem constituir os seus substratos com grandes percentagens dela (Areia) + matéria orgânica no seu todo, mas se olhar de modo mais cuidado, vai reparar que essas mesmas pessoas, raramente fazem um transplante como deve ser, com selecção de raízes....fazem na sua maioria “falsos transplantes”, em virtude do sistema radicular dos exemplares serem fracos (estarem débeis), logo para não darem cabo do pouco que restou/sobrou das raízes, transplantam com parte do torrão antigo agarrado ao nebari, e acrescentam substrato á volta, sob pena de deixarmos de ter controle do sistema radicular na sua totalidade...e com a continuidade apodrecerem mesmo aquelas (por baixo do nebari)....
É uma técnica que pode ser feita, e é, mas não de todo aconselhável em virtude de passarem a existir dois tipos de solo no vaso, o velho e o novo, inclusive por vezes com características diferentes, criando no meio de ambos uma zona tampão, com qualidades propícias para a criação de fungos...
È costume ver-se aplicar em árvores de maior porte e com uma idade mais avançada, quando os transplantes são bem mais espaçados...a diferença é que na maioria dos casos, pelo valor do exemplar, a “Akadama” com que se faz nem tão pouco é uma Akadama qualquer...tão pouco será o artis, e verdade seja dita, a maior parte dos ( bons) exemplos que se vê em revistas da especialidade, por acaso até é Kanuma ( nas Azáleas).
No caso das coníferas de modo geral é recomendado o transplante a cada 3 ou 4 anos e tendo sempre o cuidado de juntar ao novo substrato parte do solo antigo por causa do ecossistema existente (ambiente microbiano que interagia com a árvore e que contribuía para a sua vitalidade).
Regra geral dependendo da espécie também não gostam de grandes mexidelas no sistema radicular....umas toleram mais que outras, mas nada de abusos.
A Areia, como referi pode ser adicionado, mas preferencialmente deve ser substituída por outro elemento o areão de rio por exemplo (mais grosso), bem lavado se possível, por poder conter também agentes nocivos.
Existia por cá um excelente tópico acerca de substratos, que foi elaborado pelo “ausente” Olavo Pastore, assim tive que recorrer a uma pesquisa na net e fui encontrá-lo no site do Caro Amigo Sergivaldo, espero que ele não se importe
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/substrato01.htm
pelo que lhe recomendo a sua leitura total, assim como se for possível outras existentes no local...
Bom, espero que tenha sido de alguma ajuda,...as minhas desculpas pelo alongar.
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
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Phil Menta

Registrado: 19/08/08 Mensagens: 8 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Dom Ago 31, 2008 2:07 pm Assunto: |
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Olá caro amigo Antonio,
Fico contente de ter inspirado um post tão longo e cheio de conteúdo.
Vamos aos fatos:
Minha varanda recebe "luminosidade" ao longo do dia, porém o sol direto só alcança as plantas (como deve acontecer em muitas outras varandas) após o meio-dia, ficando desde então até o anoitecer. Tenho medo, sim, do fotoperíodo ser insuficiente se tratando de uma conífera.
Meu fertilizante líquido é NPK, 04-14-08, e eu sempre faço a mistura com mais água que o recomendado, com água filtrada.
A terra é essa que eu disse, terra vegetal 100%. Dei uma vasculhadinha e acho que tem algumas pedras de argila expandida também... Pretendo comprar substrato pronto pra coníferas, porque não encontro essa areia de rio em lugar nenhum, só areia de praia. A areia está só "cobrindo" a terra vegetal, praticamente nenhuma areia penetrou no vaso de forma efetiva.
Esse não é meu primeiro bonsai, já tive outros e pesquiso a arte há muitos anos, porém nunca cultivei uma conífera. As coníferas sempre foram ao meu ver "as plantas intocáveis" pelas minhas mãos, já que nunca morei em casa nem nunca tive oportunidade de ter um jardim. Além, é claro, da sua sensibilidade, apesar de esconder muito bem os problemas. Sempre tive e ainda tenho muito medo de criar coníferas como bonsai.
O fato é que não sei porque ainda não desisti do hobby, já perdi muitas plantas, buxinho, erica, serissas, ligustrums... nunca consegui manter uma planta por mais de 3 anos.
Vou me esforçar e procurar muito a respeito dos ciprestes, mas se mais uma planta morrer nas minhas mãos, vou desistir de vez, ficar só olhando o jardim dos outros  |
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Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Dom Ago 31, 2008 3:56 pm Assunto: |
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A "areia de rio" nada mais é do que a areia utilizada em construções, facilmente encontrada em qualquer loja do ramo. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
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Leandro MM Visitante
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Enviada: Dom Ago 31, 2008 5:09 pm Assunto: Um possível ataque de fungos... |
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Caro Phil, como voce relatou,o amarelecimento veio de dentro para fora, isso pode revelar um problema de ataque de fungos, principalmente em plantas de hábitos ou climas temperados submetidos a climas tropicais. As conifeas pelas estruturas de suas folhas apropriadas à resistir ao frio intenso e as geadas, não são plenamente adaptadas ao calor e alta umidade. Assim, principalmente naquelas plantas coniferas submetidas aos stress ou condições extremas devem receber um tratamento preventivo contra fungos à base de cobre, esse produto não tem efeito erradicante contra fungos, mas sim, protetor, assim uma aplicação preventiva é muito benéfica.
Apenas ressalvo que, não se pode determinar se fora realmente um ataque de fungos, mas pelo que disse, e ainda mais que após as podas do material atacado o processo se reduziu (uma ação muito correta, pois reduz a fonte de inóculos).
Continue postando informações, principalmente se os sintomas voltarem a aparecer, e como disse nosso colega Antonio, em caso de qualquer problema com as plantas, é necessário parar de adubar, e principalmente avaliar a frequência das irrigações, pois tanto a falta como o excesso matam, a virtude está no meio...rsss.
Boa sorte e qualquer novidade nos avise... |
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Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
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Enviada: Dom Ago 31, 2008 5:44 pm Assunto: |
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Olá caro amigo Phil Menta
Ainda bem, fico contente que tenha sido do seu agrado...
Phil Menta escreveu: | Fico contente de ter inspirado um post tão longo e cheio de conteúdo.
Vamos aos fatos:
Minha varanda recebe "luminosidade" ao longo do dia, porém o sol direto só alcança as plantas (como deve acontecer em muitas outras varandas) após o meio-dia, ficando desde então até o anoitecer. Tenho medo, sim, do fotoperíodo ser insuficiente se tratando de uma conífera. |
Bom pelo que refere o seu quadro é um pouco similiar ao meu....e mesmo com dificuldades aos poucos, lá se vai conseguindo ir um pouco mais além...por acaso tenho tido dificuldades, mas tem a ver com outras circunstâncias (ataques de fungos).
Dado que ele apanha sol directo do meio dia em diante, acredito que a exposição deva ser suficiente, mesmo para uma conifera.
Acredito que o seu problema residirá mais na falta de controlo do sistema radicular...aquel argila de transporte que costumam trazer para estabilizá-las durante transporte internacional.
Nada que na próxima primavera não se resolva.
Phil Menta escreveu: | Meu fertilizante líquido é NPK, 04-14-08, e eu sempre faço a mistura com mais água que o recomendado, com água filtrada. |
Esse adubo que refere na minha opinião, não é/será o mais indicado para a espécie em questão....
O “N” está demasiado baixo, em relação aos demais, o empurrão que está a dar com esse adubo com esse nível alto de “P” Fósforo, é para estimular o desenvolvimento e funcionamento do sistema radicular, ajuda a engrossar e lenhificar o ramos, criando condições apropriadas para a produção de folhagem, agora isso está a cargo do “N” Nitrogénio que como já se viu está deficitário em relação aos demais....logo estará a comprometer todos os esforços.
O “K” é o principal nutriente para o desenvolvimento de flores e frutos, não sendo esta espécie um desses casos porquê dar primazia a este em relação ao “N” Nitrogénio, que participa de inúmeros compostos vitais, é essencial para a produção de aminoácidos e da clorofila, ajudando inclusive na absorção e metabolização de outros nutrientes.
A deficiência de “N” encurta o ciclo vital e o seu excesso também é prejudicial...no arranque da Primavera devemos dar adubos mais ricos em “N”, é importante para dar um estimulo na copa, mas depois devemos alterar os seus valores e dar um adubo em função da necessidade e da espécie que dispomos.
Sempre tendo em linha de conta que não se deve descurar de nenhum...afinal qualquer um deles quando em falta ou excesso compromete a disponibilidade de outros.
Esse adubo seria bom (recomenda-se) para administrar a uma arvore que dê flor/frutifique no periodo que antecede os mesmo....favorece/estimula o desenvolvimento de flores e frutos.
Pelo que diz em relação ao tipo de adubo, penso que se trata de um “quimico” solúvel em água, não é verdade?? como procede aplica directo??
Recomenda-se que antes de adubar, se regue abundantemente o bonsai para que possa hidratar...esperar um pouco e só então adubar, com isto evita desperdiçar material/produto, mas também e mais importante que a arvore estando sedenta de líquidos o absorva de imediato podendo provocar queimaduras desnecessárias, sendo químico tem uma absorção mais rápida do que outros de origem orgânica.
Phil Menta escreveu: | A terra é essa que eu disse, terra vegetal 100%. Dei uma vasculhadinha e acho que tem algumas pedras de argila expandida também... Pretendo comprar substrato pronto pra coníferas, porque não encontro essa areia de rio em lugar nenhum, só areia de praia. A areia está só "cobrindo" a terra vegetal, praticamente nenhuma areia penetrou no vaso de forma efetiva. |
Eu também já tenho adquirido substrato comercializado pronto para coniferas (Akadama+Kyrio, etc, etc.) é uma boa opção, mas hoje prefiro compra-lo na mesma e complementá-lo com outros produtos que vou experimentando ao longo dos anos (ex: pedriscos usado nos aquários; greda vulcânica e etc)...é preferivel fazer compostos, inclusive com produtos menos onerosos e que estejam mais á mão, sobretudo com aqueles com que os amigos mais proximos, tenham sido bem sucedidos.
Phil Menta escreveu: | Esse não é meu primeiro bonsai, já tive outros e pesquiso a arte há muitos anos, porém nunca cultivei uma conífera. As coníferas sempre foram ao meu ver "as plantas intocáveis" pelas minhas mãos, já que nunca morei em casa nem nunca tive oportunidade de ter um jardim. Além, é claro, da sua sensibilidade, apesar de esconder muito bem os problemas. Sempre tive e ainda tenho muito medo de criar coníferas como bonsai.
O fato é que não sei porque ainda não desisti do hobby, já perdi muitas plantas, buxinho, erica, serissas, ligustrums... nunca consegui manter uma planta por mais de 3 anos. |
Não existem plantas intocáveis...existem é plantas mais adequadas para o meio ambiente que dispomos e não vale a pena lutar contra a natureza das coisas, quando ela nos mostra ano após ano o quanto estamos errados...não deixa de ser uma excelente forma de aprendizagem ( tentativa & erro ) mas também devemos aprender/saber quando parar.
Se ao fim de algum tempo ainda não tivermos sido bem sucedidos, é questão de rever todo o processo, caso não existam indícios de falha nossa é porque não conseguimos reunir todas as condições propicias para essa espécie se desenvolver...logo pelo “tempo” que dispomos, que cada vez é menos e tão precioso, parece-me que seria mais sensato direccionar-mos as atenções noutra qualquer mais adequada á nossa realidade...
O que não me parece ser o seu caso com os juniperos, dado que existem um pouco por todo o lado e bastantes colegas/amigos de fórum a terem-nos por ai.
Phil Menta escreveu: | Vou me esforçar e procurar muito a respeito dos ciprestes, mas se mais uma planta morrer nas minhas mãos, vou desistir de vez, ficar só olhando o jardim dos outros  |
Desistir não, podemos abrandar descartar árvores para aliviar o “barco”, mas desistir nem pensar, Ok...não se prenda na árvore ela e o homem são efémeros, apenas a Essência do Bonsai é Eterna...
Por isso mesmo com todos os fracassos, não é razão para desistir de coisa alguma, muito pelo contrário o facto de ter arriscado é por si só positivo.
Talvez também pela natureza do seu espaço (apartamento) deva cingir-se a menos espécies
Assim ficaria a conhecer melhor cada uma delas do que tendo varias experiências em curso....creio eu.
Solo drenante é o ideal para as coníferas...evite usar em demasia a areia do rio (com granulometria similar á da praia), use de preferência pedriscos de rio idêntica aquela que se costuma usar nos aquários, comercializam-se com vários tamanhos.
A da praia nem pensar, essa está impregnada de sal como será óbvio
Bom mais outro aonde me alonguei , as minhas desculpas pelo facto e quaisquer erros que possam existir.
Boa sorte.
Cptos
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
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Phil Menta

Registrado: 19/08/08 Mensagens: 8 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Seg Set 01, 2008 2:28 pm Assunto: |
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Antonio Castro escreveu: | Pelo que diz em relação ao tipo de adubo, penso que se trata de um “quimico” solúvel em água, não é verdade?? como procede aplica directo?? |
Olá Antonio,
Exato, é um fertilizante líquido solúvel em água, no caso o fertilizante que eu uso é foliar, coloco a mistura num borrifador e espirro nas folhas. Ele tem surtido um efeito ótimo em 2 cactus que tenho, desde que comecei a usá-lo eles deram muitas flores. Creio que manterei esse fertilizante só para uso nas plantas floríferas que tenho, então. Comprarei outro mais rico em nitrogênio.
Sambarilove escreveu: |
A "areia de rio" nada mais é do que a areia utilizada em construções, facilmente encontrada em qualquer loja do ramo. |
É essa a areia que eu uso, porém em granulometria mais fina que o indicado. Vou procurar em lojas de material de construção alguma areia mais grossa que essa que eu uso.
obrigado pelas dicas, pessoal! |
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Phil Menta

Registrado: 19/08/08 Mensagens: 8 Localização: São Paulo - SP
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Enviada: Ter Set 02, 2008 4:39 pm Assunto: |
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Mais uma coisa: esse vaso dele é muito grosseiro, pensei em transplantá-la pra um vaso redondo ou ovalado, na cor marrom, fica mais harmonioso?
devo aproveitar a primavera agora pra transplantá-la num substrato melhor?? |
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