|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
victor.opini

Registrado: 02/05/07 Mensagens: 73 Localização: Mogi MIrim - SP
|
Enviada: Seg Set 01, 2008 6:56 pm Assunto: ajuda com estaquia |
|
|
Olá amigos do Fórum!
estou com algumas duvidas a respeito da estaquia, pois realizei algumas, e espero que tenha feito da maneira correta...
a algumas semanas, fiz uma estaca de ficus benjamina, cortei um galho da arvore matriz, retirei quase todas as folhas, deixando somente algumas em alguns galhos, enfim descasquei a base do tronco e fiz um corte em forma de bissel... enfim, coloquei na areia, em uma caixinha de leite... importante falar que nao utilizei nenhum tipo de hormonio... ah, e é importante ressaltar que o galho que coletei é grande... +/- 35 cm de altura e +/- um dedo de diametro...
será que realizei o procedimento corretamente? será que ela vai enraizar??
tambem fiz ontem (domingo) quase o mesmo procedimento com uma plata que não sei se é pingo de ouro, ela dá uns frutinhos laranjas e umas florzinhas roxas, é um arbusto, se alguem souber que espécie que é me avise por favor...
mas com esta eu coloquei no escorredor com areia grossa e pedriscos, e coloquei ela em cima de um pratinho de plastico, para desenvolver um bom nebari... tem uns 35 cm e um dedo de diametro...
mas uma vez, não sei se realizei o procedimento corretamente..
e em breve realizarei uma estaquia de ácer...
peço ajuda aos amigos do fórum para me auxiliar nessas dúvidas pois sou iniciante com estaquias
obrigado!
abraços
Victor  _________________ Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los. |
|
|
 |
Phil Menta

|
Enviada: Ter Set 02, 2008 10:23 am Assunto: Re: ajuda com estaquia |
|
|
....
Editado pela última vez por Phil Menta em Ter Set 02, 2008 9:55 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Phil Menta

|
Enviada: Ter Set 02, 2008 10:29 am Assunto: Re: ajuda com estaquia |
|
|
E aí Victor!
Estaquia em galhos mais grossos costuma ser mais complicada e dar resultados mais demorados, o que pode ser uma frustração ás vezes... O mais indicado para um procedimento assim em um galho mais grosso é a alporquia, assim parte do galho fica em contato com a árvore e com a terra (ou xaxim) ao mesmo tempo.
Mas como a sua estaca tem aproximadamente 1 dedo (meu dedo é muito fino ) acho que enraizará facilmente. Ainda mais se tratando de um ficus. Que substrato você usou pra essa estaquia?
Seria interessante você postar uma foto do "elemento" pro pessoal do fórum dar uma olhada.
A pingo-de-ouro também é chamada de Duranta, eu conheço as variedades erecta:
e Golden Edge:
Pelo que eu sei são plantas bem resistentes, mas que só ficam nessa coloração viva quando têm bastante sol!
A estaquia delas é relativamente simples e dá um bom resultado, eu mesmo já consegui fazer algumas delas.
abs!
edit: encontrei essa das fores roxas e bolinhas que você pegou, é a Duranta repens.

Editado pela última vez por Phil Menta em Ter Set 02, 2008 9:56 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Set 02, 2008 4:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Phill Menta
Caso lhe seja possivel agradeciamos/agradecia-se que apagasse ( c/ o botão de "editar") a ultima foto que colocou, como pode verificar, esta tem uma "msg" de aviso dos "Direitos de Autor", do respectivo Site e como tal, não é necessário que estabeleça um "link" com esta comunidade como uma msg deste/desse género.
O mesmo se passará com a penúltima...embora não tenha nenhuma msg clara de aviso, tem o simbolo "©"= Copyright, que é quanto basta...
Compreendemos a intenção, mas nestes casos é preferivel colocar apenas um link e quem estiver verdadeiramente interessado que o visite....é o mais politicamente correcto e afinal não custa nada... .
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Ter Set 02, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Olá Phil!
então, como substrato para o ficus, utilizei areia grossa e um pouco de terra preta...
como eu estava na chacara do meu avô, nao tinha camera fotografica
quanto ao pingo de ouro, pelo que observei a campo, me parece que existem algumas variedades, com algumas diferenças.. mas é pingo de ouro mesmo
valeu pela ajuda!
victor  _________________ Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los. |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Sáb Set 06, 2008 1:50 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Essa semana pretendo fazer uma estaquia de ácer, não sei qual é a espécie dele..
mas alguem saberia me dizer se esta época é boa para realizar a estaquiua?
eu pedi em uma farmacia de manipulação que me fizessem capsulas de vitamina B1, lí bastante no forum que serve como hormonio enraizador..oque vcs axam?
att
victor  _________________ Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Set 07, 2008 7:37 pm Assunto: |
|
|
Amigão,
Quanto à estaquia com Fícus, Não recomendo fazer o desbaste no tronco. Faça aenas o corte.
Depois utilize a técnica da estufa. Eu utilizo um saco plástico transparente sobre o vaso, com arcos de arame para que não tenham contato com a planta.
Já consegui bons resultados com Fícus sem uso de hormônio.
Boa sorte.
Franz Lopes |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Seg Set 15, 2008 5:33 pm Assunto: |
|
|
Ola Pessoal!
Franz, obrigado pela dica..
então, esse fim de semana trouxe minha estaca de ficus que estava na chacara do meu avô, ja faz uns 2 meses que plantei, e deixei um par de folhas no topo, para ver se secava, murchava e tal... o que não aconteceu
não sei se está dando certo...
gostaria de saber.. quanto tempo leva para ela enraizar? e como posso saber se está enraizada já? a mesma pergunta para o pingo de ouro e ácer tridente tb.. o ficus está em uma caixinha de leite, as de ácer está em garrafa pet(mais facil de vizualizar quando enraiza ,
e o pingo de ouro no escorredor
se alguem puder me ajudar ficaria muito grato!
abraço
Victor _________________ Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los. |
|
|
 |
maycon
|
Enviada: Seg Set 15, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
ola victor, pegando carona no topico vi q vc é de mogi mirim eu sou de mogi guaçu somos vizinhos heim.Ja te mandei uma mp mais acho q vc não deve ter visto, sou principiante sera q vc não poderia me ajudar sinto falta de conversar com alguem pessoalmente, se quiser me add ai no msn maycon.bud@hotmail.com para a gente conversar e quem saber ate marcar um encontro. ate mais |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Seg Set 15, 2008 9:49 pm Assunto: |
|
|
Ola Maycon!
que bom encontrar alguem de perto! é dificil.. rsrs
realmente eu não vi mp, mas ja te add no msn,
eu tb sou principiante, mas conversando podemos trocar experiencias!
até mais
victor _________________ Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los. |
|
|
 |
maycon
|
Enviada: Ter Set 16, 2008 6:55 am Assunto: |
|
|
ola victor ja ta aceito no msn, concerteza vamos conversar muito rsrsrs ate + um abraço |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Ter Set 16, 2008 4:59 pm Assunto: |
|
|
Amigão.
Minhas experiências com Ficus, os mesmos já começavam a emitir raízes com 2 ou 3 semanas.
Mas não significa que já possa retirar a estufa. O tempo de retirada da mesma varia bastante, não tem um prazo correto, vai depender do desenvolvimento global da mesma.
Eu costumo deixar na estufa por pelo menos uns 5 ou 6 meses.
Boa sorte.
Abraço |
|
|
 |
victor.opini

|
Enviada: Dom Set 21, 2008 2:25 pm Assunto: |
|
|
olá
então,
a minha estaca de ficus está meio alta.. por isso não fiz uma estufinha de pet..
porem, esta semana ja reparei no surgimento de algumas gemas
porem não é no tronco principal
mas é um bom sinal hehe
mais tarde postarei alguma foto..
abraços!
victor _________________ Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|