FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai - Minha visão
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cesar64

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 5:59 pm    Assunto: Bonsai - Minha visão Responder com citação

Ola amigos foristas,
este é meu primeiro post e sou um iniciante encantado pelas possibilidades e desafios que descobri nesta arte.

Divesas vezes parei e admirei exemplares de Bonsai, mas somente nas últimas semanas parei para pensar, ler e refletir sobre esta arte aplicada á natureza com o sério intuito de me tornar um 'Bonsaista'.

Neste período tenho lido muita coisa em foruns e sites (nacionais e estrangeiros), comprei, e li, publicações sobre o assunto, vi muitas fotos, visitei um belissimo viveiro onde tive a oportunidade de conversar com pessoas que ja convivem com o Bonsai e suas tecnicas há algum tempo e fui fisgado...

Neste tempo de namoro descobri coisas belíssimas e coisas estranhissimas também.... Shocked

Confesso que não me sinto tocado ao ver uma arvore cheia de dobras e contornos, elas me parecem artificiais Embarassed pois não fazem parte de nosso ambiente, salvo situações de exceção, não as reconheço como arvores.

Na verdade, me impacta muito mais ver uma bela arvore com copa bem formada e cheia de flores e frutos, pois assim são nossas arvores...

E é isso que eu quero buscar em minhas 'esculturas-vivas'. Quero poder visitar meu viveiro e, além ver pequenas grandes arvores, sentir a mesma alegria e prazer que temos ao visitar um pomar de verdade, admirando a beleza de 'pés carregados' e podendo provar os frutos ali gerados... O ponto focal de nossas arvores, seus contrastes, devem ser obtidos principalmente pela frutificação e pelas flores e não pelas formas...

Moramos num país com grande variedade de arvores frutiferas a nossa disposição (sejam nativas ou não) e aliando essa oferta à disponibilidade de conhecimento da fisiologia das plantas, às tecnicas de fruticultura e de miniaturização advindas do Bonsai, acredito ser possivel atingir este objetivo.

Muito estudo, muita dedicação e muita paciência serão as minhas armas....do resto a natureza se encarregará...

Aqueles que tem visão similar e que estão cansados de ver arvores contorsionitas 'imitando a natureza' e queiram participar desta minha aventura, sejam benvindos..

Um abraço e prometo mante-los informados...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Cesar, seja bemvindo a este mundo do bonsai e ao fórum. Me chamou a atenção suas colocações e as vejo muito interessantes. Afinal é uma visão que parece vir de seu coração e por isso ela tem muito valor. Uma visão de amor às plantas, não querendo através das técnicas do bonsai transformar em técnicas de agressão a elas. O bom desta arte pelo pouco que pude ver nestes 3 anos de aventura, pesquisa e aprendizado, é que tem espaço para todas as "correntes de pensamento", obviamente que para que isso ocorra temos que aceitar também os que pensam de maneira diferente da nossa. Ou ao menos ver em cada corrente o que ela tem de bom. Existe uma linha de bonsaistas naturalistas, ou naturalisticos, não sei qual seria a melhor tradução, pois em ingles é Naturalistic. Uma forma interessante. Por outro lado, também não podemos ignorar que a natureza nos mostra inúmeras situações de (vamos dizer assim) agressão às plantas, e nestes lugares, sujeitas a ventos, secas, raios, etc, etc... as plantas são contorcidas, distorcidas, galhos quebrados (jins), parte do tronco morto (sharis), troncos ocos (uros) e assim por diante. De tal forma que os bonsaístas que em suas plantas expressam estas situações, também estão expressando algo muito natural. É uma questão um tanto paradoxal, mas tal qual o viticultor poda a videira para que ela produza mais frutos, o bonsaista interfere na planta para torná-la ainda mais bela.
Parabéns pela expressão de seu pensamento.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arno
Visitante

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Cesar!
Respeito sua opinião. Foi o mesmo pensamento que tive quando comecei na arte do bonsai, mas aprendendo e aprendendo vi que a arte exige muito e muito mais.
Para obter o que pensava no início não precisava praticar a arte do bonsai, e sim comprar um sítio, terreno, uns vaso e lá plantar as plantas, que teria no futuro teria frutos, copas cheinhas, igual as nossas árvores jovens.
Mas, para reproduzir uma miniatura milinar em um vaso exige muito e muito estudo, pesquisa, respeito, humildade, observação e participação em eventos.
O mais importante, fontes de pesquisa sérias. Temos muito material sobre bonsai, grande parte em desfavor a arte.
Para quem quer aprender bonsai, o primeiro livro a ser lido é John Naka. Depois de lido John Naka pode-se começar a falar de bonsai.
Arte só é arte se ela por si conta uma história para o observador.

Abração
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 10, 2008 7:38 am    Assunto: Responder com citação

Cesar,

Para se mudar, criticar, tecer comentários sobre qualquer assunto, o primeiro passo é conhecer. Me desculpe, mas acho que você esta começando pelo lado errado. Faça bonsai, na prática primeiro, pois só isto poderá de dar credibilidade para criticar uma arte milenar. E tenha certeza que assim como os troncos, mais cedo ou mais tarde, o seu pensamento e sua opinião postada hoje também se curvarão, pois antes de ti, milhares ja trilharam este caminho.

Boa sorte,..... e por favor, não leve estas palavras como ofensa, mas como conselho.
Cesar64

MensagemEnviada: Qua Set 10, 2008 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Foristas, em primeiro lugar muito obrigado pela atenção de vocês.

Em momento algum passou pela minha cabeça a idéia de criar algo novo ou diferente nesta arte milenar e muito menos de ser o dono de um mini-sitio.

Meu relato é fundamentado nas minhas sensações ao ver uma obra de arte, na forma de BONSAI, e não é necessário saber fazer a arte para entender o que ela lhe proporciona, basta sentir e falar, se assim desejar...

Bonsai é uma arte! E como toda arte, sua razão de existir é provocar emoções e sensações no artista que a cria e naqueles que tem contato com ela.

Na minha visão de admirador e, pretensioso artista, a forma desta arte (BONSAI) que mais encanta é aquela que da a sensação de trazer algo já conhecido de uma forma inesperada (pequeno, miniaturizado, aquela sensação de 'podia estar no meu quintal') e não algo conhecido de forma inusitada (retorsido, truncado, invertido...), mas isso de forma alguma invalida ou diminui esta forma de desenvolver a arte.

Se alguma critica me permito fazer, é a de que a beleza tropical de nossas arvores é mau aproveitada nesta arte, pelo menos é o que tenho visto até agora...

Espero podermos seguir nesta valiosa troca de idéias e um dia, quem sabe em alguns anos, eu possa exibir meus objetos de arte para, amigavelmente, provoca-los. Mas isso só vai acontecer quando eu me sentir feliz e tocado pela minha realização...

Até lá tenho muito que aprender e quero aproveitar muito esta caminhada...espero seguir acompanhado de pessoas instigantes.

grande abraço
arno
Visitante

MensagemEnviada: Sex Set 12, 2008 12:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Cesar!

Veja esse filme, retrata um pouco do que é a verdadeira arte do bonsai
http://www.youtube.com/watch?v=towQGHe843c&eurl=http://www.orkut.com.br/FavoriteVideos.aspx?uid=6611298468739760095
Anderson Vinturini
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 12, 2008 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Amigo seja Bem vindo,

sinta-se a vontade em perguntar e dar seus pitacos.

li seu relato sobre o seu encantamento pela arte, o que posso te dizer que o Bonsai assim como qualquer outra arte é livre, tem algumas "regras" que prefiro chamar de orientações, que devemos seguir ou não, tudo depende de o que agrada o seu coração.

em questão de ter um mini-sitio tire isso de sua cabeça, se você tiver condições de ter um lugar bem amplo é claro que é bem vindo, do mais, tenha plantas em estágios diferentes, assim você sempre terá alguma coisa a melhorar e logo você terá sua coleção. Lembre-se sempre de adquirir um bom material, assim você terá um resultado mais rápido. (plantas com um bom Nebari ou uma boa sinuosidade).

agora em questão de começar, lembre-se tudo se começa do começo, não existi uma receita do tipo leia o livro tal e participe de eventos... é claro que tudo isso ajuda, mas com o tempo e o convivi-o com outras pessoas que estão aqui envolvidas você vai adquirindo conhecimento e claro o melhor conhecimento você vai adquirir quando por a mão na massa.

lembre-se sempre na época que Picasso começou a pintar seus quadros estavam fora dos padrões da época e não valiam nada, hoje quanto custa um Picasso e quanto ele significa para a arte???

vamos renovar e quebrar os velhos conceitos tem que evoluir também....

abraços,

Anderson Vinturini

RIb. Preto - SP

16 9767-2779
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: