|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
viniciuscosta

|
Enviada: Ter Set 16, 2008 7:47 pm Assunto: Salvatore Liporace |
|
|
Olá pessoal,
Não sou ativo nesse fórum, porém achei que vocês gostariam de ver essas fotos do encontro com Liporace na Chácara Tropical, já fazem 2 semanas que o encontro aconteceu, mas antes tarde do que nunca, né?
Salvatore Liporace veio ao Brasil, para ministrar um curso em Minas Gerais, com o Roque Junior... Então ele aproveitou pra ficar no Rio um pouco antes de ir, já que tem amigos por aqui...
Avisou que ia na Chácara e eu não podia perder essa oportunidade, né? Conhecer "El Maestro" é uma chance e tanto...
Muitas conversas, churrasco e sugestões de trabalhos em plantas... Mudanças em projetos que o Roberto estava executando, mas tudo sempre como sugestão, jamais impondo sua vontade...
Diferente do Hidaka, ele é mais aberto, mais "brincalhão", rindo o tempo inteiro, afinal são culturas diferentes, né? Mas uma coisa os dois tem em comum... Aquela energia que os Mestres possuem... Ele não ficou em momento algum se gabando ou desprezando questionamentos que qualquer outra pessoa julgaria como básicos, sempre com paciência e didática, explicando o porque de tal sugestão...
Todos os bonsai que ele me mostrou em seu HD portátil, transmitiam alguma sensação, tragédia, sobrevivência, luta... E ele disse isso várias vez lá, "O bonsai não tem que ser só velho, tem que ter história, sentimento", e tudo isso tem que ser passado para quem está vendo o trabalho finalizado, independente de ser bonsaísta ou não...
Seu ajudante, Lino Pepe (www.bonsaiclublorraine.fr) também é muito gente boa, disse que já é a quarta vez que vem ao Brasil e que gosta muito daqui, principalmente porque as plantas nunca param de crescer por aqui, diferente da França ou Itália, onde as plantas entram em dormência... Assim como o Maestro Liporace, Lino possui uma visão fantástica também, apesar de ser mais calado.
Enfim, aproveitei ao máximo essa proximidade com artistas desse nível e fiquei animado para participar de cursos que ele venha a ministrar aqui no Brasil.
Mas chega de papo e vamos às fotos, espero que gostem!
Aqui ele estava explicando que era uma péssima época para mexer nesta planta... E que era melhor plantá-la apenas em caco de telha e esperar a floração terminar.
Sugerindo uma visão no Pithecolobium do Gerpe... Salvatore achou essa planta maravilhosa, e disse que já tentou levar um Pithecolobium para Itália, mas não conseguiu mantê-lo vivo por causa do frio.
Marcando onde a madeira deverá ser removida...
Explicando o movimento que a planta está fazendo, e dizendo como a copa vai ficar...
Desse tamanho mesmo heheheheheeh
Sugerindo que a copa desta árvore fique ali, deixando apenas 5cm do Jin aparecendo...
Coloquei a matéria completa (com várias outras fotos) no meu site, espero que gostem
http://www.projetobonsai.com/2008/09/08/salvatore-liporace/ _________________ Abraços,
Vinicius Costa
http://www.projetobonsai.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 16, 2008 9:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vinicius, gostaria de agradecer pela oportunidade, ofertada por voce, em mostrar um pouco do que deve ter sido um encontro memorável, em que pese a distribuição de conhecimento de alto nível técnico e performance dos bonsaistas envolvidos. É sempre gratificante podermos participar de encontros como esse, sem dúvida nenhuma.
Quero, porém, ressaltar alguns pontos em sua apresentação, com os quais discordo. O primeiro diz respeito ao mestre Hidaka. Contrariamente ao que vc escreveu, ele é sim extremamente simpático, atencioso, brincalhão e divertido, principalmente quando está entre pessoas que, como ele, sabem que fazer bonsai é algo mais que simples prazer, vez que é uma oportunidade de estabelecer e fortalecer laços de amizade desinteressada. Creio que o nobre colega talvez não tenha tido, ainda, a oportunidade de uma aproximação maior com Hidaka sensei, e descobrir nele o ser humano excepcional que ele é.
As espécies nativas do Brasil são realmente diferentes das nativas francesas ou italianas, mas aqui tambem apresentam a caracteristica de entrarem em dormência, durante determinado período do ano, impossibilitando, dessa forma, que sejam nelas realizados trabalhos específicos. Então que a visão do auxiliar do sr. Liporace, Lino, sobre que as plantas aqui no nosso país não param nunca de crescer, é, no mínimo, um tanto quanto exagerada.
As caracteristicas apontadas por Liporace, sobre o fato de que um bonsai deva ter história, sentimento e que tais sensações e percepções devam ser transmitidos a bonsaistas ou não, é meio forçado, a meu ver. Como todos sabemos, as pessoas leigas têm uma visão deturpada da arte bonsai, quando, na maior parte das vezes, o que veem é apenas o que consideram como "tortura" (aramação, poda drástica, corte de raízes), os procedimentos que os bonsaistas adotam para moldarem suas plantas e estabelecer, com elas, estruturas mais que perfeitas. Apenas um bonsaista, com visão e conhecimento (me perdoem os iniciantes e alguns intermediários) é que terá plena capacidade para apreciar um verdadeiro trabalho, e reconhecer, em uma observação acurada e pormenorizada, a interação da planta e seu artificie, bem como onde a mão do artista realizou a intervenção necessária, e onde a natureza fez a sua parte.
Quando ao HD do sr. Liporace, bem... tive oportunidade de apreciar alguns HDs de outros bonsaistas, e concordo que alguns trabalhos são realmente estupendos, mas há muita coisa precisando de complementação para chegar a ser algo mais que uma simples planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
viniciuscosta

|
Enviada: Qua Set 17, 2008 12:36 am Assunto: |
|
|
Nick, eu sempre procuro compartilhar tudo que aprendo, até mesmo porque gosto de ver o material que outros compartilham também, acaba sendo uma troca (mas com certeza eu aprendo muito mais do que "ensino").
Sobre o Hidaka, ele realmente é um ser humano excepcional, super atencioso e brincou um pouco também mas o que eu quis dizer é que o Liporace me pareceu ser mais aberto. Talvez seja porque o Hidaka não conhecia tanta gente lá na Chácara (e o Liporace já conhecia o pessoal há bastante tempo), mas de qualquer jeito, prometi ao Hidaka uma visita ao viveiro dele, e assim que for possível irei.
Sobre a opinião do Lino Pepe, acho que ele quis dizer é que aqui as plantas crescem mais, por termos um clima mais quente (ainda mais aqui no Rio de Janeiro), a dormência (quando ocorre) é bem menos intensa...
Quanto à visão do Liporace, discordo um pouco de você, Nick... Acho que uma pessoa que não é iniciada na arte pode reconhecer a "tragédia" na planta, perceber que o artista quis que ela passasse a idéia de uma árvore no alto de uma colina, castigada pelos ventos... A tragédia não precisa ser necessariamente sofrimento, acho que o sentido é muito mais de "história de vida"... Óbvio que não serão todas as pessoas que perceberão a visão que o artista quis passar, mas não acredito que só bonsaístas experientes consigam enxergar isso.
Bom, não sei quanto aos outros bonsaístas, mas os exemplares do Liporace que me foram mostrados eram impressionantes, bem trabalhados até nos mínimos detalhes. _________________ Abraços,
Vinicius Costa
http://www.projetobonsai.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|