Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Set 16, 2008 10:13 pm Assunto: Pyracantha por Alporquia |
|
|
Amigos
Esta alporquia de Pyracantha foi iniciada a 4 meses.
Como a "árvore mãe" só tem 5 galhos e todos são totalmente verticais, optei em alporquiar o + grosso (+ ou - 8 cm na parte da incisão).
Com a parte de cima de uma garrafa pet fiz a base onde coloquei o substrato (pó de casca de pinus).
Prendi o pote com arame e de lá prá cá só água e de 15 em 15 dias uma dose reduzida de biofert raiz.
Hoje fui por água para ela e percebi que alguém havia quebrado 2 dos 5 galhos que a "árvore mãe" possui.
Com isso, acredito que um dos galhos bateu no pote e derrubou metade do substrato.
Resolvi tirar a alporquia hoje mesmo.
Como a árvore é muito reta e seus galhos estão bem distribuidos em altura e posição, acho que terei que optar pelo estilo CHOKKAN.
Se alguém tiver outra opinião, será muito bem vinda.
Abraço e desculpem o tamanho das fotos. (esqueci de regular a câmera)
Amanhã colocarei as fotos dela já podada e no vaso para as opiniões dos amigos.
Abraços. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 17, 2008 3:40 pm Assunto: |
|
|
Amigos
Já passei a árvore a para um vaso com areia.
Agora a dúvida é a seguinte:
Tenho que desfolhar por completo, ou deixar só as folhas das pontas?
Vejam como ficou
Por essa imágem podem ver que sua distribuição de galhos é bem definida e certa para um estilo Chokkan .. como mostra o desenho de Mário A G Leal .
Sugestões são bem vindas...
Abraços.
Rogério |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Set 17, 2008 4:48 pm Assunto: |
|
|
Rogério,
Agora é hora de poupar energia da planta, desfolha, retire todas as flores e frutos. Com isso ela se recuperará mais rapdamente. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Set 17, 2008 8:18 pm Assunto: Piracanta |
|
|
Parabens pelo alporque, realizei em minha planta também porem faz apenas 15 dias, estou utilizando Benerva (vitamina B1) para estimular o enraizamento.
Como estavam o raizame de sua planta??
Depois que ela recuperam, colocaria numa bandeja mais rasa e longa, favorecendo o crescimento de raizes horizontais.
Quanto aos galhos excessivamente longo eu retiraria, pode antes de retirar dar uma movimentação neles ( fazer algumas curvas). Toda planta tem um crescimento apical, portnto terá que trabalhar com podas para que os galhos de baixo crescam para triangular sua planta.
Estes pitacos é de uma simples aprendiz desta maravilhosa arte, portanto vamos aguardar maiores informações dos nossos amigos mais experientes.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 17, 2008 9:16 pm Assunto: |
|
|
Amigo Wilson Fracassi
Agradeço muito sua dica. Pretendo retira as folhas amanhã. Os frutos e as flores retirei hoje.
Grande abraço. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 17, 2008 9:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edmilson
As raizes eram poucas + o calo que se formou em volta da incisão estava avantajado. Espero que ela emita + raizes.
Como vc usa o Benerva? Pesquisei na internet e só encontrei ele na forma de comprimidos...
Existe em gotas?
De quantos em quantos dias vc aplica e qual a quantidade que usa?
Quanto ao vaso... é que eu só tinha esse no momento.
Sobre os galhos também acho que estão grandes + estava esperando opiniões como a sua para ter a certeza de que não teria problema expor a planta a tanto estress.
Fico muito grato por sua ajuda e espero que sua planta também se recupere logo para vc postar fotos para vermos.
Aguardo suas respostas...
Abraço
Rogério |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 17, 2008 11:50 pm Assunto: Benerva |
|
|
Caro Rogério, Benerva é o nome comercial da vitamina B1. Como Benerva vc irá encontrar somente comprimido mesmo, porém vc pode pedir para manipular, basta cotar o valor na farmácias homeopáticas pedindo vitamina B1 de 400 mg. Para vc ter uma ideia semana passada eu comprei 20 capsulas de 400 mg por R$16,00.
Manipulado ele vem em capsulas, basta abrir e diluir o pó em meio litro de agua, com uma seringa aplica-se no alporque de 15 em 15 dias. o restante, use na rega de plantas recem envasadas ou que tenha realizado algum procedimento como poda de raizes.
Espero ter sucesso com meu alporque e poder mostrar aqui no forum.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 18, 2008 12:15 am Assunto: |
|
|
Parabéns Rogério pela sua alporquia. eu gosto muito de piracantas, é uma espécie ótima pra se trabalhar.
só não acho que vc tem que obrigatoriamente trabalhar no estilo ereto formal, o tronco está totalmente reto sim e há muito galhos ao redor, mas é um tronco sem conicidade. vc deve deixar a planta enraizar e se recuperar e depois vc terá várias possibilidades de estilos, trabalhando um galho mais baixo e mais fino.
eu prefiro o ereto informal para uma piracanta e vc terá muitas condições de desenvolver um a partir de um dos galhos baixos.
aguarde que outras opiniões virão.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 18, 2008 4:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Paulo César Morais
Agradeço muito sua participação e seu incentivo em adotar outro estilo. Sei que por falta de conicidade ela está muito sem graça. Vou esperar que ela se recupere e depois de um tempo, com nova passada de vista um novo estilo apareça.
Grande abraço,
Rogério. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 18, 2008 4:34 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Desculpe a burrice + quando se manda manipular um medicamento eles pedem quantidade par manipular, certo?...
Então como vc costuma manipular esse remédio
Vc põe o conteúdo de todas as cápsulas no 1/2 litro de água
E se sobrar podemos guardar? E por quanto tempo ele é válido depois e dissolvido na água?
Desculpe tantas perguntas... É que quero entender ao máximo suas dicas
Agradeço sua paciência em ajudar a amigo iniciante e e cheio de dúvidas... he he he .
Abraços
Rogério |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 18, 2008 7:51 pm Assunto: Help |
|
|
Caro amigo, é um prazer enorme poder passar algumas dicas. A três anos atras, quando iniciei nesta arte, tinha muitas dúvidas, hoje tenho inúmeras e conto com nossos companheiros foristas para poder entender sempre um pouco mais.
Solicitei 20 cápsulas na farmácia, de quinze em quinze dias abro uma e coloco seu conteúdo em meio litro de água. Retiro uma seringa (20 ml) desta solução e aplico no alporque. O restante molho outras plantas que passaram por algum procedimento recente. Na farmácia pedi algumas explicações e me informaram que não se deve guardar a solução. Em breve (30 dias) irei verificar a situação do alporque e informo se notei alguma vantagem em usar a vitamina B1.
Caso alguma dúvida permaneca, estamos aqui para poder auxiliar. Como diz o Sr. Mário, "quando dividimos, somamos"
Abraço fraterno
. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 18, 2008 8:09 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edmilson
Fico muito grato pela explicação e pela paciência que tem tido para poder sanar as minhas dúvidas.
Realmente ... Quando dividimos, somamos... ai está o exemplo
Grande abraço,
Rogério |
|
|
 |
|