FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bonsai do cerrado brasileiro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2005 8:51 pm    Assunto: bonsai do cerrado brasileiro Responder com citação

Amigos(as),

conversando com um conhecido que viajou por goiás, e conhecendo, ele, os meus bonsai, me disse que o cerrado é riquíssimo em árvores retorcidas e com aspecto de velhas, é muito cumum vê-las na beira da estrada.

Daí surgiu o assunto, como pode ser proíbido retirar plantas da natureza e/ou transportá-las se ao mesmo tempo as carvoarias dizimam áreas enormes todos os anos?????

Quantas plantas que poderiam estar enfeitando vários lares estão virando carvão?????

Fico muito triste quando vejo nas estradas caminhões lotados de sacos de carvão vindos do centro-oeste brasileiro, pois sei que alí estão destruindo o ambiente.

Há vários anos vejo nas estradas da região de São José do Rio Preto/sp, filas destes caminhões.

Fico imaginando o quanto já deve ter sido destruido.

Quer dizer: o código florestal proíbe retirar uma planta e transportá-la, mas não vêm acabarem com áreas extensas de vegetação?????

Só me resta concluir : ISTO É UM ABSURDO. como podemos conviver com esta situação?????

[]s inconformados

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 1:04 am    Assunto: Bonsai do cerrado brasileiro Responder com citação

Evil or Very Mad Jackson meu amigo, concordo com você em gênero, número e grau. O nosso Brasil é mesmo um país de muitas contradições. Quantas vezes eu já me vi em situações esdrúxulas com uma pá na mão tentando arrancar "uma" única plantinha do solo, muitas vezes até à noite com medo de ser pego com a boca na botija, enquanto nossas florestas são dizimadas numa velocidade assustadora. Aqueles que desmatam em grande escala seja para explorar a madeira, ou para plantar, ou seja lá o que for são os verdadeiros criminosos e não vão para a cadeia e também se forem no dia seguinte já estão na rua. É lamentável Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Atila
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 10:10 am    Assunto: Responder com citação

vou resumir o que acontece!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 12:09 pm    Assunto: Proposta Responder com citação

Pessoal,

Tenho uma proposta para os praticantes de yamadori.

Toda vez que retirarem uma planta da natureza deveremos devolver pelo menos uma para repô-la.

A idéia é promover um reflorestamento.
Acho que isso é o mínimo que poderemos fazer pela natureza. Cool
Além disso, não estaremos prejudicando em muito se, ao retirarmos uma planta, colocarmos outra da mesma espécie no lugar. Na verdade, seria ótimo se colocássemos umas três plantas de volta, mas se colocarmos pelo menos uma, já não estaremos afetando tanto a natureza. Wink
Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 1:14 pm    Assunto: Re: bonsai do cerrado brasileiro Responder com citação

Olá Pessoal,

Como adepto do yamadori, também me revolto com esses absurdos que estamos acostumados a ver. Gostaria, entretanto, de comentar alguns pontos:

jackson escreveu:
Amigos(as),

.........................................................................
Daí surgiu o assunto, como pode ser proíbido retirar plantas da natureza e/ou transportá-las se ao mesmo tempo as carvoarias dizimam áreas enormes todos os anos?????
Fico muito triste quando vejo nas estradas caminhões lotados de sacos de carvão vindos do centro-oeste brasileiro, pois sei que alí estão destruindo o ambiente.
Quer dizer: o código florestal proíbe retirar uma planta e transportá-la, mas não vêm acabarem com áreas extensas de vegetação?????

[]s inconformados

Jackson, só é proibido retirar plantas da natureza aqueles que não possuem o Licenciamento Ambiental fornecido pelo IBAMA. Os fabricantes de carvão também devem ser cadastrados e autorizados a derrubar áreas previamente aprovadas. As cargas de carvão também devem vir acompanhadas de uma Guia de Trânsito emitida pelo próprio Ibama.

O grande problema é, como sempre, a corrupção. Movidos pelos $$$$$$, como bem ressaltou o Fernando, são retiradas muito mais do que o autorizado (quando autorizados!!).

Já tentei adquirir o Licenciamento mas não consegui. É necessário cópia da escritura do terreno e autorização do proprietário; descrição do tipo de plantas a retirar (nome popular, nome científico, porte, quantidade existente por m2, quantidade a retirar); topografia do terreno; tipo de clima. Do jeito que queremos, coletar em qualquer local, o IBAMA não autoriza.

A solução é visitar fazendas e propriedades de amigos e ficar sempre de olho nos jardins. Uma boa conversa pode nos trazer bons resultados. É assim que tenho conseguido excelentes exemplares.

Um abração,

Sergivaldo
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 4:22 pm    Assunto: Re: bonsai do cerrado brasileiro Responder com citação

Olá pessoal...
Quanto ao assunto de desmatamento, é um assunto que merce atenção mesmo.....
Segundo nosso código florestal, está proibida retirada de arvores das areas de preservação permanente,.... areas de preservação permanente são: areas com mais de 45° de inclinação,.... sob chapadas, numa distancia de 200 metros dos paredões,... numa area as margens dos rios, esta area esta proporcional a largura do rio, podendo ser de 50m ate 500m de estenção as beiras dos rios... (PRAÇAS...) ou outras arvores plantadas pelas prefeituras em perimetro urbano,... locais designados em especial..etc....etc....
As concideradas madeira-de-lei, tem um proteção especial do ibama,.... mas mesmo estas podem ser exploradas, o IBAMA determina a quantidade de madeira a ser retirada,... eu vi muitas vezes notas com no maximo 7m3.... eu já tive o praser em evitar fraudes por aqui com pinheiro araucaria,...
A lei se porta de maneira muito inadequada,... EX: um lenhador que esta com um machado, na floresta,... só pode ser multado por crime ambiental se estiver CORTANDO a arvore,.. caso contrario....não existe o flagrante.... No caso das moto-serras é nescessário uma autorização para utilização espedida pelo IBAMA... se verem alguem com uma Moto-serra... vcs PODEM averiguar se esta portando a autorização para utilização da moto-serra.... Se houver recusa, acionem a Patrulha Ambiental (PATRAM)...

Rodrigo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

O Rodrigo complementou muito bem: além das muitas espécies protegidas por lei, há também os locais ou áreas de preservação permanente. Nestes casos o IBAMA não autoriza mesmo!

Tenho visto muitos caminhões carregados de carvão feitos a partir de Algarobas, que é uma espécie permitida para esse fim (pelo menos é o que consta nas guias). O difícil é saber se realmente trata-se de Algarobas.

Não devemos esquecer que muitas plantas, com potencial para o cultivo do bonsai, podem ser facilmente adquiridas em viveiros e floriculturas.

O cultivo a partir de sementes, apesar de ser muito mais demorado, nos permite uma satisfação muito maior que o yamadori: todos os movimentos do bonsai poderão ser definidos pelo cultivador.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Infelizmente o IBAMA está preocupado com picuínhas, a solução mais viável que eu encontrei para coletar plantas nos locais que o IBAMA está presente é "conversar" com algum PM, eles sempre estão dispostos a "colaborarem" e dizem os dias que o IBAMA não está trabalhando. Dessa forma a coleta é tranquila...
Outro dia fui na Barra, a procura de Pthecolllobiuns e me deparei com um pessoal do Depto. de Parques e Jardins "podando" os Pthecollobiuns... Os caras cortavam os galhos de qualquer jeito, com afoices e facões, os galhos ficavam todos rachados, trabalho de porco mesmo.
Será que alguém que coleta uma planta dessas pra fazer seu bonsai vai maltratá-los tanto assim??? Com certeza não...
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: