Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 4:42 pm Assunto: Acerola!!! Atualizado em 06/08/2011 |
|
|
Olá pessoal, estou postando aqui uma acerola de aproximadamente 2,5 anos,
ela esta no escorredor faz +- 1 ano.
Fiz alguns projetos com ela, e gostaria muito da opinião de vocês.
Abraços.
Foto atual
Projeto 1
Projeto 2
Obs.: Ela está com 30cm de altura.
Editado pela última vez por Salo em Sáb Ago 06, 2011 3:11 pm; num total de 7 vezes |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 5:20 pm Assunto: |
|
|
Salo,
tua acerola está sendo muito bem conduzida.Parabéns!
Os copinhos emborcados contém adubo?
Como vc donduz tal adubação?
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 6:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Ivanil, os copinhos têm sim adubo, uma mistura de 70% torta de mamona e 30% farinha de osso, e eu renovo o adubo a cada 30 dias, menos no inverno.
Acabei de aramar a acerola e fiz um novo projeto
dá uma olhada!!! Até mais.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 7:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Salo,
ainda não tinha informação suficiente ref.ao uso do copinho contendo o adubo.Mesmo emborcado a água consegue penetrar o suficiente para retirar a quantidade de adubo?
A quantidade indicada de adubo para cada planta vc costuma dividir em 3 cópos?
Agradeço pela atanção.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 7:19 pm Assunto: |
|
|
Salo,
desculpe, gostei do novo projeto...
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 7:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Salo, dos tres projetos que vc idealiza, na minha humilde opinião, o segundo é o melhor, desde, é claro, que vc corte um dos dois galhos laterais, pois parecem partir do mesmo ponto.
Numa sequencia, aconselho vc desfolhar toda a planta, pois assim apresenta melhor a estrutura atual, permitindo que possamos melhor avaliar, antes de opinar a respeito do melhor caminho a seguir. Entretanto, se optar em construir de acordo com minha sugestão acima, desfolhe do mesmo jeito, retirando todas as folhas. Isso irá facilitar uma aramação mais correta, não só dos galhos, que vc irá distribuir de maneira mais harmoniosa, mas igualmente do tronco, que ao ser aramado, desde a raiz, possibilitará realizar nele um movimento levemente sinuoso.
Lembre-se de aramar e conduzir os galhos seguindo a mesma linha dada ao caule, ok? Boa sorte com sua aceroleira.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ivanil, os copinhos são todos furados, tanto em cima quanto dos lados, eu faço uns vinte furos com um prego quente em cada copinho e quando vou regar eu rego em cima e dos lados dos copinhos, quanto a quantidade de copinhos, eu coloco sempre três copinhos de café quando está no escorredor, quando está no vaso definitivo eu coloco em cima da terra, dou uma escarificada e rego em seguida pra não estragar a aparência. Para os três copinhos eu coloquei 14 colheres de café de torta de mamona e 6 colheres de café de farinha de osso e um pouquinho de água para formar uma pasta.
Qualquer dúvida terei o maior prazer em responder...se eu souber.
Um abraço. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 7:52 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo nickyfury, muito obrigado pela dica, mas se eu retirar todas as folhas elas nascerão novamente ou nascerão novos galhos? Eu pensei em diminuir um pouco essa copa pois achei ela um tanto quanto exagerada, neste caso ela ficaria assim. Até mais.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 9:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Retirando todas as folhas, novas folhas irão surgir, bem como brotações originárias de novos galhos tambem. Isso permite que vc possa melhorar a estruturação de sua planta.
A desfolha, ou retirada total das folhas de uma planta, permite que visualizemos melhor seu interior, sua estrutura, de maneira a possibilitar uma atualização quanto a qualidade do trabalho a ser desenvolvido com ela. Como ainda estamos no inverno (a primavera só começa dia 23/09), ainda está em tempo de promover a retirada, sem prejuízo para sua planta, não se preocupe.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 21, 2008 9:28 am Assunto: |
|
|
Amigo Salo,
obrigado pelas informações ref. ao uso dos copinhos com adubo.
Também fico a disposição no que puder ajudar!
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 27, 2008 8:18 pm Assunto: |
|
|
Troquei o substrato e fiz uma desfolha nessa acerola dia 23/09/2008, há +- um mês a coloquei na mamadeira. Estou tentando definir um novo ápice pra ela......será que eu já posso fazer outra desfolha ou é melhor esperar...até quando? Segue as fotos para atualizar.
 |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 3:36 pm Assunto: |
|
|
Atualizando!
Já faz aproximadamente três meses que está na mamadeira, há uns dois meses retirei todos os arames, pois já estavam marcando o tronco e os galhos, após isso foi para um lugar bem ensolarado e está crescendo livremente.
Pretendo deixá-la crescendo livre até o final do inverno, quando farei uma nova desfolha e intervenções necessárias. Críticas e sugestões são muito bem vindas.
Att,
Salo.
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 5:59 pm Assunto: |
|
|
Deixe ela crescer livremente para dar mais uma encorpada. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 7:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Salo,
Esta espécie é muito bonita, seu exemplar esta caminhando muito bem, parabéns.
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
|