|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mazzei
|
Enviada: Dom Set 28, 2008 10:51 am Assunto: Primaveras e Pitanga |
|
|
Olá, sou iniciante aqui e gostaria de começar com essa arte maravilhosa que é o bonsai.
Não tenho quase nenhuma noção ainda, mas olhando em meu jardim vi 3 possíveis oportunidades, gostaria de opinão dos colegas mais entendidos, se dá pra fazer algo com duas primaveras (uma rosa e outra laranja) e uma pitanga. A equipe de jardinagem que fez o jardim aqui em casa falou que se serrar bem no toco as primaveras, é possível tentar desenvolver algo, mas deixo para os amigos as sugestões e possibilidade, se elas existirem.
Se sim, gostaria de saber vaso ideal, substrado ideal, época ideal, adubos, complementos, e saber onde devo cortar, etc...
Agradeço desde já!
Segue as fotos:
 |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 29, 2008 2:10 pm Assunto: |
|
|
Olá
Melhor que cortar as primaveras no toco, seria fazer alporque num dos galhos.
escolha um que já tenha uma boa estrutura e ramificação.
A Pitangueira eu não consegui vizualizar uma possibilidade que não fosse a poda radical.
cortaria no toco, logo abaixo da "trifuracação" do tronco. Deixava um toco curto que rebrotado pode evoluir rapidamente para um hokidashi. |
|
|
 |
leandro Spagiari 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 29, 2008 7:10 pm Assunto: |
|
|
Olá,
se a pitangueira fosse minha para trabalhar, faria o seguinte, expõe o nebari para achar o melhor lado para a frente, com a frente escolhida, podar o galho que sai reto para cima na bifurcação, deixando o que esta mais pra baixo, mas cortando este tbm logo adiante de onde o outro saia, mas cortando em diagonal meio pra parte que ficará pra tras da planta, para ajudar a esconder a cicatriz, se o nebari esta mais para baixo deixando a planta muito reta em seu começo, não há como fugir muito do formal reto, portanto, um corte no tronco um pouco acima da bifurcação de galhos dexando tbm o corte para tras da planta, o que ja deixaria o começo de uma conicidade a partir dali e aí é esperar, exercitando as leis do bonsai, paciencia ...
apenas minha opinião, esperemos as dos colegas e depois é só seguir seus sentimentos amigo,
abração _________________ Leandro Spagiari Rosin
http://www.bonsaisul.com.br/index.html |
|
|
 |
Mazzei
|
Enviada: Ter Set 30, 2008 5:59 pm Assunto: |
|
|
Certo, obrigado pelas respostas!
Agora, pra eu tirar isso do vaso e colocar em um menor ou em um escorredor de macarrão para dar inicio ao trabalho, como devo proceder?
Qual o substrato que devo usar ?
E os adubos, suplementos ?
Obrigado! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|