FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PITANGA ENXERTADA
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 6:57 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Seria prudente realizar uma sangria nesta pitanga antes de retirá-la. A pitanga tem raízes fortes e pela idade da planta já estarão bem grossas. Se você retirá-la sem uma sangria é quase certo que vai causar a morte da planta. Eu retiro pitangas com idade aproximada de 10 anos e às vezes elas levam em torno de 4 meses dentro de uma estufa para brotar. O índice de perda é grande.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo pode me esplicar melhor o que seria essa sangria na pitangueira???
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2008 7:09 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

A sangria consiste em abrir um sulco em volta da planta aproximadamente a 15 cm do tronco e enchê-lo com matéria orgânica misturada com areia grossa. Cubra este sulco com serragem grossa ou folhas para manter a umidade e regue sempre. Dentro de aproximadamente 3 meses haverá um grande número de raízes neste sulco o que possibilitará você retirar a planta com pouco risco.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2008 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Geraldo e quando eu retirar a planta, onde eu escavei a terra não estará firme e as raízes irão se desprender da terra com facilidade. Corre esse risco né??? Mesmo assim a chance de pega pela, sua experiência, é maior???
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2008 6:27 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Dependendo do tempo de enraizamento isto realmente pode acontecer mas é só manter as raízes úmidas evitando o ressecamento até o plantio. Você pode envolvê-las em um pano úmido ou mesmo molhá-las.

Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,
Toda vez que o Amigo GERALDO INOCÊNCIO coloca um tópico no "ar" eu corro para ver... Laughing Laughing Laughing
É sempre de encher os olhos e de elevar o conhecimento com suas dicas e matérias.
Dessa vez não foi diferente.
Parabéns amigo GERALDO INOCÊNCIO e por favor continue nos maravilhando com suas postagens.
Abraços
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado ao Rogério e aos amigos, o intuito de minhas postagens é sempre de ajudar, com base na vivência e experiência de mais de 35 anos no cultivo de plantas ornamentais.
Grande abraço a todos.
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 13, 2008 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Geraldo, o Rogerio está coberto de razão, seus post's são muito bons, pensou Bonsai de frutífera, pensou Geraldo Inocêncio.
De umas semanas para cá, aqui no trabalho, no horário de almoço, sempre saimos para caminhar e as vezes vamos até uma Pitangueira. Hoje, depois de comer bastante pitanga Very Happy , falei para uma amiga, "mais tarde vou enviar uma pergunta para um bonsaista sobre pitanga."
Seguinte Geraldo, duas perguntas:
1) Você disse que essa Pitangueira da foto é objeto de enxerto. Se eu fizer um bonsai através de Yamadori, de uma árvore que já esteja produzindo, ele vai produzir tal qual esse que foi feito enxertia??

2) Se eu cortar um galho da Pitangueira, descascar um pouco na ponta, e fincar em uma lata com areia e regar com hormônio enraizador, será que brota???? E se brotar posteriormente dará frutos?? ( Embarassed ih, fiz 3 perguntas...rsrsrs)
Desculpe escrever tanto....
Abraços!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 13, 2008 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Paulinho. Amigo Pitanga por estaca até que brota o difícil é emitir raízes. Acho mais complicada que jabuticabeira, mais vamos esperar o amigo Geraldo dizer algo a respeito.
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 13, 2008 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo e Marcos,

Tenho mais de 10 bonsai de pitanga e nenhum produz igual à enxertada. O que eu pude observar ao longo do tempo é que a planta enxertada parece reservar a sua energia mais para a produção de frutos do que para o crescimento. Normalmente ficam plantas mais baixas, não brotam com tanta intensidade como as não enxertadas mas quando chega a hora de produzir frutos ela dá um verdadeiro baile nas outras. Estou produzindo mudas de jabuticaba visando um futuro enxerto, quem sabe consigo também bons resultados com a jabuticaba. Quanto à estaquia de pitanga é como o Paulo disse o enraizamento é difícil. Cabe notar porém que a pitanga cresce muito rápido a partir da semente e possibilita uma boa educação do tronco com boas curvas. Se quiser um crescimento rápido plante em vasos bem grandes ou no chão e vá educando a planta até atingir o diâmetro de tronco desejado.

flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

que beleza geraldo , da um suco muito bom .
kkkkkkkkkkkk brincadeirinha parabens amigo.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 15, 2008 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo,

sempre nos apresentando bons trabalhos e técnicas para melhoramentos. A quantidade de frutas é impressionante!! Espero que nos mostre a foto quando estiverem maduras.

T+
ALEXNOCERA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 06, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Geraldo, excelente materia, parabens.
Eu tenho uma dúvida e gostaria de saber se é possivel utilizar como cavalo para enxertida da pitanga uma muda de goiabeira, araça ou jabuticabeira, se não me engano são todas da mesma família, mas posso estar enganado. Outra dúvida, quanto tempo leva em média pra pegar o enxerto, e qual a melhor época pra se fazer.
Obrigado por enquanto.
Sds Alexandre.
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 07, 2009 11:57 am    Assunto: Responder com citação

Alex,

O melho cavalo é feito da própria pitangueira. Escolha frutas sadias e faça mudas por sementes. Quando o cavalo estiver do diâmetro aproximado de 1/2 lápis você já pode enxertar. Escolha garfos de árvores sadias e produtivas e faça a enxertia por garfagem ok. O tempo médio de um enxerto varia em torno de 120 dias mas só tire o amarrilho após certeza de que as partes estão soldadas. A menor época é a primavera.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
ALEXNOCERA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 07, 2009 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo, valeu pelas dicas.
Na próxima primavera tentarei fazer algumas. Tenho uma árvore em casa que semrpe carrega de frutos, já separei e plantei algumas sementes para o cavalo, agora é só esperar.
Abç Alex.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: