Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Sex Out 03, 2008 11:29 am Assunto: Buxinho |
|
|
Esse é o meu primeiro buxinho.
 _________________ Franciane |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 03, 2008 12:31 pm Assunto: |
|
|
Caramba!
Vc está com ótimas plantas heim.
Esse buxinho tá lindo a Jabuticabeira nem se fala.
Acho que o buxinho precisa de um desbaste, pra tirar os galhos em excesso e o formato bolinha, pra poder enxergar melhor a estrutura.
Mas lembre-se: não pode muito a folhagem, galhos sem folhas nos buxus tendem a secar. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Out 03, 2008 7:01 pm Assunto: |
|
|
Franci
seu buxinho está legal! eu tinha um, mas matei ele qdo fui transplantá-lo
Minha dica: Não faça podas drásticas pois eles não aceitam bem. Não tire muito das raizes pq também pode ser maléfico a planta
Meu monitor está ruim então não posso ver direito as fotos. Mas pelo que me parece, tem algumas manchinhas nas folhas. Normalmente dão fungos por ter uma copa muito cheia como essa, se for isso e não erro de visão tenta tirar com um paninho molhado ou comjatos de água. Estou querendo tentar com outros dois buxinhos. No meu treino de hoje passei em uma floricultura e o cara me venderia cada um mais em conta pq picou na sombra e perdeu galhos (se pegá-los) transformarei em jins
Muito boa sua escolha. Sabendo de dicas, estou aceitando. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 03, 2008 9:01 pm Assunto: |
|
|
Oi Dori e William
Obrigada pelo elogio.
Estou escolhendo melhor minhas mudas, hehehehe.
Quanto as manchinhas nas folhas, é lama, hehehehe.
Vou borrifá-las pra limpar.
Obrigada pelas dicas, são de grande importância. _________________ Franciane |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 4:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Franciane,
também tenho percebido que tem escolhido as mudas com mais cuidado. Quanto ao teu Buxus uma opção seria um FUKINAGASHI como estes dois abaixo:
Uma projeção do Valdir para um Buxinho do Joel:
Como ficou depois de "finalizado":
Uma divagação que fiz certa vez para um buxinho que estava à venda na Bonsai RS:
Finalmente a sua muda:
Como já disseram os amigos, com o Buxinho toda cautela é pouca; mas é uma sugestão de trabalho...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Sáb Out 04, 2008 6:57 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 5:08 pm Assunto: |
|
|
Amiga Franciane
Acho que em 1º lugar vc poderia cavar um pouco a terra para poder ver melhor o Nebari e assim escolher melhor a frente da planta.
Como ela esta muito bem ramificada desde baixo, acredito que assim terá maiores opções para o futuro estilo.
Parabéns pela bela aquisição.
Abraços e não deixe de postar a evolução.
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 5:37 pm Assunto: |
|
|
COMO vocês precedem quando pegam essas plantas de floricultura?
Sabemos que eles colocam esse barro para não regarem muito. Sempre me vem a cabeça tirar o barro todo, mas com o buxinho sei que não dá e ai? vamos trabalhando com ela nesse barro e depois tiramos ele dai, ou tiramos ele do barro e vamos trabalhando aos poucos?
Minha dúvida é essa, pois tinha um legalzinho, mas matei ao fazer uma poda drástica e transplantá-l0 sem retirar muito do barro. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 7:59 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edson, obrigada pelo comentário e pela sugestão de poda, gostei mesmo. Não tinha imaginado um FUKINAGASHI !! Ficou interessante!!
Oi Rogério, será que não é arriscado mexer na raiz, comprei a muda esta semana, não é melhor esperar ela se adaptar ou estou enganada ??
William, o meu buxinho não veio com argila, pelo menos que eu tenha visto, o substrato dele é terra preta misturada com areia e bagana. _________________ Franciane |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 9:51 pm Assunto: |
|
|
Desculpe Amiga Franciane
Acho que não me expressei direito.
A minha idéia era de raspar um pouco o substrato de cima, só para ver a direção das raizes e assim poder achar a melhor frente para ela e depois de um tempo e escolhido o estilo ai sim podar os galhos onde tiver que podar e até colocar ela em um escorredor e depois na mamadeira ou mesmo em um vaso, se assim achar melhor.
Espero ter ajudado pelo menos um pouco.
Mais de qualquer maneira veja o que os sábios tem a dizer, ok!
Abraço,
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 8:47 am Assunto: |
|
|
Rogério, entendi o que você quis dizer agora, obrigada pela dica pra esoclher a frente, não é isso !! _________________ Franciane |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 06, 2008 4:49 pm Assunto: |
|
|
Amigos, vejam esta sugestão que recebi do Ricardo Paiva.
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 13, 2008 10:21 am Assunto: |
|
|
Vejam que surpresa!!
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 29, 2008 7:56 pm Assunto: |
|
|
Hoje fiz uma poda de limpeza na copa.
Vejam como ficou !!
Acho que agora eu escolho a segunda foto como frente, concordam comigo??
 _________________ Franciane
Editado pela última vez por Franciane em Seg Jan 05, 2009 11:17 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 11:11 am Assunto: |
|
|
Vejam como esta bem melhor !!
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 8:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fran, gostei da frente escolhida e da forma como vc vem trabalhando esse buxus. Entrentanto, se reparar bem, há alguns galhos que estão cruzando e outros que estão perdidos na estrutura e que, por isso mesmo, deveriam ser podados.
O buxinho aceita bem trabalho em madeira morta, seja jin ou shari, então não se acanhe se precisar lançar mão dessas técnicas para aprimorar ainda mais sua planta. Fique atenta, ainda, para o uso de aramação, nos galhos, visando formar uma estrutura mais horizontal e adequada ao estilo pretendido. Nem sempre baixar um galho com tração resolve esse ponto.
Para melhorar um pouco mais o visual, sugiro que corte o primeiro galho da esquerda, mantendo apenas o da direita. Para isso, esse galho deverá ser reduzido tambem, eliminando o seguimento que sobe, vez que esse está cruzando com outro e não é necessário para a construção aerea. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|