Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2004 11:54 am Assunto: mame de romã |
|
|
esse mame de romã tem um mês de treinamento aproximadamente e transplantei para o vaso ontem e dai resolvi mostrar a vcs.
frente
tras |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 30, 2004 1:24 pm Assunto: |
|
|
André...
Seu trabalho está muito bom. Parabéns!!
Acho que trabalhar um "mame" é muito mais difícil que uma planta de grande porte.
Como sugestão, apenas uma pequena definição no ápice, baixando uma das ponteiras.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Sex Out 01, 2004 6:50 am Assunto: Re: mame de romã |
|
|
andre escreveu: | esse mame de romã tem um mês de treinamento aproximadamente e transplantei para o vaso ontem e dai resolvi mostrar a vcs.
frente
tras |
Qua legal Andre !
Adoro mame e esse ai, pelo tempo record que você fez, está muito bom !
Agora, é só você dar sequência as modelagens e em curto espaço de tempo ele estará bem copado e cheio de frutos, não é mesmo ?
Vou te enviar o adubo hoje mesmo, ok ?
Parabéns !
[]ão
Cláudio C. Ratto |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 02, 2004 8:50 pm Assunto: |
|
|
é ratto ele ja frutifica, então sera facil conseguir isso que vc me disse mesmo estou esperando ele brotar mais para assim definir o apice pois quero decidir pela posição dos novos brotos pois a romãnzeira brota intençamente permitindo assim escolher o que se adapte melhor esteticamente. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Out 08, 2004 8:50 pm Assunto: |
|
|
OLá André, gostei muito também...
Explica para a gente como ele foi produzido...
Semente, poda drástica ???
É a mini romão ou comum?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 08, 2004 10:11 pm Assunto: |
|
|
é mini romã e quando comprei ela ja era assim so que os galhos era todo pra cima e as pontas para o mesmo lado parecia um varrido pelo vento ai so fiz trabalhar ele e colocar em um vaso |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Out 08, 2004 10:26 pm Assunto: |
|
|
Legal andré, mas houve poda radical? _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sáb Out 09, 2004 1:04 am Assunto: Romã |
|
|
André, realmente ficou bonito mas atente para um detalhe, a romã, por razões desconhecidas ( ou características próprias ) perde galhos causando, às vezes, a perda do desenho que fizemos, assim como a sibipiruna; a aroeira pimenteira, que dá cachos de frutos vermelhos muito bonitos mas...
A romã também tem uma característica natural que é a "morte súbita", ela resolve e morre. Indepente do melhor tratamento que dermos a ela.
Não quero estar sendo pessimista, espero que sua árvore permaneça sempre bonita e saudável.
andre escreveu: | é mini romã e quando comprei ela ja era assim so que os galhos era todo pra cima e as pontas para o mesmo lado parecia um varrido pelo vento ai so fiz trabalhar ele e colocar em um vaso |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Out 09, 2004 7:30 am Assunto: |
|
|
Olá a todos ,
Segundo li, e quando (se) encontrar essa informação coloco aqui, a romanzeira quando frutifica na maioria dos casos descarta esses ramos no ano seguinte, agora se a queremos por razões estécticas é tentar evitar que não o faça.
Outra das coisa, é que no inverno na altura da "poda" se deve certificar que ficam os "esporões" dos rebentos do ano anterior, por que são destes que vão ser produzidas as flores.
Um abraço,
Castro |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 14, 2004 8:55 am Assunto: |
|
|
Mario, apesar de todos esses problemas tenho me dado muito bem no cultivo de romãnzeira aqui não sei se pq estou no nordeste(pode ser o clima) e para evitar que elas seque os galhos é so não deixar ela frutificar pois geralmente no ano seguinte da frutificação ela seca os galhos que tiveram muitos frutos, deve ser pelo esforço que ela tem para colocalos e como essa é muito pequena vou evitar que ela frutifique, e ela tbm tem a vantaem de brotar muito no tronco e ter o creescimento rapido assim se eu perder algum galho rapidamente(coisa de 2 meses) eu recupero o formato dela, quanto a morte subita dela, aqui não tive esse problema e nunca vi acontecer, acho que isso acontece ai pela deiferença climatica(acho que elas preferem o clima do nordeste) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Out 14, 2004 9:21 am Assunto: |
|
|
Oi André
Gostei muito desse seu mame!!!
Há alguns anos perdi um pré-bonsai de romã, não sei se foi essa morte súbita que o Mário falou...
Agora deu aquela vontade de começar um trabalho com a espécie... fala pra gente qual o substrato e a adubação que vocë tá usando nela?
um abraço!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 14, 2004 6:44 pm Assunto: |
|
|
Estou usando 1 parte de terra vegetal, 1 parte de areia gossa, uma parte de pó de pedra(granito pra ser mais exato), 1 parte de tijolo triturado.
Todos em partes iguais e todos foram penerados para tirar a parte fina, ficam os grãos com + ou - 2mm. por enquanto eu ainda não estou adubando pois fazer so 2 semanas que transplantei mais na outra que tenho eu reveso entre adudos liquidos (3 tipos que tenho) e adubos organicos (2 tipos que tenho) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Out 15, 2004 8:30 am Assunto: |
|
|
VALEU MAIS UMA VEZ ANDRÉ...
Ainda tö lembrando nas fotos dos mame que vocë mostrou no fórum central
D+ _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 1:12 pm Assunto: |
|
|
com grande alegria partilho com vcs as fotos do evento nordeste de bonsai onde consegui o primeiro lugar na categoria iniciante e vcs podem ver como esta o meu mame hj e ver a continuação de meu trabalho...
Aqui é meu mame no estado atual ao lado da premiação
"a foto não ficou tão boa pois foi tirada de cima e não de frente.
aqui sou eu recebendo o premio |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 9:59 pm Assunto: |
|
|
Parabéns André...
Foi merecido!
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|