FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sol x Chuva
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Augusto Berg

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 7:18 pm    Assunto: Sol x Chuva Responder com citação

ola !

Li já em diversos foruns e revistas sobre pinheiros, ulmeiros, principalmente o primeiro, que necessitam de pleno sol (6 a 8 horas de sol). Porém posso deixar as árvores no tempo pegando sol e chuva sem nenhuma proteção para chuva ? Já vi tambem em várias revistas fotos de grandes mestres que possuem as bancadas com os bonsais expostos diretamente ao tempo sem nenhum telhado ou tela.
Como é o mais indicado ?

Grato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Augusto,

Moro no Nordeste, mais precisamente em Alagoas e minhas plantas ficam expostas ao sol e a chuva durante todo o ano.

Creio que deve levar em consideração duas questões:

1.O substrato deve possuir boa drenagem o que durante as chuvas evitará a saturação do solo;

2.E que o nível de umidade do substrato deve ser mantido constante mesmo quando exposto a longos períodos de sol. Aqui minhas plantas são molhadas 03 vezes ao dia: ás 06:30, às 10:30 e às 13:30.

Sendo assim as plantas estarão sempre em excelentes condições, não esquecendo de manter os bonsais bem adubados e em prefeita sanidade.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Bergson,

pelo que entendi em seu post o amigo não usa sombrite na proteção de suas plantas.Aqui no Sul ocorre muita precipitação de granizo, me ocasionando muitos problemas para cobri-los toda vez que um temporal se aproxima, pois ainda não possuo um viveiro próprio para minhas mudas que estão posicionadas em cinco lugares.Como suas plantas são protegidas no caso de haver quéda de granizo?

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ivanil,

Felizmente em minha região não estamos sujeitos a esta intempérie, a solução realmente é utilizar sombrite (colocaria ainda por cima uma plástico agrícola, creio que é de pvc).

Minhas plantas ficam todas expostas ao tempo sem nenhuma proteção por cima, como mantenho a umidade constante elas não sentem o sol e nem a chuva em demasia.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Augusto Berg

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

ola!

Agradeço as respostas e entendo que o Brasil sendo um país desse tamanho possua regiões com climas tão distintos. Mas para mim está claro.
Aqui em minha cidade também não ocorre chuva de granizo. Esse seria o único motivo de se proteger os bonsais ?

Grato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, eu tb sou de joinville, e a princípio eu deixo minhas plantas no tempo, a não ser quando elas estão se recuperando de transplantes ou coisas assim....
Mas o nosso clima aqui pode ser meio cruel, alternando períodos de mta chuva e de sol escaldante... fique esperto p/no verão regar com bastante frequência, dias com vento então nem se fala, nem precisa do sol p/que o substrato fique totalmente seco...
Aqui realmente não ocorre tanto chuva de granizo, mas acontece de chover bastante e pode ser prejudicial, até agora não me aconteceu nada, mas se eu pudesse dispor de uma estrutura legal p/manter minhas plantas, com certeza já estavam todas lá...
Abraços!

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Bergson,

tenho que construir um vivieiro sem dúvida alguma, com colocação de sombrite numa proporção de 50% o que não irá atrapalhar muito a exposição do sol.A lona plástica uso no inverno para a proteção do forte frio e as constantes geadas com registro até mesmo em 2,5 negativos.

Abraços - Ivanil
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Colégas FrK_leal - Augusto Berg,

só no Paraná registramos várias temperaturas por contar-mos com Palmas a cidade mais fria do Estado e Foz do Iguaçú como uma das mais quentes, existindo no mesmo dia uma diferença de 15 á 20 gráus e minha cidade se encontra á 100 km de Palmas e 400 de Foz, estando sugeito a temperaturas muito variadas na mesma estação.Se a gente sente tudo isso imagine o que as plantas sofrem também.

Abraços - Ivani
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Ivanil, sobre a cidade mais fria do Paraná, é General Carneiro, este ano com 3 dias consecutivos de -5,7°C....como tava frio....
Sobre a cobertura das plantas, também não uso nada por cima.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Junior/pr.

veja só, então vou ter que mudar meu discurso, pois sempre soube ser a cidade de Palmas a mais fria do Estado e isso me foi dito por vários moradores de lá.

Então vamos acertar os relójios vc é o bonsaísta da cidade mais fria do Estado, bom ainda dá tempo de mudar...vem pra cá vc também! Very Happy Very Happy

Te prometi sementes de uma frutífera nativa e a planta já está florida.
Tá lembrado?

Amigo - Abraços

Ivanil
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Pois é amigo, lembro da promessa sim. Quanto a Palmas ser mais fria, é que não era registrado oficialmente as temperaturas da nossa pequena cidade. Agora foi instalada uma estação do INMET em nossa cidade, e com isso temos informações oficiais sobre as temperaturas.
O site para esses dados é
http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php
é só clicar no nome da cidade e depois em dados...
E só para acrescentar, não é só a mais fria do estado, este ano foi a mais fria do país.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Junior,
essas informções são muito interessntes para todos os foristas tomarem conhecimento das diferentes temperaturas registradas num País que muda muito de clima principalmente aqui no Sul.Me recordo do teu Tópico relatando com fotos ,vasos que se partiram em virtude da temperatura registrada no inverno desse ano.

Abraços - Ivanil
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: