FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Assunto polemico= Adubação
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 10:22 am    Assunto: Assunto polemico= Adubação Responder com citação

Meus amigos,

a mais ou menos 15 dias estive com um bonsaista que veio com a seguinte frase:

"Não importa se vc colocar adubo de mais, a planta só come o que ela tem vontade"

Gostaria da opnião dos colegas sobre essa citação

abs e grato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

Para iniciar esta discussão precisamos ponderar no mínimo três aspectos para não incorrer em leviandade, primeiro de que adubo estamos falando, segundo qual a dimensão quando se fala adubo demais, terceiro de que planta e em que estágio de desenvolvimento. Digo isto pois sempre fico com pé atrás quando ouço conselhos do tipo, use metade da dose indicada pelo fabricante. Particularmente sempre fiz o contrário, usando duas e até tres vezes mais que o indicado. Mas para isso sempre observando o estágio de desenvolvimento da planta, o tamanho do vaso e aumentando a dose gradativamente, pois a planta vai se "acostumando", desta maneira nunca tive problemas. Mas para estes casos estou falando particulamente de osmocote e de adubos líquidos como Biofert, para adubos convecionais, os NPK comerciais, usados em agricultura convencional não acredito que seja um procedimento aconselhável, pois vai queimar, isto é fato.
Outro aspecto a ser levado em consideração é a questão que a super adubação, em quantidades abusivas poderá modificar as propriedade do solo , tais como PH, microflora, etc... causando um desequilíbio.
Então, para finalizar minha opinião é que cada caso deve ser analisado isoladamente, não há como generalizar, portando da forma como este bonsaísta te afirmou eu não concordo, da mesma maneira que nunca concordei com esta história de usar metade da dose.
O ideal, é o equilíbrio, pois desta maneira não há nem risco nem desperdício.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Rodrigo!
Com relação a colocação do bonsaista sobre a absorção de
nutrientes creio que foi um equívoco .É verdade que a planta
consome aquilo que necessita ,mas claro que dentro das porções
maximas recomendadas para cada planta/tamanho de vaso.
O excesso e muita frequencia é sabido por todos pode ser fatal concorda /?
Mas veio bem a calhar este seu questionamento sobre adubação.
pois devido a grande variedade de espécies realmente fica bem dificil
estabelecermos uma regra geral.São muitas e divercificadas as receitas
e recomendações que vemos aqui no forum algumas a meu ver ate
temerosas acho que por muitos o que hà é uma insegurança sobre
como proceder.E eu como qualquer outro tambem tenho minhas
duvidas Então adotei o regime da precaução .
Ultilizando sempre terra fertil ,orgânicos como o adubo de gado e troca
de terra mais frequentes e quando tenho a certeza da nessecidade
os NPK porem em doses sempre abaixo da recomendada.
Tem uma frase que diz (Em se tratando de adubação é melhor
pecar por omissão que por excesso.
G abraço.
Pv
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com ambos, porém acho que quando uma pessoa pede conselhos sobre adubação, é pq ela com certeza não tem experiência no assunto, daí a idéia de lhe induzir ou sugerir a meia dose de adubação creio ser correta, mas depois com o andar da carruagem e ver q a coisa funciona de tal maneira a abusar ou não, daí é outro papo, sugerir usar algo a mais pode n ser prudente nas plantas alheias, ainda mais q não foi falado tbm em micro-climas, lugares mais quentes nos quais determinados sais funcionam de forma a mudar mais ou menos o PH do substrato e tem tbm a variável deste substrato, aerado ou não segura mais ou menos o adubo, etc...

O Paulo usa esterco de gado, eu o uso na mamadeira apenas, porém uso o esterco de peru peletizado q compro em agropecuária, cada um tem uma idéia/experiência, mas teve bonsaísta experiente q esses dias falou que não se usa isso pq n se deve pôr M. nos bonsai... Shocked

Com uma coisa todos concordamos, a questão colocada é vaga, temos q direcionar a frase a uma certa planta em um certo lugar, daí sim, opinaremos com mais certeza e não ficaremos rodando em volta de um assunto no qual tem muito a se falar, sobre o q o bonsaísta falou, pode estar correto, se o caso for este, ou não! Confused

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 6:29 pm    Assunto: Re: Assunto polemico= Adubação Responder com citação

rdseg escreveu:
"Não importa se vc colocar adubo de mais, a planta só come o que ela tem vontade"

Bom, quer queiramos quer não, existe alguma verdade nisto, a árvore não se importa que seja generosamente alimentada, a elas não lhes importa a origem desde que os recebam.

Tal como as suas congéneres na natureza alimenta-se sempre que existam nutrientes disponiveis e não de 15 em 15 dias, mensal/semestralmente ou o que quer que seja...de acordo com o seu ciclo vegetativo é um processo continuo que convem, esteja sempre presente, pelo menos na maioria das espécies, salvo aquelas que cumprem os periodos letárgicos.

Agora o "não importa", dependendo do contexto em que foi inserido, é que pode ser preocupante, principalmente quando visto isolado do mesmo...
Por a nossa árvore estar confinada a um vaso "IMPORTA", importa saber como já foi dito, a que adubo se referiria; importa saber "o colocar adubo a mais" teria sido comparando com o quê? etc...etc...

Talvez quisesse dizer "Adubar mais" (mais vezes) em menos quantidades (doses mais diluidas), prolongando assim sua permanência no solo...

Quando se ouve a tão lida recomendação de se colocar "metade do adubo" daquela recomendada pelo fabricante, (pelo menos por cá, é comum) é porque na maioria das vezes, o praticante não faz a menor ideia do que é, como se faz...aliás diga-se de passagem, que se lerem com alguma atenção, ainda hoje muitos dos que por cá andam, mesmo á algum tempo, ainda não fazem a menor ideia... tão pouco sabem a composição dos mesmos, quais os valores daquilo que aplicam e a sua relação directa com a árvore/espécie...utilizam porque assim o leram por aqui, ou porque alguém também o faz, não se interrogando sequer como e porquê.

É sabido que reduzir nas doses, é reduzir na eficácia, mas a medida de precaução que se aconselha...deve-se sobretudo aqueles que usam "Coktails" ou Adubos Quimicos (alguns de força elevada) que sendo de "liberação rápida" facilmente estão disponiveis para serem assimilados, podendo dessa forma incorrer numa "Osmose inversa"....é apenas por isso.
Dependendo do substrato em questão, também este adubo tem mais ou menos probabilidades de ser lexiviado, não o sendo, com certeza que irá a médio prazo influir na alteração do Ph do solo, prejudicando de forma significativa o exemplar

Existia por cá algures um excelente artigo, penso do Caro "Ezequiel", que mostrava um pouco o processo de osmose.

Boa sorte.

Cptos.

Castro

eu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

Oi fui eu que disse que não se deve por M.... nos bonsai e reintero,

o tema adubação requer um preconhecimento muito grande de tantos fatores que seria impossivel ficar-mos aqui digitando isso,

so vou citar um dos fatores muito importantes que ninguem mencionou e é normal, afinal vcs são bonsaistas e não doutores ou mestres em agronomia, pelo menos a maioria não é nem precisa ser para ser um bom bonsaista, este fator é a interação competitiva ou não competitiva que ocorre entre os vários nutrientes, so isso ja pode interferir na frase que foi colocada em questão pelo Rodrigo. No entanto a frase afirma que a planta so absorve oque tem fome isso é parcialmente correto pelo exposto acima, ja que para comer ela precisa ter disponivel e na forma mineralizada, se eu colocar uma cacetada de adubo alem de motivos básicos como a alteração da força osmotica dos solo e com isso maior gasto de energia para tentar combater a osmose reversa que se estabelelcera( o que a gente chama de queimar as raizes)

mas oque ocorre é que muitas vezes bonsaistas experientes fazem afirmações dentro de um contexto, mas estas afirmações quando colocadas de forma isoladas ou em outro contexto podem parecer erradas, talves tenha sido este o caso de quem te disse esta frase,

caso queiram tirar mais alguma dúvida em relação a isso usem o email jpptorquato@yahoo.com.br e se a duvida for mais demorada me ligue 85 99817561. infelizmente nesta área todos os livros de bonsai deixam muito a desejar e ja foram alguns.

Abraços
Pedro Torquato
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: