Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Out 12, 2008 9:25 am Assunto: Myrtaceae: Batinga |
|
|
Ainda não consegui descobrir o nome científico, mas em breve conseguirei.
É uma pequena mirtaceae (família da pitanga), achei queria futuro então adquiri a muda.
Aqui uma foto da planta como chegou em minha casa:
Agora o detalhe do nebari, sentiram a maldade?
E agora, após minha intervenção. Fiz a poda e agora coloquei a planta para descansar, quando estes brotos estiverem desenvolvidos, eu troco ela para um pote com subtrato melhor.
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Out 12, 2008 2:06 pm Assunto: |
|
|
Arzivenka você podou ela tanto que pode mudar agora o substrato. Ela nem sentirá. Aproveita estamos na primavera. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 2:38 pm Assunto: |
|
|
Hmm, é verdade. Essa semana eu troco o substrato, da pra notar que o torrão está bem empedrado né?
acho que da maneira como podei vai ficar um bom bonsai, esse nebari promete não? |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 4:53 pm Assunto: |
|
|
É tem muita argila. Troca logo e ele encherá de brotações. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 10:16 pm Assunto: |
|
|
E voltamos pro problema do substrato. Ainda não consegui achar uma mistura legal, a terra daqui é bastante ácida, vejam a cor vermelha forte dela. Material orgânico eu consigo fácil, pois faço compostagem em casa, agora, a questão séria é a permeabilidade do solo, ainda não consegui um material bom para misturar, tenho usado areia, mas não creio que seja o ideal. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Out 13, 2008 10:07 am Assunto: |
|
|
Arzivenko,
você pode tentar o seguinte:
Citação: | Formulação do substrato:
- 50% de cacos de tijolos moidos cujos grãos estão variando de 3 a 5 mm;
- 25% de areia grossa + pedriscos;
- 25% de matéria orgânica (normalmente húmus de minhocas) .
Preparo do plantio:
O pedrisco mais fino ( de 1 a 2 mm) coloco uma camada no fundo do vaso para drenagem depois utilizo o substrato.
Normalmente lavo as raízes da planta com um jacto forte de água para retirar o substrato anterior. Este procedimento facilita a disposição da planta no vaso, melhora a distribuição das raízes contribuindo para a formação do nebari e renova a disposição de nutrientes para a planta.
É provável que algumas plantas podem não gostar deste substrato o que é normal, mas serão raras e você vai saber quais observando o desenvolvimento delas. Mas com certeza a quase totalidade vai se adaptar bem a ele.
Observações: O Substrato fica com ótima drenagem. Os cacos de tijolos cerâmicos absorvem bem a água proporcionando uma umidade muito boa para a planta e são cheios de arestas cortantes que fazem as raízes se bifurcarem e o húmus oferece a matéria orgânica para nutrir a planta. |
A citação foi retirada deste tópico
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5584 postado pelo Geraldo Inocêncio.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 06, 2008 10:11 am Assunto: |
|
|
aceito sugestões... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 06, 2008 1:09 pm Assunto: |
|
|
O que é isso branco em cima do solo????? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Dez 06, 2008 8:03 pm Assunto: |
|
|
Parece pedrisco muido de dalomita...
Ivanil |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 06, 2008 10:06 pm Assunto: |
|
|
É areia, ta bem difícil conseguir areia grossa por aqui, ja fui em várias lojas de mat. de construçao e nada.. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 06, 2008 10:25 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko...a curiosidade é que só aparece areia sem os outros componentes do substrato.Vc colocou só areia ou usou outros meios para compôr o substrato?
Na falta de pedrisco ou areia gróssa tenho usado pó de pedra peneirada,
de construção. Uso uma peneira ou até mesmo escorredor de macarrão.
Tenho conseguido areia em construções que é peneirada para reboco onde é retirada a mais gróssa que não serve para o serviço e não tenho pago nada.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 8:45 pm Assunto: |
|
|
a areia está misturada com materia orgânica, acontece que apos um tempo começou a lavar.. entao preenchi com areia pura mesmo, mas só na parte superficial..
mas e quanto a planta? algum comentario ou sugestao?
essa semana vou continuar em minha busca pela areia perfeita, hehehhee |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 9:36 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko...ótimo, está muito bem entendido.Acontece que a côr da tua areia é bem diferente da areia comercializada aki.Tenho pedrisco de dalomita e me pareceu ser pó da referida espécie.
Se vc tiver um alicate bola seria interessante retirar aquele caroço de um galho antigo. Quanto a tua árvore agóra não tem o que fazer é só esperar.Aguardo 45-60 dias e inicio a adubação.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 7:11 am Assunto: |
|
|
Não sei te ajudar quanto a especie, mas os brotos tem uma coloração muito bonita... _________________ Jefferson Paulo
Associação Goiana de Bonsai
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 7:42 am Assunto: |
|
|
Atualizando, a batinga está se desenvolvendo muito bem, coloquei a pleno sol e não mostra sinais de stress...
 |
|
|
 |
|