|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Out 13, 2008 6:34 pm Assunto: Germinação Pau-Brasil |
|
|
Ai está, ja da pra notar a radícula branca, saindo da semente, percebem?
agora vejam a quantia de sementes aqui no primeiro pote, todas de Pau-Brasil, e na segunda estão sementes de Paineira, Cipó São-João, Unha-de-gato e outra trepadeira.
 |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Seg Out 13, 2008 7:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzivenko, eu gosto muito de pau-brasil, acho que pelo fato dela ser tão histórica, tanto que em novembro do ano passado resolvi plantar duas sementes, que para meu espanto germinaram em apenas dois dias...mas uma das mudas o danado do meu coelho comeu ... andei lendo algo sobre pau-brasil, onde dizia que o desenvolvimento dele no vaso é muito lento, e realmente é, postarei umas fotos da minha muda que hoje está com 25cm para tu dar uma olhada. Até mais!!!
Foto em 27/07/2008
Foto atual em 13/10/2008
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 13, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Realmente, aqui levou 3 dias pra começar, quero ver quando todas elas estiverem crescendo..  |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Out 13, 2008 10:49 pm Assunto: |
|
|
Amigo Arzivenko
Estou em dúvida...
As sementes de Pau Brasil são vermelhas
É que minha mãe me deu umas sementes vermelhas e disse ser de Pau Brasil.
As suas me parecem marrom.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Seg Out 13, 2008 11:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Rogério, desculpe estar me metendo na conversa mas vou tentar esclarecer sua dúvida.....As sementes de pau-brasil podem variar do verde ao marrom dependendo do seu estado de maturação, e elas estão dentro de uma espécie de vagem cheia de espinhos, essas sementes vermelhas que você tem eu acredito ser do chamado falso pau-brasil ou muirapiranga. Espero ter ajudado qualquer coisa me corrija. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 14, 2008 7:26 am Assunto: |
|
|
De fato, existem várias árvores por ai chamadas de "pau-brasil", outro exemplo é o "pau-ferro". Eu não saberia te dizer se é o verdadeiro, até porque aqui no RS não existia ocorrência natural dela. Mas a matriz fica na frente de onde eu trabalho, mesmo sendo nova (uns 4m de altura), está repleta de vagens. Posso tirar uma foto dela e postar aqui para estimular a discução.. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|