|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Out 15, 2008 12:05 am Assunto: O que fazer para macieira soltar botações laterais |
|
|
Tenho 4 macieiras (uma de cada espécie) e todas tem um crescimento extremamente apical.
Ela quase não tem brotações laterais. Já tentei poda radical e sempre nasce 1 broto novo que se estende "para o alto e avante"... hehehe sem ramificar.
Tem algum truque que ajude a resolver esse problema
Abraços,
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Out 15, 2008 11:01 am Assunto: |
|
|
Rogério,
Em produção de maçãs se usa uma técnica de incisões logo acima das gemas.
Ver matéria que escrevi no link abaixo
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4423
Também pode-se ao invés de fazer poda, que você diz que não está ajudando e sempre sai um broto só, dobrar este galho para baixo, o mais rente possível da última brotação, forçando a brotação das gemas.
Espero que ajude.
Mas tem um detalhe ao qual provavelmente você não poderá se adaptar, em função da região onde mora: a macieira requer frio....
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 16, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Rogério, outro detalhe importante em plantas com desenvolvimento apical muito forte, é o de colocar ela em um lugar mais alto, onde o sol bata tbm no inferior da planta, além é claro de fazer a poda apical correta, para que as estimulações sugeridas pelo Elio dêem certo!
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 16, 2008 10:18 pm Assunto: |
|
|
Amigo Elio Luis Secchi
A tempos atrás eu estava pesquisando na Net informações sobre macieiras e acabei achando seu Post e achei muito interessante... Eu ainda não participava do Fórum + como tinha visto outras informações a respeito resolvi tentar. Não sei se fiz algo errado + não tive êxito.
Acabei deixando elas crescerem e fui podando... Sempre nascia só um broto na extremidade.
A 2 semanas resolvi puxar os todos os galhos para baixo e os prendi com linha.
Quanto ao frio, percebo que as folhas ficam muito facilmente queimadas. Esse é um dos motivos pelo qual ela precisa de temperaturas + baixas, não é?
Espero que a tração dos galhos dê certo. Elas estão muito "peladas".
Abraço e obrigado pela dica,
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 16, 2008 10:25 pm Assunto: |
|
|
Amigo fabianoscosta
Como coloco as minhas plantas em cima de um muro de arrimo que tem no fundo do quintal, elas recebem bastante sol.
Vc fala, também, sobre a poda apical de maneira correta.
Poderia me dar + informações sobre esse tipo de poda Eu ficaria muito grato.
Obrigado pela dica e forte abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Out 16, 2008 10:34 pm Assunto: |
|
|
Rogério, qualquer planta tem seu melhor desempenho se estiver em clima que lhe favoreça. Por exemplo, como eu moro na Serra gaúcha não adianta eu plantar, nem mesmo no chão, plantas como manga, acerola, e tantas outras. Para ter uma idéia, a maciera gosta de estações bem definidas, onde no inverno perde todas as folhas e fica dormente por 3 a 4 meses. Imagine que para uma boa frutificação (falando em escala de produção) ela requer mais de 100 horas com temperatura abaixo de 5 graus centígrados. Isso demonstra o quanto ela "gosta" do frio. Mas nós bonsaístas temos paciência e buscamos formas de melhorar o desempenho das plantas, mesmo em climas menos favoráveis. Estou torcendo para que com estas ou outras técnicas, obtenha êxito.
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Out 17, 2008 10:09 am Assunto: |
|
|
Oi Rogério, como não tenho muita experiência com macieira, apenas uma mallus everest aqui em casa, não sei muito sobre a espécie, mas qdo eu n entendo muito, eu podo sempre a deixar um par de folhas por último, no caso de redução apical ou qquer galho, isso como segurança que a planta entenderá que há algo vivo e não secará o galho inteiro o perdendo.
Sobre baixar os galhos, vc fez corretamente, ela consegue armazenar substâncias que faz com que as gemas em dormência se despertem, diferenciando dos galhos de crescimento que são verticais, entendeu?
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|