|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Augusto_Chiarelli
Registrado: 13/10/08 Idade: 38 Mensagens: 6 Localização: Lajeado-RS
|
Enviada: Sáb Out 18, 2008 3:57 pm Assunto: ligustre novo (ajudem) |
|
|
boa tarde pessoal!
hoje a tarde fui na floricultura com minha mãe pra dar uma olhada em umas flores, e por lá achei um ligustre (deve ser assim q se escreve hehe)
resolvi traze-lo pra casa achando q deve dar um bom bonsai...
olhei algumas fotos de outros tópicos e vi q sai um belo exemplar, porém com algumas dificuldades no cuidado.
preciso da ajuda de voces na escolha do estilo, cuidado, substrato, poda, replantio etc, enfim, tudo! hehe
vou anexar aí algumas fotos que tirei agora mesmo dele
http://www.imagebam.com/image/923d7216125296
http://www.imagebam.com/image/eb92e516125297
http://www.imagebam.com/image/3e149216125298
http://www.imagebam.com/image/95d3d716125299
como podem ver, ele é bem novo mesmo, por isso tenho medo de fazer qualquer coisa drástica, por inexperiencia tbm
ah de acordo tbm com outros tópicos, pude ver q ele tem MUITA raíz nossa! =P
ps. tentei por as imagens no estilo [img] e n deu certo....por isso tá editado só os links valeu!
então...
espero q me ajudem né...já q SOU PRINCIPIANTE!
agradecido desde já! =) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Out 18, 2008 11:17 pm Assunto: |
|
|
Amigo
O nome dela é Ligustrum sinensis 'Variegata'.
Os que tenho aqui aceitam muito bem as podas drásticas e emitem novos brotos rapidamente.
É uma planta muito boa para se trabalhar, principalmente para iniciantes.
Se fosse minha eu partiria para uma poda + drástica.
Usando a 1ª foto como base eu cortaria todos galhos de cima na altura de 4 dedos e esperaria as brotações para trabalhar um Hokidachi.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Augusto_Chiarelli
|
Enviada: Dom Out 19, 2008 6:38 pm Assunto: hm |
|
|
obrigado pela sugestão rogério...
mas para o hokidashi tenho q fazer um corte reto ou diagnal?
tenho q passar cicatrizante no corte? (ouvi falar q pode ser pasta de dete, n sei)
tenho q trocar o substrato? já q está "original" ainda...tá como qdo comprei na floricultura....e quanto as raízes? preciso dar uma poda?
obrigado |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 12:39 am Assunto: |
|
|
Amigo Augusto_Chiarelli
Para Hokidachi, todos os galhos se iniciam a partir de um tronco vertical sendo subdivididos até seus pontos extremos.
A forma correta de se cortar um galho e em diagonal, pois se ficar horizontal pode acumular água e apodrecer parte do galho.
Sicatrizante ó para cortes com grossura maiores que de um cigarro. O bom é um cicatrizante próprio + já usei a pasta de dentes e não aconteceu nada com a planta.
O transplante pode ser feito se a terra estiver muito compacta ou argilosa.
Substrato bom para ela : 30% areia grossa, 30% caco de telhas o de tijolo baiano e 40% substrato para mudas (encontra-se fácil em agropecuárias).
Se fizer o transplante é bom acertar as raízes.
Tire ela do vaso e com um palito de bambú para churrasco vá furando a terra, começando das extremidades para vc pode ir separando as raizes.
Não tire toda terra. Diminua a terra na metade do raio que estava e na parte de baixo tire metade da massa de terra e raíses.
Dê preferência para cortar as raizes grossas deixando as finas.
Corte as raizes que ficaram em volta e em baixo + não esqueça de deixar boa quantidade de raízes finas.
É bom colocar ela em um escorredor desses de macarrão.
Quando ver que já tem raízes saindo por baixo ou pelos lados pode colocar em uma bacia (a mamadeira) com 30% areia grossa, 30% caco de telhas o de tijolo baiano e 20% humus de minhoca, 10% torta de mamona e 10% farinha de osso.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Augusto_Chiarelli
|
Enviada: Seg Out 20, 2008 11:02 am Assunto: nussa |
|
|
nussa quanta coisa hehehe
acho q entendi tudo
vou ver como me saio nessa então...
assim q tiver fotos, posto no fórum e tu pode me avaliar a planta melhor então...
obrigadão ae
abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|