FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Out 23, 2008 8:21 am Assunto: Trabalho com Ulmus - Descoberta de doença |
|
|
Postei esse tópico no forum da niponbonsai a algumas semanas, é um trabalho interessante p/compratilhar...
Como isso foi tudo feito a quase um mês, eu não sei com ela está atualmente... Esse sábado eu vou até lá, e vou ver como vão as coisas..
Citação: | Gente, esse foi um trabalho que eu e o Tomio fizemos num Ulmus e que é legal compartilhar com vocês.
Essa é a planta antes de começarmos a mexer, ao início, foi feita uma breve avaliação da estrutura que a planta oferecia e a seleção do caminha a ser tomado...
Depois de avaliar as opções, foi escolhido trabalhar com esse galho, que oferecia um bom movimento (marcado em vermelho)
A frente escolhida tinha certas falhas na base, a solução que encontramos foi o enxerto de raízes, para isso tinhamos duas opções, trabalhar com estacas enraizadas ou partir p/auto-enxerto, usando raízes da própria planta...
Antes de começar esse trabalho, vamos fazer a troca de terra seleção e raízes...
É importante que se faça corretamente a poda das raizes mais grossas p/que facilite a cicatrização.
Essa raiz cruzada é podada, pois não acrescenta em nada o nosso projeto.
Aqui, onde queremos fazer os enxertos, podemos trabalhar com o auto-exento, usando raízes da própria planta.
Agora começa o problema, ao trabalhar com a planta vimos que a mesma estava doente, co tracnose, causada por um fungo, resultado do excesso de umidade.
As manchas escuras são um dos sintomas.
Junto às manchas, podemos ver o amarelamento das folhas e escurecimento dos galhos e brotos.
Manchas pretas (partes mortas) na madeira tb são sintomas da doença
Na verdade não devemos realizar procedimentos complexos em plantas doentes, mas já que estavamos aqui, resolvemos continuar p/pelo menos mostrar oq faríamos...
Na limpeza das raízes, encontramos muitas raízes mortas ou comprometidas, assim como bolos de raízes muito emaranhadas, o q tb não é bom...
Depois de limpas as raízes, eis oq sobrou...
Sobraram poucas raízes, mas como vamos podar a massa verde tb, o impacto poderia ser pior.
Aqui tb começamos a poda dos galhos.
Feito isso, hora de fazer os enxertos e plantar, mas ao fazer o primeiro corte, a surpresa desagradável...a parte onde queríamos enxertar as raízes está comprometida pela doença e a casca e parte da madeira, morta... por hora deixamos assim..
Nos resta fazer o replante e torcer para que a planta se recupere...
Usamos o palitinho p/acomodar a terra entre as raízes...
Cobrimos os cortes com pasta cicatrizante.
E o resultado final
Agora planta deve ser isolada e tratada com fungicida enquanto se recupera, as ferramentas utilizadas devem ser esterilizadas e os galhos, folhas e raízes devem ser queimados para evitar que o fungo se espalhe. Como já comentei, o fungo é causado essencialmente pelo excesso de umidade e é uma das doenças que acomete com facilidade o ulmus.
Espero que gostem...a prognóstico da planta não é dos melhores, mas caso ela se recupere eu continuo a mostrar p/vcs o desenvolvimento dela... |
_________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Out 24, 2008 1:24 pm Assunto: |
|
|
Galera, como prometido, novidades quanto à evolução da planta..
Infelizmente eu não tenho fotos dela mas ela está com vários brotos pelo tronco...
Agora é deixar ela brotar a vontade e se recuperar...depois de um tempo vamos passar p/fase de escolha dos galhos, etc...
Vou mantendo vocês a par dos trabalhos... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|