Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Albanus de Sou
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 12:00 am Assunto: Meu Ulmus |
|
|
meu Ulmus com 7 anos... (pré-bonsai)
me ajudem a projetar o estilo dela... e eu tmbm quero faze-la crescer... axo q vou por no escorredor/mamadeira...
 |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 28, 2008 12:04 am Assunto: |
|
|
Eu aproveitaria as raizes enormnes e plantava amarrado a uma pedra.
Ou faria um alporque acima da bifurcação das raizes pra formar um nebari em harmonia com o formato da árvore.
Acho que agora é mesmo hora de deixá-lo crescer. plantando num escorredor e futuramente mamadeira. tudo isso junto com uma das 2 opções para a raiz.
e, principalmente, tira essa pedra dai. nada a ver com a planta _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Anderson Albanus de Sou
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 12:32 am Assunto: |
|
|
Desenhei um projeto agora... oq vcs acham?
 |
|
|
 |
Anderson Albanus de Sou
|
Enviada: Qui Out 30, 2008 1:47 am Assunto: |
|
|
oque vocês acharam do meu desenho? é possivel? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 30, 2008 11:13 pm Assunto: |
|
|
Anderson eu acho que é possível, mas você deveria tirar ele desse vaso e passar para um escorredor, vaso maior ou plantar no chão mesmo para que ele se desenvolva de maneira mais adequada para formar o seu projeto, ai você arama para que ele fique com a estrutura que você quer e deixe-o crescer com um galho de sacrifício.
Abraço! |
|
|
 |
Anderson Albanus de Sou
|
Enviada: Qui Out 30, 2008 11:25 pm Assunto: |
|
|
Citação: | marco_avelar
MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 11:13 pm Assunto:
Anderson eu acho que é possível, mas você deveria tirar ele desse vaso e passar para um escorredor, vaso maior ou plantar no chão mesmo para que ele se desenvolva de maneira mais adequada para formar o seu projeto, ai você arama para que ele fique com a estrutura que você quer e deixe-o crescer com um galho de sacrifício.
Abraço! |
Sim... eu pretendo por ele no escorredor e em seguida na bacia...
Oque você quer dizer com "galho de sacrifício"? seria uma poda mais radical? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 31, 2008 12:40 am Assunto: |
|
|
Anderson o galho de sacrifício é um galho que crescerá livremente para que o tronco fique mais grosso. Quando a planta estiver com o formato do seu projeto você deve escolher um dos galhos que pode ser a continuação do tronco ou algum outro próximo do ápice e deixar ele crescer livremente até que o tronco fique na grossura que você deseja. Ai sim você fará uma poda drástica para eliminar esse galho. Pelo que eu sei o ulmus cresce muito rápido em comparação a outras plantas e com espaço para ele crescer você terá um bonsai de primeira em alguns anos. |
|
|
 |
Anderson Albanus de Sou
|
Enviada: Sex Out 31, 2008 12:43 am Assunto: |
|
|
nossa! obrigado pela info!
e onde eu devo podar ppara crescer o galho de sacrifício?
e como eu faço pra fazer as raizes abraçarem a pedra? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 31, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Andreson nesse link http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10260 tem um tópico em que está sendo discutido a raiz na pedra.
O galho de sacrifício não é um galho que você vai podar, mas, sim, um galho que você vai escolher para deixar crescer sem nenhuma poda durante alguns anos e depois quando o tronco estiver do jeito que você quer ele é retirado. O ideal é que você escolha um galho no ápice ou um pouco abaixo do ápice e de preferência que fique na parte de traz do bonsai para que a cicatriz não fique exposta. Depois se você quiser que o tronco fique com maior conicidade, ou seja, que a parte de baixo fique mais grossa que a do alto você deixa outro galho de sacrifício só que mais baixo. Aliás, é o que se procura fazer, não apenas ter um tronco grosso, mas que seja mais grosso em baixo e vá afinado até o ápice.
Nesse link tem um bom exemplo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7722 .
O bonsaista deixou a planta crescer até 1,20 metros e depois podou os galhos de sacrifício até ela ficar com 29cm e um tronco muito bonito! Nesse caso foram usados vários galhos de sacrifício, incluindo os galhos de sacrifício que fizeram os galhos do futuro bonsai ficarem em uma grossura adequada à planta. |
|
|
 |
|