|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Seg Out 27, 2008 12:49 pm Assunto: Projeto feito por Alexandre |
|
|
Caros Amigos,
Alexandre,
Este é um projeto que vc fez pra mim.
Estou tentando realiza-lo mas tá dificil, estou enviando fotos para que me corrijam, aceito todas as critica e se necessário faço tudo outra vez.
Preferi usar tração porque ainda tenho dificuldade para aramar.
Este é o projeto.
Esta era a planta hoje
A planta depois do meu serviço.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Out 27, 2008 8:13 pm Assunto: |
|
|
Miriam,
ficou muito legal e ela brotou vigorosamente! Minha sugestão, ñ sei se seria viável! Mas acho que seria mais interessante se tivesse aramado os galhos, pois poderia dar mais movimentos aos mesmos! Vai ficar um lindo bonsai e em pouco tempo!. Depois que definir os galhos, acho que com desfolhas ela vai encorpar rapidinho.
Um abraço. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 12:30 am Assunto: |
|
|
Miriam,
também concordo que o movimento nos galhos deveria ter sido dado via aramação...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 7:08 am Assunto: |
|
|
Edson e Willian
Primeiro obrigada por terem respondido meu tópico.
Como disse, tenho certa dificuldade para aramar uma planta, mas vou tentar, talvez do jeito que está toda tracionada fique mais facil.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 10:54 am Assunto: |
|
|
Mirian,
Também tenho dificuldades em aramar! Sempre quebro um galho. Deixe um dia sem regar para os galhos ficarem moles. Só aprenderemos se tentarmos! Você tem que aproveitar enquanto eles estão novos e finos. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 6:10 pm Assunto: |
|
|
Mirian,
para mim o precesso de aramação é uma das coisas mais prazerosas do bonsai: colocar os arames, ir dando forma e posicionamento aos galhos. Então se você não está usando esta técnica está perdendo algo de muito bom desta arte.
Para saber, só fazendo. E para aprender temos que treinar.
Se tens medo de machucar ou quebrar os galhos de sua planta, pegue um galho qualquer de árvore, galhos podados de suas plantas, enfim, qualquer ramo, finque num vaso com areia para fixar, pegue arames e treine. Quando aramou tudo, vá modelando, fazendo de conta que está fazendo bonsai. Quando terminou, retire os arames para não jogar fora com o galho. Se os arames forem finos e tens como endereitar, já que é só para treino, pode voltar a utilizá-los (para bonsai é desaconselhável reutilizar os arames).
Assim em pouco tempo você perderá o medo de quebrar galhos, vai começar a ter sensibilidade de até onde os galhos aceitam dobrar, vai ter a sensibilidade de quanto os arames ficam firmes ou soltos, vai começar a ver qual a grossura ideal de arame para cada galho, enfim vai se tornar uma aramadora profissional!!!!!
Espero ter ajudado
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Out 28, 2008 9:18 pm Assunto: |
|
|
Oi Mirian
Legal ver esta planta novamente!!!
Bom, os amigos acima já descreveram o que realmente pode estar faltando para seguir nos trabalhos: Aramagem.
Os galhos também estão muito compridos e devem ser reduzidos, aquela velha dica do deixar crescer e cortar, deixar crescer e cortar... assim vão se formando os galhos secundários e terciários sem perder a folhagem próxima ao tronco
Outro dia ví umas boas matérias sobre técnicas avançadas no site na Nipon Bonsai, que serão proveitosas  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 29, 2008 8:20 am Assunto: |
|
|
Alexandre e Elio Luis,
Obrigada pelas orientações e pela atenção.
Vou procura me aperfeiçoar, um dia eu viro um bonsaista.
Abraços
Buda |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|